Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como aproveitar melhor as aulas online na quarentena

Mariana Lima

O distanciamento social da quarentena transformou os seus cursos em aulas online? Ou ainda, você está aproveitando o momento para estudar outros assuntos durante a quarentena? É preciso ter foco para não se distrair e correr o risco de deixar de aprender.

Por isso, separamos algumas dicas especiais para te ajudar a se concentrar melhor e aproveitar o máximo das aulas online e estudar em casa de forma eficiente. Vem conferir!

5 dicas para você aproveitar melhor as aulas pela internet

1. A escolha do ambiente

Assim como na sala de aula, você precisa ter um ambiente tranquilo e silencioso para poder aprender melhor.

Por isso, escolha na sua casa um cômodo claro, silencioso e com o fundo neutro. Isso evitará distração tanto para você quanto para os seus colegas e professores.

2. Use fones de ouvido e cuidado com o microfone

Para melhorar a concentração, o foco e a compreensão das informações da aula, prefira usar fones de ouvidos ao invés do áudio direto do computador ou celular.

Se a aula for naquele momento, evite deixar o microfone ligado. Fazer isso diminuirá não só os ruídos do ambiente, mas também vai ajudar a melhorar a sua concentração e a dos colegas.

3. Baixe o app de streaming que vai ser usado durante a aula

A aula vai ser pelo Zoom, Hangouts ou Skype? Baixe o programa ou o app no seu computador e celular.

Apesar de muitas vezes os dispositivos de videochamadas terem versões para participar da reunião direto do navegador, ter o app ou programa instalado pode ajudar a diminuir as chances de instabilidades na conexão.

4. Aproveite as outras ferramentas

Aulas online costumam ter fóruns de discussão ou grupos no WhatsApp. Aproveite esse espaço para fazer trocas de estudos complementares ou de comentários sobre os assuntos debatidos na aula.

É possível ainda, completar os estudos vendo vídeos na internet e participando de discussões especializadas no tema em grupos no Facebook e LinkedIn. Aproveite para montar um cronograma de estudos!

5. Não tenha vergonha de perguntar

Ficou com uma dúvida? Não guarde ela, compartilhe com o professor e com os colegas.

O espaço para tirar dúvidas fica a critério do professor. Pode ser durante ou no final da aula, por meio do microfone ou texto no chat. O importante é não terminar a aula sem entender o assunto direito.

 

Gostou das dicas? Conta pra gente o que você faz para aprender mais com as aulas online.

Leia mais:

+ 7 dicas de como aumentar a velocidade da internet em casa

+ Zoom fatigue: o que é e 6 dicas para evitar a exaustão mental

+ Audiobooks: o que são e dicas de aplicativos

Comentários