Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Título de capitalização o que é e como funciona?

Mariana Lima

Quem tem conta corrente em banco tradicional já teve ter ouvido sobre títulos de capitalização.

“Olha só essa oferta in-crí-vel de investimento disponível para você!” o gerente do seu banco já deve ter falado isso. Mas o que significa? É uma boa opção ou uma verdadeira roubada?

Primeiro de tudo, não vamos culpar o gerente do banco, tá? Muito provavelmente ele está só tentando cumprir uma meta e está sendo obrigado a te dizer que esse é um bom negócio.

Mas para você tirar as suas próprias conclusões, vamos te explicar melhor o que é um título de capitalização, os tipos de títulos e as vantagens e desvantagens de ter um 😉

O que é um título de capitalização?

Esse tipo de produto é regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), um órgão ligado ao Ministério da Fazenda. E os bancos tradicionais são os que mais vendem esse tipo de produto.

Quando você contrata um título de capitalização, você autoriza o banco a sacar um valor da sua conta e colocar em um fundo para você por um determinado período. Esses saques podem ser mensais, de tempos em tempos ou só de uma vez, depende do contrato que você assina.

Durante o período de vigência do título de capitalização, o banco te oferece a possibilidade de ser sorteado e receber prêmios, que mudam de banco para banco.

Depois que o período vence, você pode sacar o valor que depositou no fundo.

Quais são os tipos de títulos de capitalização?

Há quatro principais tipos de títulos de capitalização que são comercializados no Brasil: o tradicional, o popular, compra programa e o de incentivo. Vejamos:

Tradicional

Assim como o nome já indica, esse é o tipo mais comum oferecidos pelas agências bancárias.

O principal incentivo de contratar esse tipo de fundo é ensinar as pessoas a criar o hábito de poupar dinheiro.

Nesse caso, se você for até o final do período do título e pagar todas as parcelas, consegue retirar o valor total que depositou nos meses vigentes. Mas se precisar do dinheiro antes, terá que pagar uma taxa e perderá dinheiro.

Popular

O tipo popular atrai muitas pessoas que gostam de contar com a sorte porque é o que mais oferece sorteios, principalmente de dinheiro.

O lado negativo dessa modalidade é que você não saca o valor integral do título depois que acabar o período de vigência. Isso porque parte do dinheiro que você deposita é usado justamente para compor os prêmios dos sorteios.

Compra programada

Essa modalidade é parecida com um consórcio. No momento que você contrata, escolhe o quantos reais quer receber e o final de prazo de vigência.

Incentivo

É um tipo de capitalização voltado para empresas. Nesse caso, o objetivo é fidelizar clientes ou para motivar seus funcionários.

Essa modalidade ainda tem sorteios de prêmios para quem paga as cotas em dia.

Vale a pena contratar um título de capitalização?

Os títulos de capitalização possuem algumas desvantagens.

Esse tipo de aplicação não é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), como acontece com aplicações de renda fixa. Isso quer dizer que, se o banco quebrar, você pode ficar sem dinheiro.

Os títulos de capitalização também não têm liquidez, o que significa que você dificilmente conseguirá vender para outra pessoa e só verá o dinheiro de volta quando o período terminar.

Além disso, o rendimento é muito baixo. Além de render menos que a poupança, parte dos valores costumam ser usados para criar os prêmios – que você pode ganhar ou não 🤔

Quais opções são melhores pra fazer o dinheiro render?

Dá para cuidar bem do dinheiro de verdade sem precisar comprar título de capitalização.

Se a sua vontade é criar o hábito de guardar dinheiro, que tal encarar um desafio de você com você mesmo? Sem precisar que um banco te diga o que fazer ou que fique com o seu dinheiro?

Separamos uma lista com alguns desafios que podem te ajudar a criar esse hábito. E sugerimos que você dê uma olhada no Desafio das 52 Semanas, uma forma de poupar dinheiro começando a guardar apenas R$ 1 por semana!

COMEÇAR DESAFIO DAS 52 SEMANAS

Você também pode investir com segurança por meio de renda fixa. Dá para sacar quando quiser e o rendimento é diário, maior do que a poupança. Veja aqui alguns tipos de investimento e comece já a fazer o seu dinheiro render de verdade 😉

 

Curtiu saber mais sobre títulos de capitalização? Conta pra gente nos comentários!

Leia mais:

+ Aplicação em CDB da Neon: como funciona e como investir

+ Vale a pena investir em ouro em pleno século XXI?

+ O que é consórcio, como funciona e como fazer um

Comentários