Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Teste do marshmallow e finanças: qual a relação?

Isabella Paschuini

Atualizado em 30 de setembro de 2021

Você já viu um vídeo com umas crianças fofas que tentam a todo custo resistir a um delicioso marshmallow? 

O teste do marshmallow é um experimento de psicologia que ficou famoso por ilustrar como pode ser difícil renunciar a um prazer agora em troca de uma recompensa maior no futuro. 

Mas o que isso tem a ver com você, seus planos, seu sucesso com as finanças, na carreira ou nos negócios? Absolutamente tudo! 

Neste artigo você vai entender como esse teste prova que a capacidade de autocontrole pode influenciar suas conquistas na vida. 

Continue lendo!

O que é o teste do marshmallow? 

O teste do marshmallow é o nome pelo qual ficaram conhecidos uma série de experimentos realizados com crianças a partir dos anos 1960 na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Quem teve essa ideia foi um psicólogo chamado Walter Mischel.

Inclusive, ele escreveu um livro sobre o teste do marshmallow e explica como funciona a força de vontade, assim como mecanismos mentais que podem ajudar no dia a dia de uma pessoa, das decisões mais simples às mais complexas.

capa do livro sobre teste do marshmallow

 

Esses experimentos tinham o objetivo de medir o autocontrole em crianças, ou seja, a capacidade de controlar as emoções e os desejos de agora em prol de um objetivo futuro.

A mecânica do teste era bem simples: levavam uma criança para uma sala e deixavam um doce delicioso em uma mesa na sua frente.

Apesar de o marshmallow ter levado a fama, eles testaram também com chocolates, cookies, biscoitos, sorvetes, balas, enfim. A criança escolhia o seu doce preferido. 

Então, um pesquisador orientava a criança e dizia que, se ela esperasse por um tempo sozinha na sala sem comer o doce, depois ela receberia dois doces! 

Porém, caso ela comesse o doce ou pedisse para sair da sala antes da hora, não ganharia a recompensa extra. Parece até castigo, mas não é: trata-se apenas de experimento psicológico mesmo.

E aí aconteceu de tudo. Algumas crianças conseguiam se controlar para não comer, enquanto outras mal esperavam o pesquisador sair da sala e já atacavam o doce.

Outras ainda tentavam dar um jeito de aproveitar um pouquinho sem serem pegas, por exemplo, dando uma mordiscada ou lambida no doce e depois disfarçando as provas do crime para o pesquisador não perceber! Espertinhas, né?

O vídeo abaixo mostra a reação das crianças que participaram de um novo teste feito mais recentemente.

Autocontrole e o teste do marshmallow

Um dos aspectos mais interessantes dos experimentos de Mischel é que o teste não parou por aí. O psicólogo e sua equipe acompanharam as crianças ao longo de décadas para ver como a vida delas estava indo em diversos aspectos. Sabe o que eles descobriram? 

Que as crianças que tinham mais força de vontade para esperar e resistir à tentação do marshmallow eram as que mais obtinham sucesso no futuro.

Elas tinham notas maiores nos índices de aptidão escolar e uma autoestima maior do que as demais. Também eram mais saudáveis, conseguiam perseguir seus objetivos e enfrentavam momentos de frustração e estresse com mais resiliência. 

Mas isso significa que quem não resistiu ao marshmallow não tinha as mesmas chances de ter uma vida satisfatória? De jeito nenhum!

É possível desenvolver o autocontrole e força de vontade? 

Com certeza. Após uma vida inteira estudando o autocontrole, Mischel chegou à conclusão de que a capacidade de adiar um prazer imediato em nome de benefícios futuros é sim algo adquirível. Ou seja: a força de vontade é algo que pode ser cultivado! 

“Embora não garanta o sucesso e um futuro cor-de-rosa, o autocontrole melhora muito as chances de êxito nos ajudando a fazer escolhas difíceis e a sustentar o esforço necessário para alcançar os objetivos.”, escreve o psicólogo no livro “O teste do marshmallow: por que a força de vontade é a chave do sucesso”. 

Mas não é só ter habilidade de resistir à satisfação imediata que conta.  

“A eficácia do processo depende não só das habilidades, mas também da internalização dos objetivos e valores que norteiam a jornada, assim como de motivações bastante fortes para superar os obstáculos ao longo do caminho.”, explica o autor em sua publicação.

Dinheiro tem tudo a ver com autocontrole

Já reparou que essa conversa sobre força de vontade está diretamente relacionada à forma como você cuida do seu dinheiro? Isso é inteligência emocional nas finanças.

Seja para fazer o seu salário render ou até mesmo administrar bem o seu negócio, todo mundo precisa de muito autocontrole e força de vontade para pensar no futuro e não gastar tudo hoje. 

Não é fácil, mas você tem esse poder e a Neon está aqui para te ajudar a construir um futuro brilhante.

Selecionamos alguns artigos que poderão te interessar:

 

Marshmallow é um doce bem gringo, né? Mas, se você se esforçar, não tem brigadeiro, paçoca nem cocada que vão te tirar do seu caminho de sucesso! 

Conta para a gente nos comentários se você já conhecia o teste do marshmallow.

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários