Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Você sabe quais são todas as taxas de cartão de crédito que você paga?

Ana Gabriela Graças

As taxas de cartão de crédito podem até passar despercebidas, mas todos os meses elas estão presentes no seu orçamento comprometendo uma parte do seu dinheiro.

Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz, 96% dos entrevistados que usam cartão de crédito não sabem quais são as taxas que pagam mensalmente pelo serviço.

Esse número é muito preocupante, pois evidencia como muitas pessoas não têm conhecimento sobre todas as taxas e juros do cartão de crédito, não sabem o que é o rotativo do cartão (nem seu risco) e pagam tarifas altas por serviços que são gratuitos em outras instituições financeiras.

Vem com a gente que vamos te explicar como sair dessa cilada!

Quais são as taxas e juros do cartão de crédito?

Existem duas cobranças distintas feitas em relação ao cartão de crédito: taxas básicas e juros. Vamos mostrar as diferenças entre elas a seguir.

Taxas de cartão de crédito

Anuidade

Anuidade é a taxa de manutenção do cartão. Ela contempla um período de 12 meses e pode ser cobrada uma só vez ou ser parcelada. A anuidade varia de banco para banco e de acordo com algumas especificidades de cada modelo de cartão, como benefícios, programa de pontos e renda mínima.

Saques com cartão de crédito

É possível sacar dinheiro com cartão, porém, lembre-se que você estará sacando um valor que você não tem em conta, então os bancos consideram isso como um “empréstimo” e taxas são cobradas por essa movimentação, como juros e IOF.

Solicitação de segunda via

Em caso de perda, roubo ou furto, é preciso pagar uma taxa para a emissão da segunda via do cartão.

Aumento emergencial do limite do cartão

Normalmente essa tarifa é cobrada quando você faz uma compra que ultrapassa o seu limite de crédito disponível. Automaticamente é feita uma avaliação emergencial e os bancos cobram uma taxa por isso também.

Pagamento de contas usando o cartão de crédito

Sim, é possível pagar a conta de luz, água e boletos usando o cartão de crédito, porém será cobrada uma taxa adicional por isso, já que o dinheiro não sairá diretamente da sua conta, mas sim do seu crédito.

Juros do rotativo do cartão de crédito

Além das taxas mostradas acima, há também os juros rotativos do cartão — e esses precisam de ainda mais atenção, pois podem virar uma bola de neve.

Como funciona o rotativo do cartão de crédito?

Pagamento mínimo da fatura

Quando você recebe sua fatura, há uma opção de pagar apenas o valor mínimo dela até a data de vencimento. Porém, o valor restante cai no chamado (e temido) crédito rotativo. O problema é que essa é uma das taxas de crédito mais caras do mercado.

Segundos dados do Banco Central, em setembro de 2020 a média da taxa do rotativo regular, que é justamente quando a pessoa paga pelo menos o valor mínimo da fatura, chegou a 270,3% ao ano.

Isso significa que o valor que não foi pago será cobrado novamente no mês seguinte com os juros altíssimos do rotativo e é aí que está o perigo.

Parcelamento de fatura

Caso não seja possível pagar o valor total da fatura do cartão, também é possível que ela seja parcelada. Quando isso acontece, é cobrado IOF e também taxa de atraso (porém, se o valor mínimo da fatura tiver sido pago essa taxa não é cobrada).

Em ambos os casos há o risco de a situação das suas finanças sair do controle. É por isso que hoje não é mais permitido que uma pessoa fique mais de 30 dias usando o crédito rotativo. Após esse período, as instituições bancárias são obrigadas a entrar em contato com o cliente oferendo opções com taxas mais vantajosas. 

Que tal recorrer a uma conta sem anuidade?

A Neon não cobra pela emissão do cartão de crédito e também não tem anuidade!

Além disso, as taxas cobradas pelos bancos muitas vezes podem ser altas, mas a Neon não tem tarifa para abertura da conta digital, nem de sua manutenção e encerramento.

A gente também não cobra pelas transferências bancárias entre contas Neon e nem para outros bancos, os depósitos via boleto são isentos de tarifas e você também pode fazer um saque por mês no Banco24Horas sem pagar nada por isso.

E se você for Neon+ você tem direito a mais três saques! Para se tornar Neon+ basta fazer 10 compras ou mais dentro de 30 dias para ganhar os saques adicionais.

Aqui você confere todas as informações sobre o Neon+ e como ativá-lo!

No caso da cobrança de juros por atraso, todas as regras das operações financeiras no Brasil são reguladas pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN). Isso significa que, assim como em qualquer outra instituição financeira, caso seja preciso pagar o mínimo ou parcelar a fatura, serão cobrados juros por isso — nós não temos controle sobre isso.

Então, é importante manter suas finanças em dia e usar seu crédito de forma consciente, e a Neon te ajuda nisso também! Usando o app você tem acesso ao seu saldo inteligente, uma funcionalidade de categoriza todas as compras e pagamentos feitos na sua conta para que você se organize melhor.

E, caso você queira comprar pela internet, você sabia que clientes Neon não precisam de cartão de crédito para fazer isso? Todo mundo que tem conta digital online na Neon consegue fazer compras online com o cartão virtual.

Mesmo que na hora do pagamento apareça apenas a opção “cartão de crédito”, é possível usar o nosso cartão virtual para finalizar a transação, mesmo que você ainda não tenha o cartão de crédito habilitado.

Mas atenção: as compras do cartão virtual funcionam como um débito. Isso significa que o valor é descontado na hora da compra e não pode ser parcelado, por isso é preciso ter saldo na conta, combinado?

Gostou? Você pode fazer a abertura da conta pela internet agora mesmo e ter acesso a todos os benefícios da Neon. ABRIR CONTA NEON

Agora que você já sabe quais são as taxas de cartão de crédito que você paga e como abrir uma conta sem tarifa, conta para a gente nos comentários como você reorganizará suas finanças.

 

Leia também:

+ Está difícil controlar a fatura do cartão de crédito? Veja 8 dicas da Neon

+ Planejamento financeiro: 6 sinais de que você está fazendo errado

+ Cartão Virtual Neon: como fazer compras online no crédito e débito?

Comentários