Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Planejamento financeiro: 6 sinais de que você está fazendo errado

Mariana Lima

Você fez tudo direitinho: anotou os seus gastos, priorizou o pagamento de contas, pagou o cartão de crédito.... Mas ainda assim faltou dinheiro no fim do mês ou não deu para quitar todas as contas?

Para ter uma vida planejada financeiramente é preciso testar formas de cuidar bem do seu dinheiro. Há pessoas que preferem fazer isso investindo poucos minutos durante a semana e outras que precisam de mais dedicação. Não há um modelo perfeito, é preciso adaptar!

Independente do jeito que você queira seguir, há alguns sinais que mostram se o seu planejamento financeiro está funcionando ou não.

Caso você se identifique com alguns desses sinais, nada de deixar de lado a ideia de cuidar bem do seu dinheiro, viu? Teste outras formas e modelos até encontrar o perfeito pra você 😉

6 sinais de que o seu planejamento financeiro não está dando certo

As planilhas estão desatualizadas

Você fez a sua própria planilha de gastos ou baixou o modelo gratuito que fizemos para os nossos leitores do blog, mas esquece de anotar tudo o que pagou?

Para o seu planejamento financeiro dar certo, esse passo precisa funcionar direitinho e sem erros!

Determine um horário no dia para fazer os novos lançamentos na planilha. Pode ser um pouco antes de dormir ou no início da manhã do dia anterior. Mas todos os gastos precisam ser anotados. Desde a compra de um chiclete até o pagamento do aluguel.

Caso você tenha dificuldades para fazer isso, sugerimos que use o saldo inteligente do app. Clientes Neon conseguem fazer o acompanhamento de seus pagamentos direto do app, em tempo real, e ainda separados por categorias, de forma gratuita.

Ainda não é cliente Neon e quer começar a cuidar bem do seu dinheiro? Abre uma conta agora! É de graça, sem burocracia nem consulta no Serasa e não cobramos taxas 😉

ABRA A SUA CONTA NA NEON

Você não está poupando nem investindo

Olhe bem para a sua planilha ou saldo inteligente: quantos porcentos da sua renda mensal você poupou e investiu?

Quem é leitor do blog sabe que para cuidar bem do seu dinheiro é necessário poupar. E não precisa começar com muito, viu? Dá para ir juntando de pouquinho! R$ 1 por semana já é o suficiente para você criar o hábito de poupar dinheiro.

E o dinheiro guardado fica onde? Na poupança? Na-não! Quem acompanha as dicas aqui do Foca No Dinheiro já sabe que investir na poupança é perder dinheiro.

Coloque todo o valor que você poupou para trabalhar para você! Escolha um tipo de investimento que seja compatível com o seu momento, sem deixar de lado a sua reserva de emergência. Esse dinheiro pode te salvar quando acontecer um imprevisto!

O dinheiro não dura até o fim do mês

Acabou o dinheiro antes do fim do mês? Isso definitivamente não é um bom sinal.

Quando isso acontece, normalmente indica que você tem um padrão de vida maior do que o do seu orçamento, ou seja, gasta mais do que ganha. Por isso, reveja seus gastos e cheque onde você pode economizar.

Até lá, priorize as contas indispensáveis para evitar uma bola de neve em novas dívidas.

As dívidas antigas não estão sendo pagas

Quitar as velhas dívidas é muito importante para ter uma vida financeira saudável. Se você não está conseguindo fazer isso, é um sinal vermelho de que o seu planejamento está falhando.

A primeira coisa que você precisa ver é se na sua planilha de gastos há um espaço destinado para planejar o pagamento dessas dívidas. Se não tiver, crie esse campo já!

Quando você escolher quais contas antigas serão pagas primeiro, é hora de definir quanto do seu orçamento mensal será destinado para pagar essas contas.

Para ter uma vida financeira no azul é preciso resolver as pendências do passado. Por isso, nada de deixar esse assunto de escanteio, ok?

Você não consegue se planejar a longo prazo

Você até consegue pagar as contas e guardar um pouquinho, mas não consegue planejar nada de longo prazo.

Ter o poder da sua própria vida financeira é importante porque te ajuda a realizar sonhos. Quem não quer viajar, ter uma casa confortável e viver em tranquilidade?

Se você cuidar bem do seu dinheiro, os seus sonhos também vão caber no seu orçamento. Guarde, nem que seja um pouco, todos os meses para realizar um sonho de longo prazo.

Isso é importante para você, para a sua família e sua vida financeira 😊

Tem a sensação de que precisa de mais dinheiro para o planejamento financeiro funcionar

Todos os métodos te fazem crer que você precisa receber mais para que as contas sejam pagas e você consiga investir dinheiro? Há algo errado.

É claro que há exceções e que muitas vezes o valor que a gente recebe não é mesmo o suficiente para pagar todas as contas que a gente já tinha e ainda atender as necessidades atuais. Mas a palavra-chave aqui é planejamento.

Você pode fazer um dinheiro extra ou ainda encontrar formas de juntar dinheiro rápido. Pode ainda pedir um aumento do seu chefe ou abrir o próprio negócio.

Mas você já deve ter ouvido aquela máxima: “Quanto mais você ganha, mais você gasta”, né?

O que queremos te lembrar é que até uma pessoa com muito dinheiro pode ter problemas financeiros se não souber organizar as contas e dedicar alguns minutos para fazer um planejamento financeiro.

Então, organize as contas com o valor que você tem disponível hoje e mãos à obra para ganhar mais 😉

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!

Leia mais:

+ O que é consórcio, como funciona e como fazer um

+ Como ganhar dinheiro extra durante a quarentena do coronavírus

+ Produtivo ou workaholic? Entenda as diferenças

Comentários