Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

5 tipos de reparos que você pode fazer sozinho em casa

Mariana Lima

Alguma coisa na sua casa quebrou ou você está pensando em dar aquela mudada no ambiente sem gastar muito dinheiro? Durante a pandemia do novo coronavírus não está fácil ganhar dinheiro, mas se a sua casa precisa de uma mãozinha urgente separamos algumas dicas te ajudar nesse desafio.

Pintar um ambiente, trocar uma torneira, tirar os mofos do banheiro... São atividades que demandam tempo, mas que você pode fazer sozinho ou em família.

Faça uma lista das coisas simples que você gostaria de melhorar ou ajeitar na sua casa, separe as ferramentas e umas horas durante a semana e mãos à obra!

Importante: se a obra ou reparo for algo muito complexo, sugerimos que você busque um profissional qualificado para te ajudar. Vale tentar negociar o pagamento ou encontrar um profissional do seu bairro que esteja precisando de clientes. Nesse momento, cada cuidado conta.

Dicas de como fazer reparo em casa

Antes de tudo, certifique-se que você tem as ferramentas suficientes em casa. Se não tiver, vale pedir emprestado para os vizinhos.

O importante é higienizar bem as ferramentas, ok? Nem você, nem quem te emprestou, pode correr o risco de se contaminar.

Se você já está com as ferramentas em mãos, vamos a algumas dicas:

1. Como consertar a torneira

Sabe aquele pinga-pinga sem fim? A sua torneira pode ter conserto!

Para ajeitar é fácil: feche o registro de água da sua casa e avise aos demais moradores que o fornecimento de água vai ficar suspenso por alguns minutos.

Depois, solte a tampa superior da torneira com um alicate e retire o parafuso interno com uma chave de fenda.

Agora, é a vez de soltar a parte superior da torneira usando uma chave inglesa, tirar o pino central e substituir o vedante por um novo.

Pronto, agora é só montar a torneira de novo e abrir o registro de água!

2. Como tapar pequenos buracos na parede

Sabe aquela vez que você foi pendurar um quadro na parede e ficou um buraco no lugar do prego? Dá para ajeitar isso também!

Para acabar com pequenos buracos na parede é só passar massa corrida sobre eles. Depois que secar, basta lixar a parede até ficar lisa e pronta para receber uma pintura nova!

Não recomendamos fazer o mesmo procedimento para rachaduras. Nesse caso, é possível que a estrutura da construção da sua casa se danifique. Por isso, chame um profissional para te ajudar quando for possível.

3. Como pintar a parede

Sabe aquele cômodo da casa que você não aguenta mais ver?

Seja porque você enjoou do espaço ou porque as paredes estão sujas, uma forma de reformular o ambiente é colocando tinta nova!

Escolha uma tinta de acordo com o ambiente: interno, externo ou úmida. E defina a cor da sua preferência.

Passe uma lixa na parede para confirmar que ela está lisa e limpe o pó com um pano.

Depois, forre o chão com jornal, cubra os móveis com panos e coloque fita crepe em locais que você não quer que tenha tinta: como vidros, rodapés e batentes.

Somente depois de você fazer todo esse processo é que a parede está pronta para a pintura. Use o rolo para a maior parte da parede e pincel para fazer os retoques.

Importante: deixe a tinta secar por quatro horas entre uma demão e outra.

4. Colocar papel de parede

Outra forma simples de mudar bastante o visual de um ambiente é colocar um papel de parede.

Nesse caso, tire as medidas do local onde você vai fazer a aplicação e compre o material e a estampa preferida em sites de lojas especializadas.

Antes de fazer a aplicação do papel especializado, tenha certeza que a parede está reta e seca. Use o material indicado pelo fabricante para a aplicação: pode ser cola em pó ou em gel, dependendo do tipo de papel de parede escolhido.

5. Desentupir pias

Ninguém merece ter uma pia entupida e cheia de louça suja em volta, né? Mas não se preocupe, há formas simples e caseiras para você testar antes de chamar um encanador.

Primeiro, tente encher a pia com água e usar um desentupidor, desses que se compra em mercado ou lojas de material de construção.

Não deu certo? Prepare uma solução caseira formada por uma xícara de sal, uma xícara de bicarbonato de sódio e água fervente. Misture tudo e jogue no ralo entupido.

Prontinho!

 

Não deu certo ou o reparo é mais complexo?

Se você não tem experiência em fazer reparos em casa, não se preocupe se as coisas não derem certo de primeiro ou parecerem mais complexas do que você achava.

Em casos em que a obra é urgente, adote todas as medidas de segurança e higiene estabelecidas pelos órgãos mundiais de saúde e contrate um especialista para te ajudar.

Lembre-se: nesse momento complicado, muitos autônomos precisam de uma mãozinha extra. Então, dê preferência aos profissionais do seu bairro.

Caso você não conheça ninguém de sua região que faça esse tipo de serviço, sugerimos dar uma olhada no mural do Poder da Comunidade Conta. Lá, você pode checar se há um profissional disponível perto da sua casa que possa te ajudar com essa tarefa.

 

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!

Leia mais:

+ 7 dicas de como aumentar a velocidade da internet em casa

+ O que você precisa saber sobre lockdown

+ Como pagar suas contas durante a quarentena do coronavírus

Comentários