Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Aprenda a quitar as suas dívidas com 5 passos

Mariana Lima

A situação econômica do País afetou várias famílias que viram suas contas bancárias entrarem em negativo da noite para o dia. Se você é uma dessas pessoas com contas atrasadas e dinheiro apertado, deve estar se perguntando "Como organizar a minha vida financeira?".

Antes de tudo, lembramos que não há nenhuma fórmula mágica para resolver as dívidas. É necessário educação financeira para retomar o poder do seu dinheiro.

Então, nada de desanimar, viu? Muito foco e uns minutos investidos em entender suas dívidas e como resolvê-las vão te ajudar a sair dessa situação 😉

Agora vamos às dicas!

5 dicas que vão te ajudar a sair do vermelho

1. Conheça as suas dívidas

Não tem jeito, o primeiro passo é organizar as contas. Separe um momento para juntar e somar todas as suas dívidas: empréstimos, contas atrasadas, dívidas com terceiros, cartão de crédito... tudo!

Quando você tiver essas informações em mãos, é hora de organizar o pagamento delas.

Com a ajuda de uma planilha de gastos, liste todas as suas contas e o dinheiro que recebeu no mês. Só assim você vai conseguir entender a dimensão das suas dívidas e como se organizar para resolvê-las.

Você pode fazer a sua própria planilha de gastos, demos algumas dicas de como montá-la aqui. Mas se você preferir, fizemos um modelo exclusivo para os leitores do blog, é só baixar de graça aqui 😊

2. Organize a ordem dos pagamentos

Agora que você já sabe exatamente quanto deve, é hora de traçar uma estratégia para quitar as dívidas.

Dê prioridade para as contas com as taxas de juros mais altas, elas são uma verdadeira bola de neve. Se a sua principal dívida for no cartão de crédito, já escrevemos um artigo no blog de como se livrar dessa conta, veja mais aqui!

Depois de ter mapeado as taxas de juros de cada uma, organize a ordem de pagamento delas e planeje o pagamento de todas. É necessário saber em quantos meses você consegue quitar cada conta e quanto precisa economizar para isso.

3. Pare de fazer novas dívidas

Não tem jeito, você vai precisar parar de fazer novas compras por um tempo.

Esqueça o cartão de crédito na gaveta e não procure fazer um crediário em uma empresa. Empréstimos também são tentadores para te dar dinheiro nesse momento, mas avalie bem as taxas, condições e real necessidade de ter mais essa dívida para os próximos meses.

4. Comece a economizar dinheiro

A maioria das pessoas que fica no vermelho tende a ter dívidas porque não tinha um dinheiro guardado na hora que surgiu uma emergência. É por isso que sempre estimulamos que você crie o hábito de guardar dinheiro.

Poupar é um problema para você? Encare isso como um desafio! Estudos comprovam que se você se desafiar a guardar dinheiro, tem mais chances de ter bons resultados e transformar isso em um hábito.

Separamos uma lista com 10 desafios diferentes para você ver qual se adapta melhor ao seu estilo. O preferido dos nossos clientes costuma ser o Desafio das 52 Semanas.

Nesse tipo de desafio, os participantes precisam guardar um valor a cada semana pelo período de um ano. A melhor parte está aí: você pode começar poupando só R$ 1!

No fim do ano, terá dinheiro suficiente para pagar uma viagem, comprar um eletrodoméstico ou dar entrada em uma moto. Demais, né?

Quer começar já o Desafio das 52 Semanas? Baixe aqui um kit gratuito com todo o material que você precisa 💙

COMEÇAR DESAFIO DAS 52 SEMANAS

5. Invista seu dinheiro

Investir não é coisa de bilionário, viu? Quem coloca o dinheiro para trabalhar, tem uma vida financeira mais saudável e confortável.

Clientes Neon podem comprar CDB a partir de R$ 10. Esse tipo de aplicação é seguro, rende mais que a poupança e pode ser sacado quando quiser.

Os tipos de investimento em renda fixa – com o CDB – são ideais para você usar o dinheiro guardado para sua reserva de emergência – um dinheiro que você precisa ter pra momentos inesperados.

Que tal começar agora a investir? É só abrir o seu app Neon!

Se você ainda não é cliente Neon, não perca tempo. Vem ter uma vida 100% digital, sem burocracia, nem taxas.

ABRA A SUA CONTA NA NEON

 

E aí, gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários! 😉

Leia mais:

+ Como ganhar dinheiro extra durante a quarentena do coronavírus

+ Como organizar sua vida financeira em apenas 15 minutos

+ Como fazer render o valor do benefício do auxílio emergencial

Comentários