Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Você sabe quais contas pagar primeiro? Vamos te ajudar

Victor Jacinto

Sabemos que estamos passando por um momento bem difícil no país, mas você sabe quais contas pagar primeiro, principalmente dentre aquelas que estão em atraso? É sobre isso que falaremos neste artigo.

Segundo pesquisa do Serasa Experian, em dezembro de 2020 o Brasil tinha 61,4 milhões de pessoas com contas vencidas e não pagas no país.

Sabemos quanto é chato ficar recebendo ligações de empresas de cobranças sobre dívidas que você nem sabe como vai pagar no final do mês.

Diante disso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a se organizar e quitar as contas penduradas.

Quer saber mais? Continue lendo.

Como saber quais contas pagar primeiro?

Definir quais contas pagar primeiro pode ser um desafio, especialmente quando são tantas as pendências financeiras. O primeiro passo é separar as despesas essenciais e que você não consegue viver sem, como:

  • água;
  • luz;
  • aluguel;
  • plano de saúde.

Essas são contas de necessidades básicas, então sempre devem ser priorizadas, esteja você endividado ou não. Inclusive, estar endividado não é o único problema, mas, principalmente, não saber o que fazer para regularizar as pendências.

Para facilitar essa tarefa, o ideal é fazer um levantamento de todas as despesas que você tem, assim será possível visualizar com mais clareza qual o valor de cada uma delas e qual o montante total.

Para começar, você deve separar as suas despesas fixas em categorias. Para isso, é necessário fazer uma lista, como no exemplo abaixo:

  • supermercado: compras da semana e do mês;
  • casa: água, luz, telefone, gás, aluguel, etc.;
  • saúde: médicos, convênios, remédios, etc.;
  • educação: mensalidade escolar, transporte escolar, cursos, etc.;
  • serviços: internet, tv a cabo, etc.

Uma dica é usar uma planilha de gastos para acompanhar todos as suas despesas e analisar os detalhes do fluxo do seu dinheiro. Temos duas opções gratuitas para você começar a usar hoje mesmo, uma completa e uma simplificada, é só escolher qual você prefere:

BAIXAR PLANILHA COMPLETA

BAIXAR PLANILHA SIMPLIFICADA

Aproveite e veja aqui o que são e como cortar gastos supérfluos para economizar.

6 dicas para pagar as contas pendentes

1. Monte um orçamento financeiro

O país vem passando por momentos difíceis e sabemos que manter o estilo de vida que tínhamos antes está difícil com os preços atuais, até mesmo para pagar as contas básicas.

Para isso, assim que você começar a organizar as suas finanças e ajustar os gastos do seu lar, faça um orçamento e veja quais são as prioridades nesse momento. Também encontre alternativas para economizar, mesmo que sejam alguns centavos aqui e outros ali.

Confira 10 dicas sobre como economizar no mercado e reduzir gastos.

Temos um e-book gratuito com todos os detalhes sobre como fazer a sua organização financeira do zero. Baixe agora mesmo e comece a montar o seu orçamento!

banner para baixar ebook organização financeira do zero

2. Renegocie as suas dívidas sempre que precisar

Para a situação não virar uma bola de neve, uma alternativa importante é fazer o possível para renegociar as suas dívidas com os seus credores sempre que for preciso.

Porém, na hora do acordo, não aceite aquilo que você não poderá cumprir, senão você apenas substituirá um problema por outro.

Negociar a sua dívida evita que você aumente os juros e multas por atrasos. Como dica, veja se é possível parcelar o valor se você não conseguir arcar com o montante total.

Aqui temos um guia completo sobre como negociar dívidas e quitá-las.

3. Quite as contas com juros mais altos

Se você tiver contas em atraso com juros mais altos, como empréstimos e financiamentos, elas devem ser priorizadas após as despesas essenciais, assim você não pagará ainda mais juros, visto que essas dívidas sofrem a incidência dos juros compostos.

Além disso, essas parcelas atrasadas podem deixar o seu nome sujo e diminuir a pontuação do seu CPF, o que vai dificultar o seu acesso a crédito no mercado, como cartão de crédito e outros empréstimos ou financiamentos.

Leia também: 6 passos sobre como limpar o nome e melhorar o perfil de crédito

4. Pague algumas contas com o cartão de crédito

Quando usado de maneira adequada, o cartão de crédito pode ser um aliado e não um vilão. Considerando a dúvida sobre quais contas pagar primeiro, você sabia que é possível quitar algumas contas de consumo com o cartão de crédito? Sim!

Algumas delas são água, luz, telefone, gás e TV a cabo, por exemplo. Procure se informar sobre essa possibilidade com o seu banco, mas lembre-se de que no final do mês você terá uma fatura para pagar, então não abuse dessa facilidade.

Inclusive, sempre pague o valor total da fatura, pois o pagamento mínimo vira uma bola de neve e, no final, você pode não conseguir arcar com os gastos e juros pendentes.

Se você já está com o cartão pendurado, entre em contato com o credor e negocie uma forma de pagamento com juros menores, deixando-o apenas para compras realmente urgentes.

Caso você não consiga arcar com o valor total da fatura, ao invés de optar pelo pagamento mínimo, o ideal é parcelar a fatura do cartão de crédito, pois os juros são menores.

5. Faça pagamentos antecipados (quando possível)

Ao antecipar o pagamento de algumas contas, você tem grandes chances de conseguir um desconto. Vale verificar essa possibilidade com as empresas e quitar com antecedência tudo o que for possível.

Se você estiver empregado, aproveite o 13º para colocar suas contas em dia, quitar pendências com juros altos e antecipar algumas contas, como:

  • escola, faculdade, cursos;
  • compras parceladas no cartão de crédito;
  • boletos de financiamentos de carro ou moradia;
  • boletos do convênio médico.

Leia também: Como calcular o décimo terceiro + 4 dicas sobre como gastar o dinheiro

6. Estipule metas na sua organização financeira

Sabemos que colocar as contas em ordem leva tempo e dedicação, mas você precisa estipular metas para não ficar pensando: “Trabalho somente para pagar contas”.

Organizar as suas finanças dependerá somente de você e da sua organização junto à sua família, mas o ideal é que você lembre do propósito pelo qual estão fazendo isso.

Para isso, estipulem um prazo para colocar todas as contas em dia.

Isso ajudará todos a se planejarem para tirar o orçamento da família do vermelho. Depois, outra meta pode ser montar uma reserva de emergência, um dinheiro destinado a imprevistos financeiros.

Dessa forma, caso aconteça alguma emergência no futuro, você não correrá o risco de se endividar novamente para quitar o valor inesperado.

Confira no vídeo abaixo todos os detalhes sobre como montar uma reserva de emergência:


 

Viu como fica mais fácil escolher quais contas pagar primeiro e quitar as dívidas quando você tem um plano de ação definido?

Para te ajudar, conte com a Neon. Nossa missão é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Abra sua conta gratuita e 100% digital agora mesmo. Você vai ver como é fácil controlar o seu dinheiro e organizar o seu orçamento com a conta Neon!

ABRA SUA CONTA NEON

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários