Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Guia de planejamento financeiro para quem não tem salário fixo

Mariana Lima

Os autônomos, freelancers e vendedores costumam ter uma característica em comum: os rendimentos são variáveis, ou seja, dificilmente sabem realmente quanto vão receber naquele mês.

Com essa indefinição, é possível ter planejamento financeiro? É claro que sim! Todo mundo pode ter uma vida financeira no azul, pagando as contas em dia, investindo e guardando dinheiro.

Se você é uma das pessoas que não têm salário fixo. Veja algumas dicas de como cuidar bem do seu dinheiro:

Organize suas contas

Você sabe quais são as suas contas fixas? E quanto elas custam todos os meses?

O primeiro passo para se organizar financeiramente é mapear todas as contas que você tem no mês e as datas dos pagamentos. Pode ser aluguel, luz, água, internet, alimentação... Tudo precisa estar mapeado.

Se você ainda não tem esse levantamento feito, comece agora mesmo a usar uma planilha de gastos. Você pode montar sozinho um modelo que é a sua cara ou ainda baixar uma planilha de gastos mensais gratuita que fizemos exclusivamente para os leitores do blog FocaNoDinheiro. É só clicar aqui! 😉

Clientes Neon também podem usar o saldo inteligente dentro do app. Lá, são atualizados e categorizados em tempo real todos os seus pagamentos. Assim fica fácil e transparente saber para onde foi o seu dinheiro.

Identifique os recebimentos fixos

Há pessoas que têm uma parte do rendimento fixo. Quando se é vendedor, por exemplo, é comum receber um salário base mais baixo e, no fim do mês, ver aumentar esse valor com as comissões.

Freelancers também costumam ter alguns trabalhos fixos, com o valor pré-estipulado no contrato.

Independentemente de qual é a sua profissão, você precisa saber exatamente com quais rendas fixas pode contar para esse e os próximos meses. Identificar isso vai te ajudar a fazer um planejamento de longo prazo.

Planeje-se

Ter um planejamento financeiro é indispensável para qualquer pessoa e muito importante para você que não tem renda fixa. No seu caso, tente fazer dois planejamentos: um mensal e outro anual.

Quando você tem o seu orçamento planejado para esses dois períodos, fica mais fácil de pagar as contas nos meses em que já sabe que costumam ter rendimentos fracos. Evitando assim, problemas com a sazonalidade.

Um planejamento bem feito te dará mais conforto, confiança e te ajudará a tirar metas e sonhos do papel.

Defina metas

A indefinição não pode atrapalhar seus planos. Por isso, tenha metas profissionais e pessoais bem detalhadas.

Identifique sonhos que você gostaria de realizar e o que você precisa para alcança-los. Defina datas, valores, necessidades, tudo que você precisaria para tirar a ideia do papel.

Com o poder da sua vida financeira em suas mãos, você poderá realizar o sonho que quiser 😊

Junte dinheiro

Ter um dinheiro guardado é fundamental para uma vida financeira saudável. Quando os rendimentos são imprevisíveis, você precisa dar ainda mais atenção para esse item.

Se você não tem o hábito de guardar dinheiro, comece com algum desafio. Criamos uma lista com várias opções e que cabem em diferentes tipos de bolso. Não importa o quanto você começa a juntar, mas sim a consistência e frequência!

Vamos começar com algum agora mesmo? 😊

Tenha uma reserva de emergência

Você já ouviu falar em reserva de emergência? É um dinheiro guardado para momentos inesperados.

Pode ser um caso de doença, um curso incrível que apareceu de última hora e com ótimo preço, um mês sem trabalho, enfim, qualquer surpresa que você precisaria desembolsar dinheiro.

Pessoas que têm reserva financeira tem uma vida mais tranquila. Se você ainda não tem uma, veja aqui como montar a sua própria reserva financeira de acordo com as suas necessidades.

Invista dinheiro a curto e longo prazo

Se você começou a juntar dinheiro e a montar uma reserva de emergência, o próximo passo é investir.

Nada de achar que investimento é coisa de gente rica, viu? A gente já provou aqui que isso é mentira!

Coloque o dinheiro guardado para reserva de emergência para render em um investimento seguro, como renda fixa. Assim, você poderá sacar quando precisar, sem complicações.

Clientes Neon podem comprar CDB Neon a partir de R$ 10 direto no app. E quando precisar sacar, pode transferir para o saldo inteligente a qualquer hora do dia e da semana – incluindo feriados, fins de semana e fora do horário de expediente bancário!

Ainda não é Neon? Abra a sua conta digital gratuita e sem taxas agora!

ABRA A SUA CONTA NA NEON

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários como você faz para ter uma vida financeira organizada 😊

Leia mais:

+ Aprenda a quitar as suas dívidas com 5 passos

+ Dinheiro acabou antes do fim do mês? Veja como priorizar as contas

+ Planejamento financeiro: 6 sinais de que você está fazendo errado

Comentários