Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como mudar de carreira durante a pandemia

Time Neon

A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas pessoas precisassem se reinventar. Nesse cenário, as pessoas com talentos mais desenvolvidos puderam encontrar formas de conseguir se recolocar no mercado de trabalho.

A verdade é que todo mundo tem talentos. Às vezes, essas habilidades já são usadas no trabalho, mas boa parte das pessoas costuma deixar eles como um hobby ou não confiam em si o suficiente para transformar o seu talento e uma poderosa arma para se destacar em um emprego.

Se você é uma das pessoas que está pensando ou precisando se reinventar, veja aqui algumas dicas para usar o talento para passar pela crise e, quem sabe, conseguir um novo emprego 😉

Identifique os seus pontos fortes

Você sabe quais são os seus talentos?

Tem pessoas que desenham com facilidade, outras escrevem, tem quem modele e costure muito bem, outros que sabem vender como ninguém! Saber quais são os seus talentos é indispensável!

Se você tem dúvidas de quais são os seus, pergunte das pessoas mais próximas o que elas acham que você faz de melhor. Mapeie algumas ideias e reflita se você concorda com elas.

Aperfeiçoe suas técnicas

Agora que você já sabe quais são os seus talentos, está na hora de melhorar suas técnicas!

Procure cursos, livros e palestras que podem te ajudar a desenvolver seus talentos. É hora de adquirir conhecimento e de treinar bastante pra melhorar o que você já sabe.

Mostre para os seus amigos e peça feedbacks sinceros sobre a evolução do seu talento. Quanto mais pontos você puder melhorar, mais desenvolvidas serão suas habilidades!

Teste o seu talento

O que você sabe fazer é algo palpável ou visual? Teste!

Ofereça para pessoas próximas a você. Pode ser parente, amigo, vizinhos... Se for possível, dê de presente e peça que as pessoas te digam o que acharam e o que você pode melhorar.

Também vale se cadastrar como freelancer em plataformas especializadas. Assim, você dá uma olhada no mercado e consegue ser “testado” pelo mercado de trabalho.

Turbine seu currículo

A gente já deu dicas aqui sobre como conseguir um emprego durante a quarentena. E uma delas é melhorar o seu currículo virtual, se cadastrando no LinkedIn.

Dê mais atenção a essa rede social profissional, colocando suas experiências e habilidades novas.

Dê uma olhada em perfis de pessoas que já trabalham com aquilo que você quer fazer. E se inspire nos cursos e experiências que ela já viveu para traçar um plano de desenvolvimento para sua carreira.

Olhe vagas de emprego que atendam ao seu novo perfil

Com as qualidades mapeadas, testadas e melhoradas, por que não aplicar para empregos relacionados com o seu talento?

Confira os sites das empresas e os perfis no LinkedIn. Dê uma olhada nos bancos de vagas e aplique para algumas delas. Não custa nada tentar e esse é o primeiro passo para mudar de carreira 😊

 

Valorize os conhecimentos anteriores

Agora que você mudou de carreira, nada de desprezar as experiências anteriores. Elas serão muito importantes para você se destacar em relação aos concorrentes e colegas de trabalho.

Virou designer, mas antes era vendedor? Aproveite toda sua experiência de contato com cliente para arrasar nas entregas!

O mesmo vale para qualquer experiência que você já teve e que pode incrementar o seu novo emprego 😊

Conta pra gente nos comentários qual é o seu talento 💙

Leia mais:

+ Como se comportar em uma entrevista de emprego online

+ Guia de planejamento financeiro para quem não tem salário fixo

+ É preciso ter muito dinheiro para começar a investir?

Comentários