Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Descubra como o minimalismo pode te ajudar a juntar dinheiro

Mariana Lima

O seu salário não está dando conta do seu modo de viver? Para retomar o poder da própria vida financeira é preciso encontrar diferentes maneiras de controlar os gastos e juntar dinheiro rápido. O minimalismo, por exemplo, pode te ajudar a cuidar bem do seu dinheiro 😉

Minimalismo é um estio de vida em que os adeptos são estimulados a viver melhor e com menos. Assim, quem tem uma vida minimalista costuma comprar com mais consciência, levando em consideração só o que realmente precisa e, consequentemente, economizando um bom dinheiro.

Conhecer e aderir algumas práticas desse estilo de viver pode te ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro, além de ter uma vida mais sustentável! 😊

O que você está esperando para retomar o poder sobre o seu dinheiro? Comece já a fazer parte do Desafio das 52 Semanas! É de graça :piscando_olho:

COMEÇAR DESAFIO DAS 52 SEMANAS

Por isso, criamos esse artigo e dividimos em algumas partes:

Vamos começar?

 

O que é minimalismo?

Ao contrário do que possa parecer, o minimalismo não surgiu na economia, nem no mundo da moda, mas sim nos movimentos de artes plásticas no século XX.

À época, um grupo de artistas decidiu usar o mínimo de elementos possíveis para se expressar ao criar sua arte. A ideia atiçou a criatividade dos artistas e as obras se tornaram um verdadeiro sucesso.

Com o tempo, o conceito foi ganhando força em outras áreas e atraindo pessoas cansadas de viver com a sensação de acúmulo. Afinal, para que comprar vários pares de sapatos, inúmeras peças de roupas? Ou ainda: trabalhar para acumular objetos de decoração e eletrodomésticos?

Hoje, o minimalismo está diretamente associado a “viver com pouco”, uma ideia de que você precisa comprar o mínimo possível para ter uma vida confortável, diminuindo o consumo de coisas supérfluas e aumentando a qualidade de vida.

Quais são as características do minimalismo

Apesar de ser comum aos recém adeptos ao minimalismo se livrarem de objetos que não desejam mais, o principal impacto econômico desse modo de ver a vida é evitar comprar por impulso.

Antes de sair comprando novos eletrônicos ou roupas, por exemplo, um minimalista se questiona ser realmente precisa desse novo objeto. São alguns exemplos de perguntas comuns feitas por adeptos desse estilo de vida:

“Eu preciso mesmo comprar um novo modelo de televisão ou a que tenho já me basta?”

ou

“Preciso mesmo gastar com essa blusa nova ou estou apenas seguindo uma moda passageira?”

Por isso é muito comum que o minimalismo seja comparado com simplicidade. Casas aconchegantes, mas com poucos móveis, roupas confortáveis e com cores básicas, poucos objetos de decoração e com muita natureza em volta.

Os benefícios de ser minimalista

Agora que você já conhece o que é minimalismo e as principais características desse estilo de vida é importante entender os benefícios. Aqui, vamos destacar dois tipos: o social e o financeiro.

1. Benefício social

Quanto mais conscientes forem suas compras, melhor para o seu bolso e para a sociedade!

Com a ideia de viver menos e melhor, os minimalistas costumam ser mais sustentáveis na hora de gastar. Isso significa que menos lixo é produzido e mais coisas tendem a ser ressignificadas ou recicladas.

O impacto no meio ambiente ajuda o planeta e, consequentemente, o mundo a viver melhor.

2. Benefício financeiro

A conta é fácil de fazer: quando você deixa de comprar motivado pela emoção e começa a se questionar se realmente precisa gastar dinheiro com tal objeto, deixa de gastar tanto dinheiro.

Ao evitar cair na cilada de trocar o carro, celular e outros itens caros com uma certa frequência, o seu dinheiro vai render muito mais!

Com isso, você pode começar a cuidar bem do seu dinheiro para viver experiências ao invés de acumular coisas, realizando sonhos como viajar ou cursar uma faculdade.

As armadilhas do minimalismo


Assim como qualquer nome que está na moda, as marcas costumam se apropriar do termo para tentar vender mais.

Por isso, não vai ser difícil você ver lojas oferecendo uma linha de roupas novas e minimalistas, ou móveis minimalistas. É uma tentativa de estimular você a continuar comprando, muitas vezes de forma inconsciente.

Fique atento e lembre-se: minimalismo te ajuda a cuidar bem do seu dinheiro, não a gastar mais do que precisa 😉

Como começar a cuidar bem do dinheiro

Se você chegou até aqui interessado em gastar menos com coisas supérfluas e cuidar bem do seu dinheiro, temos outras dicas para te ajudar nessa missão:

Planilha de gastos mensais

Uma boa forma de ver se está gastando mais do que deve é anotar para onde está indo o seu dinheiro.

Com uma boa planilha você pode anotar o quanto recebe e todos os gastos que foram feitos no mês. Assim, dá pra ter uma ideia melhor se está gastando mais do que deve em restaurantes, produtos de beleza ou presentes, por exemplo.

Ensinamos aqui como fazer uma boa planilha de gastos. Mas se você preferir, também criamos um modelo gratuito para leitores do blog, é só baixar:

BAIXE AGORA SUA PLANILHA!

Saldo inteligente

É cliente Neon? Ótimo! Você consegue acompanhar seus gastos sem precisar preencher planilhas 😉

Isso porque o app Neon foi criado para te ajudar a cuidar bem do seu dinheiro e você pode acompanhar, em tempo real, em quais categorias tem gastado mais nos últimos meses.

Essa funcionalidade é chamada de “saldo inteligente” e você pode ver sempre que for conferir quantos reais tem na sua conta digital Neon. É de graça :D

Criando o hábito de guardar dinheiro

Poupar dinheiro é impossível para você? Calma, o que te falta é hábito!

Com o Desafio das 52 Semanas, por exemplo, você pode começar a poupar com apenas R$ 1 por semana. No fim de um ano, você terá dinheiro suficiente para fazer uma viagem incrível!

A melhor parte desse desafio é que você treina o seu cérebro para aprender a guardar dinheiro sem pesar muito no seu bolso. Quer ver que dá certo? Fizemos um kit gratuito para te ajudar nesse processo de guardar dinheiro. Veja aqui:

COMEÇAR DESAFIO DAS 52 SEMANAS

Fazendo o dinheiro render

Se você já sabe onde dá para economizar e está poupando dinheiro, é preciso fazer o seu dinheiro render.

É isso mesmo, nada de esperar ganhar na Mega Sena ou receber uma herança de um parente desconhecido! Todo mundo que quer ter uma vida financeira saudável precisa investir e isso está longe de ser coisa de rico.

Não acredita?

Clientes Neon conseguem investir em CDB com apenas R$ 10! Esse tipo de aplicação é super segura, rende mais do que a poupança e você pode sacar quando quiser (sério, até aos fins de semana, feriados e fora do horário bancário!)

Ainda não é cliente Neon? Abre agora a sua conta com a gente sem burocracia, nem análise no Serasa e o processo é 100% digital, direto pelo seu celular! Está esperando o que?

ABRA A SUA CONTA NA NEON

Gostou de saber mais sobre minimalismo? Conta pra gente nos comentários!

Leia mais:

+ Descubra como limpar seu nome em 6 passos

+ Como comprar produtos usados com qualidade pela internet!

+ Como começar seu plano de independência financeira hoje mesmo

Comentários