Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

O minimalismo é para você? Conheça esse estilo de vida

Mariana Lima

Atualizado em 16 de setembro de 2021

Você sabia que o minimalismo pode ser uma alternativa para você cuidar melhor do seu dinheiro? Esse é um estilo de vida em que os adeptos são estimulados a viver melhor e com menos.

Quem tem uma vida minimalista costuma comprar com mais consciência, refletir sobre o que realmente é preciso ser adquirido e, consequentemente, economizar um bom dinheiro.

Conhecer e aderir algumas práticas dessa filosofia pode te ajudar a administrar melhor suas finanças, praticar o autoconhecimento e ter uma vida mais saudável.

Por isso, neste artigo vamos mostrar:

 

Preparado para saber todos os detalhes sobre o minimalismo? Então vem com a gente! 

O que é minimalismo?

O minimalismo está diretamente associado a “viver com pouco”, uma ideia que você precisa comprar o mínimo possível para ter uma vida confortável, diminuindo o consumo de coisas supérfluas e aumentando a qualidade de vida.

Apesar de ser comum aos recém-adeptos ao minimalismo se livrarem de objetos que não desejam mais, o principal impacto econômico desse modo de ver a vida é evitar comprar por impulso.

Antes de sair adquirindo novos eletrônicos ou roupas, por exemplo, um minimalista se questiona ser realmente precisa desses novos itens.

São alguns exemplos de perguntas comuns feitas por adeptos desse estilo de vida:

  • “Eu preciso mesmo comprar um novo modelo de televisão ou a que tenho já me basta?”
  • “Preciso mesmo gastar com essa blusa nova ou estou apenas seguindo uma moda passageira?”

 

Assim, é muito comum que o minimalismo seja comparado com simplicidade.

Por exemplo, casas aconchegantes, mas com poucos móveis, roupas confortáveis e com cores básicas, poucos objetos de decoração e com muita natureza em volta.

Não é apenas sobre ter poucas coisas, é sobre ter as coisas certas e realmente significativas.

Vale assistir ao documentário sobre minimalismo na Netflix. Confira o trailer:

As armadilhas do minimalismo

Assim como qualquer nome que “está na moda” (apesar de o minimalismo não ser uma moda), as marcas costumam se apropriar do termo para tentar vender mais.

Por isso, não vai ser difícil você ver lojas oferecendo uma linha de roupas novas e minimalistas, ou móveis minimalistas. É uma tentativa de estimular você a continuar comprando, muitas vezes de forma inconsciente.

Fique atento e lembre-se de que o minimalismo te ajuda consumir com mais sabedoria, não a gastar mais do que precisa. 😉

Como o minimalismo surgiu?

Ao contrário do que possa parecer, o minimalismo não surgiu na economia, nem no mundo da moda, mas sim nos movimentos de artes plásticas no século XX.

À época, um grupo de artistas decidiu usar o mínimo de elementos possíveis para se expressar ao criar sua arte. A ideia atiçou a criatividade dos artistas e as obras se tornaram um verdadeiro sucesso.

Com o tempo, o conceito foi ganhando força em outras áreas e atraindo pessoas cansadas de viver com a sensação de acúmulo.

Afinal, para que comprar vários pares de sapatos, inúmeras peças de roupas? Ou ainda: trabalhar para acumular objetos de decoração e eletrodomésticos? É assim que a mente minimalista funciona.

Benefícios de ser minimalista

Agora que você já conhece o que é minimalismo e as principais características desse estilo de vida, é importante entender os benefícios.

Vamos destacar aqui dois deles: o social e o financeiro.

Benefício social

Quanto mais conscientes forem suas compras, melhor para o seu bolso e para a sociedade!

Com a ideia de viver menos e melhor, os minimalistas costumam ser mais sustentáveis na hora de gastar. Isso significa que menos lixo é produzido e mais coisas tendem a ser ressignificadas ou recicladas.

O estilo minimalista tem impacto no meio ambiente, ajuda o planeta e, consequentemente, o mundo a viver melhor.

Benefício financeiro

A conta é fácil de fazer: quando você deixa de comprar motivado pela emoção e começa a se questionar se realmente precisa ter tal objeto, deixa de gastar tanto dinheiro.

Ao evitar cair na cilada de trocar o carro, celular e outros itens caros com uma certa frequência, o seu dinheiro vai render muito mais! Ou seja, o minimalismo financeiro só tem vantagens para você.

Com isso, você pode começar a cuidar bem do seu dinheiro para viver experiências ao invés de acumular coisas, e realizar os seus sonhos.

Descubra como evitar o consumismo e parar de comprar por ansiedade.

Uma boa forma de ver se está gastando mais do que deve é ter atenção para onde seu dinheiro está indo.

Com uma planilha de gastos mensais, por exemplo, você pode anotar o quanto recebe e todos os gastos feitos no mês. Assim, conseguirá identificar oportunidades de colocar o conceito minimalista em prática.

Dessa forma, vai dar para entender melhor se você está gastando mais do que deve em compras desnecessárias, restaurantes, produtos de beleza, roupas, eletrônicos ou presentes, por exemplo.

Para te ajudar, nós criamos dois modelos gratuitos, é só baixar a versão que for melhor para você:

BAIXAR PLANILHA COMPLETA

BAIXAR PLANILHA SIMPLIFICADA

Gostou de saber mais sobre o minimalismo? Aproveite para ler também o artigo: “Como readequar seu padrão de vida ao seu orçamento?

Conta para a gente nos comentários se você já está pensando em alternativas sobre como viver melhor com menos!

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários