Método dos potes: a técnica para organizar o orçamento

O método dos potes (também chamado de “teoria dos 6 potes”) vai te ajudar a organizar o seu dinheiro com mais facilidade. Conheça!
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura

Organizar as finanças é uma tarefa difícil para você? Então temos uma boa notícia para você! O método dos potes é uma estratégia que te ajudará a fazer o dinheiro durar o mês inteiro.

Essa é uma maneira prática de dividir o seu salário e cuidar bem do seu dinheiro. Além disso, é um método de organização financeira perfeito para quem precisa de uma “receita” para quitar as dívidas e colocar as contas em dia.

E mais: com o método dos potes você verá que vai ficar mais fácil deixar as contas em ordem para que você comece a guardar dinheiro.

Quer saber mais? Fizemos um vídeo para você aprender a organizar sua vida financeira do zero de uma vez por todas. Confira!

E então, quer saber mais sobre esse “esquema” para guardar dinheiro?

Vem com a gente!

Como surgiu o método dos potes

Não se sabe ao certo quando e quem criou o método dos potes (também chamado de “teoria dos 6 potes”), mas há anos ele é recomendado por educadores financeiros para pessoas que estão começando a montar um planejamento financeiro.

Entre as principais vantagens dele está a possibilidade organizar o dinheiro de forma prática, simples e sem muita dor de cabeça.

Perfeito para ser aplicado se você tem um salário fixo, mas totalmente adaptável se a sua renda for variável.

Aliás, confira aqui um guia de planejamento financeiro para quem não tem salário fixo.

O nome do método se dá pela ideia de dividir o dinheiro em pequenos potes, conforme a categoria de cada despesa ou investimento.

Vamos ver como funciona?

Método dos potes: colocando a técnica em prática

É bem simples usar o método dos potes e o primeiro passo é saber qual é o valor do seu salário líquido, ou seja, qual é realmente a sua renda mensal. Depois disso vai ficar mais fácil dividir os valores de acordo com as respectivas categorias.

Aqui mostrarmos como calcular o salário líquido.

A nossa sugestão é que o seu método dos potes tenha a seguinte divisão com base no seu salário:

  • Pote das despesas essenciais: 55%
  • Pote da reserva de emergência: 10%
  • Pote da educação: 10%
  • Pote dos investimentos de longo prazo: 10%
  • Pote do entretenimento: 10%
  • Pote dos presentes e doações: 5%

É claro que essas porcentagens não são obrigatórias e você pode adaptá-las para o que faz mais sentido para você.

Porém, é importante seguir a lógica do método e primeiro focar nas prioridades financeiras para depois destinar o seu dinheiro às demais categorias.

Um exemplo de como as porcentagem podem mudar é o método 50-30-20 de organização de orçamento, o qual pode ser adaptado aos potes. Outra ideia é substituir os potes pela técnica dos envelopes.

De qualquer forma, o importante é seguir pelo caminho que te ajudará a ter mais controle sobre suas finanças e uma melhor organização financeira.

Continuando, vamos mostrar a seguir os detalhes sobre cada um dos seis potes.

1. Pote das despesas essenciais

Quais são as contas indispensáveis do seu dia a dia? Aqui nesse pote você vai destinar o valor dos boletos de aluguel, luz, telefone, alimentação, transporte e outras despesas essenciais.

Você precisa saber exatamente quais são esses gastos, tanto as despesas fixas quanto as variáveis. Para isso, sugerimos faça uma listagem de todas elas e acompanhe-as em uma planilha de gastos mensais.

Aqui na Neon temos uma planilha gratuita pronta para ser usada. Baixe a sua agora mesmo!

É recomendável que você destine 55% do seu salário líquido mensal para esse pote, ou seja, um pouco mais da metade do que você recebe.

“Ah, Neon, mas minhas contas básicas dão mais do que isso!”

Então é hora de rever o seu padrão de vida, pois muito provavelmente você está vivendo um degrau acima do que consegue pagar.

Nesse caso, olhe para a planilha e avalie seus gastos. Também vale pensar se não é hora de pedir um aumento ou buscar alternativas para fazer uma renda extra.

Veja aqui como readequar seu padrão de vida ao seu orçamento.

2. Pote da reserva de emergência

Você deve estar preparado para situações inesperadas que precisam de dinheiro. Isso porque nem sempre é possível prever quando você ficará sem emprego ou quando os seus rendimentos vão cair, assim como uma doença ou uma viagem inesperada.

Por isso é importante ter uma reserva de emergência.

Depois que você já tiver o valor suficiente da sua reserva financeira, você poderá usar esse montante também para fazer compras de curto e médio prazo, como um celular ou computador novo.

O recomendável é que 10% do salário seja destinado a esse pote.

3. Pote da educação

Como você está investindo na sua educação? Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, essa área da sua vida não pode ser deixada de lado.

E é por isso que é importante separar outros 10% do valor que você recebe e alocar no pote da educação. Vale cursoslivros, palestras, eventos, enfim, qualquer investimento que te fará ser um profissional mais capacitado.

Pense com carinho nas oportunidades existem para a sua área ou para a função que você quer alcançar, e crie um plano de carreira. Depois, desenvolva um planejamento com os melhores cursos para impulsionar a sua profissão.

Leia também: 7 dicas para driblar a falta de tempo para organizar as finanças

4. Pote dos investimentos de longo prazo

Quanto mais cedo você começar a pensar na sua aposentadoria, mais cedo você poderá parar de trabalhar.

É por isso que estimulamos que você comece desde já a fazer uma reserva financeira com foco no futuro, ou seja, investimentos de longo prazo que não devem ser mexidos pelos próximos anos.

Nesse pote também é ideal que você deposite 10% do seu orçamento.

5. Pote do entretenimento

Nem só de trabalho e de boletos vive uma pessoa. Para o seu cérebro continuar em boa forma e sua saúde mental se manter em dia, você precisa ter momentos de diversão. É por isso que você deve destinar um valor do seu orçamento mensal para entretenimento.

O ideal é dedicar 10% da sua renda para esse pote. Note que caso seus gastos com essa área estejam passando muito disso, é sinal que você precisa rever suas contas e pensar em formas de se divertir que sejam bem mais baratas e que caibam no seu bolso.

Quer algumas dicas? Veja aqui o que fazer no tempo livre para se divertir sem gastar muito dinheiro.

Ah, nada de deixar de se divertir, viu? O entretenimento é bom para a sua saúde física e mental, basta usar o dinheiro com responsabilidade.

6. Pote dos presentes e doações

Você não precisa deixar de dar um mimo para quem ama ou ajudar quem mais precisa.

Por isso, o método dos potes também prevê destinar uma parte do seu salário para você comprar presentes ou fazer doações!

Então, é recomendável destinar 5% dos seus rendimentos para isso.

Como fazer o dinheiro dos potes render

Agora que você conhece o método dos potes para economizar e como ele funciona, é importante conhecer também estratégias para fazer o seu dinheiro guardado render.

Clientes Neon já sabem que deixar o dinheiro parado na conta é uma furada e é por isso que estimulamos que você transforme esses potes em objetivos dentro do app Neon!

Dá para criar gratuitamente quantos investimentos você quiser. Escolha um nome para os potes e uma imagem para ilustrá-los, e depois crie um objetivo no CDB Neon.

Confira como funciona o investimento Neon em CDB e como investir.

É fácil, rápido, seguro, rende mais do que a poupança e você pode sacar quando quiser, inclusive nos finais de semana e feriados. Além disso, tudo é feito direto pelo aplicativo, sem burocracias.

Ainda não é cliente Neon? Dá para criar sua conta digital gratuita em minutos.

Vem viver uma vida financeira no azul e sem cobrança de taxas!

O que achou das informações sobre o método dos potes? Conta para a gente nos comentários!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 8

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos