Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

O que é e como saber se cai na malha fina?

Mariana Lima

Pessoas que cometem erros ou omitem rendimentos durante a declaração de imposto de renda podem ter um problema com a Receita Federal. Eles podem cair na famosa “malha fina” e pagar uma boa grana para o Governo.

Em 2020, o Governo prorrogou o período de declaração de imposto de renda devido a pandemia do novo coronavírus. O prazo termina dia 30 de junho e deve ser feito pelo site da Receita Federal.

Para te ajudar a entender melhor o que é malha fina e o que significa “cair” nela, dividimos esse artigo em algumas partes:

 

Vamos ver?

 

O que é malha fina

Quando você omite informações para a Receita Federal ou coloca algum dado incorreto, a sua declaração de imposto de renda fica detida nesse órgão. Isso é “cair na malha fina”.

As formas mais comuns de cair na malha fina são:

  • Omitir um rendimento
  • Declarar um valor errado
  • Errar na hora de declarar informações cadastrais
  • Fraudar documentos enviados para a Receita Federal

 

Mas por que alguém faria isso?

Algumas pessoas tentam enganar o Governo, na tentativa de pagar menos impostos. Quanto menos imposto ficar comprovado que você pagou durante o ano, mais o Governo vai te cobrar por isso quando você enviar a sua declaração.

Porém, a Receita Federal usa bancos de dados cada vez mais robustos para cruzar as informações enviadas pelo contribuinte. Assim, consegue identificar quem fraudou e as pessoas que foram sinceras em suas declarações.

 

Como eu sei se cai na malha fina?

“Ok, Neon, mas como eu sei se a minha declaração vai ficar retida?”

Essa é fácil! A Receita Federal vai avisar você que encontrou inconsistências ou erros em sua declaração. Ela também te dará uns dias para corrigir os erros e enviar a declaração de imposto de renda de novo.

A Receita Federal também te diz onde identificou o erro. Essas informações ficam na área “Pendência de malha”, localizada no extrato da declaração 😉

 

O que acontece se cair na malha fina?

Bem, você pode ser punido de algumas formas. A mais comum e simples é o pagamento de multa que pode chegar ao valor do imposto devido mais multa de 75% do valor total e juros.

Em casos mais sérios ou quando a Receita identifica que as inconsistências nas informações nas declarações são frequentes para o mesmo contribuinte, ele pode ser indiciado por crime tributário.

A Receita também cobra uma multa de 0,33% por atraso, que se limita até a 20% do valor do imposto de renda devido. Além disso, também cobra R$ 165,74 de quem não tem imposto a pagar e de 1% do imposto devido para quem recolhe alguma quantia.

Na dúvida, é melhor checar com calma as informações e evitar deixar de declarar algum documento para a Receita Federal, né? 😉

Quer saber mais sobre a Declaração de Imposto de Renda? Veja aqui nesse artigo!

 

E aí, curtiu saber mais sobre malha fina? Conta pra gente nos comentários!

 

Leia mais:

+ O que é IOF, como funciona e quando é cobrado?

+ O que é o Banco Mundial e como ele funciona

+ O que é PIB e como ele impacta a sua vida

Comentários