Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

6 hábitos comuns que destroem sua vida financeira

Mariana Lima

Alguns hábitos seus podem estar acabando com o seu desejo de organizar as finanças. Muitas vezes, você nem percebe que está se sabotando e atrapalhando o sonho de ter uma relação saudável com o seu dinheiro. Mas nada como a educação financeira pra te ajudar a sair dessa, né?

Normalmente acontece assim: alguém disse para você que tal hábito é inofensivo ou que é melhor esperar um pouco para tomar tal decisão. De outro lado, você não pesquisa muito para saber se é verdade e acaba acatando a sugestão do amigo. Conclusão? O seu planejamento financeiro falha e falta dinheiro pro fim do mês!

Está mais do que na hora de acabar com isso. Por isso, vamos te ajudar a identificar alguns hábitos que podem estar impactando diretamente o seu bolso. Vamos nessa?

6 coisas que você faz e que atrapalham sua educação financeira

1. Pagar juros de contas atrasadas

Levante a mão quem nunca atrasou o pagamento de uma conta - seja porque você não tinha dinheiro na data ou porque esqueceu do dia do vencimento. Infelizmente a maioria de nós já teve de pagar multa por atraso no pagamento.

Pagar esse dinheiro a mais não é nada legal e é um sintoma claro de que você não está planejando bem a sua vida financeira.

Quando você tem contas atrasadas, acumula dívidas inesperadas e corre risco de desenvolver uma bola de neve de contas a pagar.

Por isso, se programe para organizar melhor os pagamentos e não esquecer das datas de vencimentos, ok?

2. Gastar mais do que deve

“Olha, aquela promoção é imperdível!”

“Hoje eu p-r-e-c-i-s-o comprar isso porque eu mereço!”

“Nossa que produto legal. E dá pra parcerlar!! Vou comprar agora mesmo”

Comprar por impulso é uma ação comum e bem ruim para o seu bolso.

Quando compramos algo sem refletir muito sobre necessidades, preços, modo de pagamento entre outros fatores, acabamos adquirindo mais do que precisamos e criando dívidas desnecessárias.

Por isso, antes de finalizar uma compra, pense bem se esse é um gasto que você realmente precisa ter e se cabe no seu orçamento. Nada de criar uma dívida de algo que nem é útil pra você agora ou que possa esperar um pouco mais 😉

3. Não acompanhar para onde está indo o dinheiro

Quem é leitor do blog já sabe: sempre batemos na tecla de que você precisa ter o poder sobre o seu dinheiro e isso significa saber para onde ele está indo.

Em quais compras você gasta mais? Onde você poderia economizar? Que tipo de gasto supérfluo você está tendo e que não precisa ter?

Mapeie tudo descrevendo todos as suas contas e receitas do mês em uma planilha de gastos mensais. Lá ficará mais claro para onde está indo o seu dinheiro!

Se você é cliente Neon também pode fazer isso gratuitamente pelo app. É só acessar o saldo inteligente e verificar as categorias. De cara você verá se os seus gastos estão sendo mais em moradia, educação, alimentação entre outros e ter ideias de como reorganizar isso!

4. Não juntar dinheiro

Nada de dizer que não consegue juntar dinheiro, viu? A gente já mostrou aqui que não é preciso ser rico para ter um dinheiro guardado!

Ter o hábito de guardar dinheiro é muito importante para a sua vida financeira e te dará tranquilidade para viver sem muito sufoco.

Todos nós precisamos ter ao menos uma reserva de emergência, um dinheiro que pode ser usado em um momento inesperado de perder emprego ou de doença. Imprevistos acontecem e você ficará mais tranquilo sabendo que tem uma boa quantia reservada para essas situações.

Mas se você ainda não tem o hábito de guardar, não se preocupe, há formas simples de começar a fazer isso agora mesmo e com pouco dinheiro na carteira.

Com o Desafio das 52 Semanas você pode começar a juntar dinheiro com apenas R$ 1 por semana. No fim do período de um ano, você terá dinheiro suficiente para fazer uma viagem, por exemplo. Demais, né?

Dá para começar a fazer o desafio totalmente de grátis agora mesmo. Baixe o seu kit gratuito aqui! 😉

5. Esperar muito para começar a investir

“Ah, eu nem tenho muito dinheiro. Vou deixa-lo parado aqui na conta e quando conseguir juntar, vou começar a investir”.

Nãããããão!

Quem tem uma vida financeira saudável sabe que todo o dinheiro guardado tem que estar aplicado. Mesmo que rendendo pouquinho, seu dinheiro precisa estar trabalhando para você de alguma forma!

Separe uma parte pra emergências e invista em renda fixa, uma opção que permite você sacar rapidamente, quando precisar. Nesse caso, o CDB da Neon é ideal. Ele rende mais do que a poupança e pode ser sacado a qualquer hora e em qualquer dia da semana! Você pode comprar CDB Neon a partir de R$ 10 no app Neon 😊

Também invista uma parte do seu dinheiro em um investimento de longo prazo. Quanto antes você começar a pensar na aposentadoria, mais cedo você conseguirá pendurar as chuteiras e relaxar em casa 😉

6. Não planejar os gastos

Chegou a hora de tirar férias e você está comprando passagem área nas vésperas? Ninguém merece, né?

Quem se planeja, consegue os melhores preços e consegue juntar mais dinheiro para realizar os sonhos e planos.

Dá para fazer tudo! Basta organizar as contas, estipular metas reais e que caibam no seu bolso e manter o foco no objetivo.

O poder está nas suas mãos =)

 

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!

Leia mais:

+ É preciso ter muito dinheiro para começar a investir?

+ Planejamento financeiro: 6 sinais de que você está fazendo errado

+ Como se livrar das dívidas de cartão de crédito em 5 passos

Comentários