Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

É uma cilada, Bino! 5 tipos de golpes comuns na internet

Luiza Bortolatto

Ser 100% digital tem muitas vantagens. É ótimo pagar boletos sem sair de casa e fazer compras pela internet com poucos cliques.

Mas, como tudo na vida, é preciso tomar cuidado com os aproveitadores. Alguns sites parecem lojas de venda de produtos quando na verdade querem aplicar um golpe.

Como navegar com segurança e saber se o seu dinheiro está protegido? A gente separou alguns tipos de golpes comuns na internet, pra você se informar, entender como eles são aplicados e assim evitar cair em uma cilada! Afinal, a gente só quer que você tenha vantagens em fazer tudo online :)

1) Engenharia social: quando te pedem para “confirmar” seus dados

Alguém liga para você pedindo informações como sua senha, o número do seu cartão, o código de verificação do cartão ou outras informações para que essa pessoa consiga usar sua conta e/ou cartão depois. Nessa situação, a pessoa que aplica o golpe se passa por funcionária de um “suporte técnico” do local da compra e diz que quer confirmar seus dados de pagamento.

A engenharia social também pode acontecer pelas redes sociais. Por exemplo, você recebe uma mensagem no inbox do Facebook de uma página oferecendo um cartão de crédito em nome de uma marca. Desconfie!

2) Fraude amigável: cuidado com quem acessa seu celular

Pode parecer até estranho chamar a fraude amigável de golpe, pois geralmente acontece com alguém conhecido que tem acesso ao seu notebook ou celular. Mas você pode perder dinheiro se não tomar cuidado!

A fraude amigável ocorre quando alguém que já é próximo do dono de uma conta ou cartão de crédito faz uso deles sem permissão.

Como? Tirando prints do seu cartão virtual, salvando seus dados do cartão em uma loja ao fazer uma compra ou emprestando seu smartphone para seu filho que adora joguinhos online, por exemplo. Dependendo de quem tem acesso aos seus dispositivos, ações como essas podem fazer com que você perca o controle de futuras compras feitas por outros.   

3) Boletos falsos: fique atento aos dados do beneficiário e pagador

Você presta atenção no remetente do boleto que você está pagando? Pois é, tem gente querendo dar golpe enviando um boleto falso. Você acha que está pagando por um produto, quando na verdade não há nenhuma compra: o fraudador emite um boleto e envia para você pagar, às vezes se passando por uma empresa em que você confia.

A boa notícia é que é muito fácil fugir de fraudes com boletos falsos. Basta verificar sempre os dados do beneficiário e do pagador, eles precisam estar corretos para assegurar que o boleto é verdadeiro.

exemplo-boleto

4) Lojas que não aceitam cartão de crédito: atenção redobrada

Geralmente, as compras na internet podem ser pagas com um cartão de crédito, uma transferência bancária ou um boleto. A maioria das vendas online é feita através do cartão de crédito. Se um site não oferece essa opção de pagamento, desconfie da existência desse negócio.

Mas como saber se um site é realmente seguro? Aqui estão algumas dicas:

  • Use as ferramentas de segurança do seu navegador

  • Confira a URL (endereço do site) no navegador

  • Confira se há HTTPS (a versão segura do HTTP, que é o protocolo fundamental para enviar dados entre seu navegador web e os sites visitados)

  • Se ficar alguma dúvida, ligue para a empresa ou entre em contato antes de fechar a compra

  • Pesquise na internet sobre a empresa

5) Phishing: sites que “pescam” suas senhas e informações pessoais

Aqui, você é induzido a revelar informações pessoais como senhas, CPF e número de conta bancárias. O phishing pode acontecer ao receber e responder uma mensagem através de um e-mail falso ou inserindo informações em um site que está se passando por outro com o único objetivo de coletar seus dados.

É aquela velha frase, que na verdade vale ser lembrada sempre: todo cuidado é pouco! Essas são apenas dicas para evitar que você caia nos golpes mais comuns, mas claro que o mundo está em constante transformação, e isso se aplica às ações dos criminosos também, que estão sempre criando novas formas de extrair seus dados e ter acesso ao seu dinheiro.

Gostou de saber sobre os tipos de golpes mais comuns? Que tal dar uma olhada nos 7 melhores investimentos para aplicar seu dinheiro em 2019 e, além de proteger seu dinheiro, fazer ele valer mais? Você também pode ler outros artigos sobre finanças no nosso blog.

Comentários