Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

8 dicas de documentários e filmes sobre consumismo para você refletir

Larissa Chinaglia

Você sente que está comprando mais do que deveria? Então uma maratona de documentários e filmes sobre consumismo podem te ajudar a sair dessa situação!

Separamos 5 filmes sobre consumismo para você assistir enquanto come uma pipoca, e 3 documentários bônus para você dominar esse assunto!

Bora falar sobre consumismo?

O que é consumismo?

O consumismo é o consumo excessivo, ou seja, quando você compra muito mais do que deveria ou necessário. Ele é um ato destrutivo, porém muito comum na sociedade capitalista e com o avanço da globalização.

A “Sociedade do Consumo” começou a ganhar força a partir da Revolução Industrial, onde os processos industriais permitiram o aumento da produção, e como consequência, o consumo de mais produtos.

Consumo e consumismo são diferentes. Todo ser humano tem necessidade de consumir, mas o consumismo é o ato de consumir em exagero.

O que causa o consumismo?

O consumismo pode surgir por diversos fatores.

Em primeiro lugar, podemos citar as mídias. Elas estão presentes na televisão, nas revistas, e até nas redes sociais enquanto olhamos as fotos dos nossos amigos. O tempo todo somos impactados por propagandas de produtos e serviços.

Também a casos relacionados a nossa saúde mental.

Sabia que segundo estudos do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) 36% dos brasileiros fazem compras com objetivo de aliviar o estresse cotidiano?

E não para por aí!

47,7% dos consumidores fazem compras para se sentirem bem. Assim como 3 em cada 10 brasileiros acreditam que comprar pode melhorar o humor.

Com isso, muitos brasileiros estão sendo consumistas e comprando por ansiedade.

Descubra aqui como o controle financeiro pode te ajudar na ansiedade!

 

Conhecendo um pouco mais sobre o consumismo, chegou a hora da maratona! Separamos alguns filmes para você aprender tudo sobre esse assunto: porque ele acontece, quais as consequências, quais os impactos sociais e ambientais, e muito mais.

Pega a pipoca que o filme já vai começar! 🥤🍿

5 filmes sobre consumismo para sua maratona

Conheça 5 filmes sobre consumismo para você assistir nos próximos dias, se divertindo e aprendendo mais sobre esse tema!

Wall-E

Você sabia que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo? Além disso, nós brasileiros produzimos 1,52 milhões de toneladas de lixo por semana
(dados da
Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020).

Wall-E é um filme infantil para você assistir com a família toda! Esse filme traz uma boa reflexão sobre a produção excessiva de lixo, que vem também por conta do consumismo.

Na sua história, os humanos foram viver em uma nave gigantesca após entulhar o planeta Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos.

Wall-E é o último robô que vive na Terra, e passa sua vida compactando o lixo existente. Tudo se torna mais interessante quando surge um novo robô, a Eva, que desperta a curiosidade e a paixão de Wall-E.

Leia também: Educação financeira infantil - como ensinar crianças sobre dinheiro

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Em junho de 2020, o endividamento dos brasileiros bateu um novo recorde: 67,1% da população tem dívidas no cartão de crédito, cheque especial, carnê e outros tipos de crédito, enquanto 25,4% está negativada devido a contas em atraso,
segundo dados da CNC.

Você consegue imaginar alguém com dívidas e 12 cartões de crédito dando dicas de como economizar dinheiro?

O filme Os Delírios de Consumo de Becky Bloom é uma comédia que traz a história de uma jovem compradora compulsiva, Rebecca Bloomwood, que ironicamente é contratada por uma revista de finanças para ajudar as leitoras a controlar seus gastos.

Logo nos primeiros minutos do filme, você descobre que o seu desejo pelo consumo excessivo começou quando era criança. Ela observava mulheres adultas comprando com seus “cartões mágicos” e não sendo reféns de promoções.

Clube da Luta

A publicidade nos faz perseguir carros e roupas, trabalhos que odiamos para comprar coisas que não precisamos. Nós somos a criança do meio da história, cara. Sem propósito ou lugar. – Clube da Luta

Esse filme de 1999, traz uma crítica ácida sobre o capitalismo e o consumismo. Frases como “você não é seu emprego” e “as coisas que você possui acabam se tornando suas donas” fazem parte da narrativa.

Na história, um homem sofre de insônia e faz uso do consumismo para preencher o vazio da sua vida. Até que ele conhece o vendedor Tyler Durden, e juntos foram um clube com regras rígidas onde homens possam lutar.

A violência que existe no filme é uma válvula de escape para o discurso de anti consumo do personagem Tyler.

Descubra aqui quantas horas você precisa trabalhar para comprar o que quer!

Na Natureza Selvagem

É nas experiências, nas lembranças, na grande e triunfante alegria de viver na mais ampla plenitude que o verdadeiro sentido é encontrado. – Na Natureza Selvagem

Sabe aquelas histórias de quem largou tudo e foi viajar o mundo com uma mochila nas costas? Se você se encanta com essas narrativas, você precisa assistir Na Natureza Selvagem.

Nesse filme, Christopher deixa seu carro, família rica, diploma e todos os bens materiais para trás, e embarca em uma jornada de autoconhecimento e longe da sociedade capitalista.

Ao longo do filme você vai refletir sobre a nossa relação com o dinheiro e sobre o que é realmente importante para nossas vidas.

Agora, você teria essa coragem de fazer a mesma coisa que o personagem?

Leia também: Como uma vida minimalista pode te ajudar a economizar

O Preço do Amanhã

Eu não tenho tempo. Eu não tenho tempo para pensar como isso acontece. É o que é. – um dos personagens da área pobre da sociedade de O Preço do Amanhã.

Em O Preço do Amanhã, os humanos vivem até os 25 anos. A partir dessa idade, eles precisam conseguir ganhar tempo de vida para se manterem vivos.

No braço, eles conseguem ver quanto tempo de vida resta através de uma espécie de relógio que contém dígitos em contagem regressiva. Quando o ponteiro é zerado, a vida acaba sem chances de retorno.

Nessa sociedade não há mais dinheiro, e sim tempo de vida! Pesado, não é? Ou seja, quanto mais tempo de vida você tem, mais rico você é.

Esse filme traz uma reflexão sobre aquela frase clássica que todos nós já escutamos: “tempo é dinheiro”. E as críticas do filme são focadas principalmente na divisão de classes em si e a concentração de riquezas.

Bônus: documentários sobre consumismo

As dicas bônus são para quem realmente quer mergulhar no tema do consumismo e entender todas as suas consequências para nossa sociedade!

A história das coisas

Esse documentário fala sobre o processo de produção das coisas e como o consumismo afeta o meio ambiente. Você vai descobrir mais sobre resíduos tóxicos que prejudicam inclusive a saúde da população.

Obsolescência programada

Esse documentário espanhol conta sobre uma técnica utilizada pela indústria para fazer com que consumidores comprem novos produtos, ainda que os atuais estejam em bom estado. Um exemplo são as impressoras, que se tornam descartáveis após certo tempo de uso.

O custo verdadeiro

O custo verdadeiro traz a história por trás daquelas roupas que possuem preços tão baixos, mostrando os bastidores da indústria de moda rápida – fast fashion. Esse documentário revela as condições de trabalho sub-humanas da indústria têxtil.

 

Você gostou das indicações? Já assistiu algum desses filmes sobre consumismo? Conta para a gente e compartilhe outras dicas.

Ah, e se você curtiu, você também vai gostar de 5 filmes sobre o mercado financeiro que você precisa ver!

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários