Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Estas 8 crianças vão te ensinar sobre dinheiro do jeito mais fofo

Mariana Lima

As crianças costumam ser bem diretas em relação ao que pensam e o que querem. E achamos que quando o assunto é dinheiro, isso não poderia ser diferente, né?

Convocamos colaboradores da Neon que têm filhos pequenos para contar como é a relação deles com o dinheiro. O resultado é uma história mais engraçada e fofa do que a outra!

De quebra, compartilhamos dicas desses pais para começar a conversar sobre dinheiro com crianças – lembrando que quanto mais cedo, melhor!

Agora, com vocês, algumas histórias maravilhosas dos filhos dos Neowners:

Júlia e o cofrinho com fluxo de caixa 🐷

julia-neon2

A Júlia tem 10 anos e é filha da Fernanda, do nosso time de Cadastro.

A Fernanda contou pra gente que a Júlia desde bem novinha tinha um cofrinho onde economizava as moedas para comprar as coisas que queria.

“Há dois anos, ela queria um videogame e estávamos sem dinheiro. Então, todas as vezes que ela ganhava dinheiro de parentes, guardava o valor no cofrinho. No fim do ano, inteiramos e compramos o tão sonhado videogame para ela!”

Hoje Júlia é super organizada com as finanças: anota o valor do cofre todas as vezes que decide contar as moedas que já foram guardas.

Como a Fernanda ajuda Júlia a cuidar do próprio dinheiro? Simples!

“Desde pequena tentamos mostrar pra ela que pra conseguir conquistar as coisas a gente precisa trabalhar, se esforçar e merecer. Também sempre jogamos limpo com ela, o que temos condições de ter e proporcionar e o que é muito fora da nossa realidade”, diz a Fernanda.

Como não podíamos perder a chance de conhecer mais sobre essa poupadora-mirim, perguntamos pra Júlia duas coisas:

Jú, o que é ser rica pra você?

Júlia: É ter muito dinheiro, comprar o que quiser, não precisar juntar dinheiro para realizar algum sonho.

E o que a sua mãe faz aqui na Neon?

Júlia: Minha mãe trabalha na área de Cadastro. Ela fala que essa é a parte mais importante para o cliente abrir uma conta na Neon.

1_002

Fofíssima, né?

 

Ícaro e o saco de dinheiro 💰

IMG-20191007-WA0017-(1)

O Ícaro tem 6 anos e é filho da Amanda, do nosso time de Cadastro. Ele tem um sonho muito “simples”: ter um saco de dinheiro!

A Amanda contou pra gente que pra ajudar o Ícaro a ter um saco bem grande de dinheiro criou um investimento no app da Neon com o nome dele. Assim, todas as vezes que ele faz pequenas tarefas na casa, ganha um dinheirinho que vai direto para o CDB Neon.

“Quando ele fizer 18 anos, eu vou dar o tão sonhado saco de dinheiro pra ele! (risos)”, diz Amanda. Em 12 anos, esse valor vai render bastante, Ícaro!

A Amanda também tem suas formas de ensinar o Ícaro a aprender a economizar:

“Incentivo ele a estudar e explico que sem estudos é muito difícil conseguir uma boa posição no mercado de trabalho, e sem trabalho ele não consegue guardar um dinheirinho pra realizar seus sonhos... Mas sempre deixo bem claro que em primeiro lugar ele deve valorizar o que tem para ser feliz e conquistar seus objetivos”.

Já deu pra perceber que o Ícaro tem um sonho grande e determinado, né? Olha a assertividade dele nas respostas:

Ícaro, o que é ser rico pra você?

Ícaro: É ter muito dinheiro, ué.

E o que a sua mãe faz aqui na Neon?

Ícaro: Ela cuida das pessoas e fica no computador.

1_005

💙

Manuela e a árvore de dinheiro 🌳

Manu-neon

Manuela tem 4 anos e é filha da Adriana, do nosso time de Qualidade.

“Dinheiro dá em árvore? Talvez dê!”. Foi com esse pensamento que a Manu pediu que seus pais comprassem pra ela uma sementinha especial.

“Certa vez, comentei com a Manu que dinheiro não dava em árvore. Dias depois, quando fomos ao shopping, ela pediu para passar numa loja que vendesse semente. Então, perguntei: ‘Semente para quê, Manu? O que você quer plantar?’ e ela então respondeu: ‘Uma árvore de dinheiro!’”.

Ai, ai, Manu, infelizmente ainda não inventaram esse tipo de semente e é por isso que a Adriana sempre tenta explicar que o dinheiro não é infinito.

“Falamos pra ela que precisamos usar dinheiro com responsabilidade. Ela já entende que uma viagem de férias precisa ser planejada e que precisamos juntar dinheiro pra conseguir ir. Também dizemos que colocar muita comida no prato e não comer é desperdício de dinheiro, luz no quarto acesa sem ninguém estar lá também etc”.

Ficou curioso para saber as respostas da Manu pra nossas perguntinhas? Vamos ao que ela nos respondeu:

Manuzinha, o que é ser rico pra você?

Manuela: É uma pessoa que tem muito dinheiro para comprar comida.

E o que a sua mãe faz aqui na Neon?

Manuela: Ela trabalha no computador pegando dinheiro para dar para as pessoas.

1_004

Daniel e a espera pelo fim do ano 🎁 

IMG-20191003-WA0004

O Daniel tem 8 anos e é filho do Luciano, do nosso time de Tecnologia, e dá uma aula de organização financeira.

O Luciano contou pra gente que o Dani ganha todo mês oito moedas do pai e oito moedas da mãe. A quantidade de moedas não é à toa, corresponde à idade dele. Assim, ele já sabe que em dezembro, quando faz aniversário, o número de moedas subirá pra nove.

Mas não é só pelo “reajuste” da mesada que ele espera pacientemente o fim do ano. O Luciano contou pra gente que o Dani divide o dinheiro em três parte: uma vai para doces, outra pra brinquedos mais simples e uma terceira para um brinquedo mais caro e que ele quer muito e que ele ganha no próprio aniversário.

“Ele sempre junta o ano inteiro para ter aquele brinquedo mais desejado, esse ano é o PlayStation 4. É claro que vamos ter que inteirar o valor, mas ele entende que nada é de graça e a importância de ser responsável com o dinheiro”.

Pra ajudar o Daniel a ser ainda mais organizado financeiramente, o Luciano sempre explica pra ele que para contratar um serviço ou ter um produto novo é preciso desembolsar dinheiro.

Quer saber mais sobre nosso economista-mirim? Veja só as respostas do Daniel:

Dani, o que é ser rico?

Daniel: Ser rico é ter muito dinheiro, comida, saúde, amigos e família.

E o que seu pai faz aqui na Neon?

Daniel: Trabalha com programação, fazendo testes e dando ideias para as pessoas.

E não é que ele acertou?

1_003

Ryhana e as datas comemorativas 💝

RYHANA

Ryhana tem 11 anos e é filha da Márcia, Geek do nosso time de atendimento.

Ela é tão fofa que toda vez que coloca uma moedinha no cofrinho, avisa a mãe que é pra comprar um presente de Dia das Mães <3.

A Márcia está sempre comentando com a Ryhana que dinheiro está diretamente ligado a desperdício.

“Quando ela demora muito no banho ou deixa as luzes acessas, falo sobre desperdício com ela. Também de como a gente tem que economizar para adquirir algo novo para o nosso conforto ou alguma necessidade, ou até mesmo em caso de algum imprevisto”, disse.

O que mais a Ryhana sabe sobre dinheiro? Perguntamos pra ela!

Ryh, o que é ser rico pra você?

Ryhana: É quando não falta nada e pode ter as coisas que precisa. Mas às vezes dá problema, porque uma colega da minha escola é deixada de lado porque é rica.

E o que a sua mãe faz na Neon?

Ryhana: Ela cuida do dinheiro das pessoas!

1_001

Isadora e o número dois 💩

11

Isadora tem 5 anos e é filha do Fernando, do nosso time de Tecnologia.

Talvez vocês não se lembrem de quando eram bebês, mas quem nunca preferiu fazer as coisas na fralda do que no pinico que atire a primeira pedra! Pra Isa, o processo de desfralde também não foi fácil até que recebeu um incentivo diferente... O Fernando disse pra gente o seguinte:

“A Isadora teve dificuldades para o desfralde. Foram muitas tentativas com livros educativos, painel de recompensa, entre outros artifícios. O que ajudou muito foi quando estipulamos uma meta para ela: toda vez que ela fizesse cocô no lugar certo, ela ganharia uma moeda para depositar no cofrinho. Assim ela teria dinheiro para conseguir comprar brinquedos.”

Com esse novo incentivo não é que funcionou?

Porém, certa vez a Isa pegou os pais desprevenidos.

“Um dia, estava sem moeda, e não podia ser dinheiro de papel pra dar pra ela.  Ela foi no banheiro, voltou pra pegar sua recompensa, e quando eu disse que não tinha moeda, ela chorou e perguntou como iria fazer pra colocar o cocô de volta!”

Mas nem só de incentivos, moedas e desfralde vive a educação financeira da Isa. O Fernando disse que ela já tem noção que pra comprar coisas precisa ter dinheiro e, por isso, sempre busca uma forma de recompensar pequenas tarefas – às vezes com dinheiro, outras com um mero obrigado de coração, ou um adesivo de reconhecimento.

Não podíamos deixar de entrevistar a Isa, né? Então perguntamos:

Isa, o que é ser rico?

Isadora: É ter muito brinquedo e doce.

E o que o seu pai faz na Neon?

Isadora: Ele brinca com os amigos!

Rafael e Helena e os investimentos

💰

rafael

helena1

Rafael tem 10 anos e a Helena tem 8 anos ambos são filhos do Victor, do nosso time de tecnologia.

Quais são as vantagens de ter parentes preocupados com o futuro financeiro? Rafael e Helena já sabem: aprender a investir desde cedo!

Cada um dos irmãos tem um investimento no CDB Neon na conta do pai e é pra lá que vai parte da mesada que recebe.

“Eles acompanham as aplicações de perto. Todos os dias pedem meu celular para ver no aplicativo como está o rendimento de cada um. Além de se divertirem muito colocando dinheiro no porquinho do app!”

Eles também participaram da nossa entrevista:

Helena, o que é ser rico pra você?

Helena: É uma pessoa com muito dinheiro.

E o que o seu pai faz na Neon?

Helena: Ele trabalha com sistemas de computador e informática.

E para você, Rafa, o que é ser rico?

Rafael: É ter muito dinheiro e possuir coisas bonitas, chiques e caras. Um exemplo de pessoa rica é o Cristiano Ronaldo.

E o que o seu pai faz aqui na Neon?

Rafael: Ele trabalha com informática, computador e aplicativos de celulares.

E aí, gostou das histórias dessas fofuras? Nós amamos compartilhar um pouco sobre elas com vocês!

Quem mais tem dicas para ajudar as crianças a pensar em dinheiro de forma consciente? Conta pra gente nos comentários!

Comentários