Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Por que comprar de empresas sustentáveis no Brasil?

Time Neon

As empresas sustentáveis no Brasil e no mundo são a esperança de um futuro melhor para o planeta e a sociedade. Elas saem em defesa do meio ambiente, adotam práticas de gestão responsáveis, contribuem com a comunidade e não deixam de lucrar por isso. Pelo contrário: crescem ainda mais sólidas.

Por isso, comprar de empresas que se preocupam com a sustentabilidade é uma forma de lutar por um mundo mais justo e garantir que haja recursos para as próximas gerações.

Pronto para fazer escolhas mais éticas e reconhecer as empresas sustentáveis no Brasil? É só continuar lendo e mudar seus hábitos de consumo.

O que são empresas sustentáveis no Brasil e no mundo

O que define as empresas sustentáveis no Brasil e no mundo é a capacidade de contribuir com o desenvolvimento da sociedade em longo prazo, preservar o meio ambiente e adotar práticas responsáveis em sua gestão.

Muitas pessoas ainda pensam que as empresas preocupadas com a sustentabilidade são aquelas que reciclam, cuidam das praças do bairro e seguem todas as normas ambientais.

De fato, essas ações são importantes, mas é preciso ir muito mais longe para receber o selo de “negócio sustentável”.

Além de cuidar do verde e ter posturas ecologicamente corretas, a empresa também precisa criar um modelo de negócio que se sustente por muitos anos do ponto de vista econômico, ambiental e social.

Inclusive, ela deve ser capaz de crescer e atender aos interesses de sócios, acionistas, parceiros, colaboradores, consumidores e a própria comunidade, sempre de forma justa e transparente.

Além disso, a empresa realmente sustentável sabe como gerenciar seus recursos com eficiência para atender não apenas às necessidades da geração atual, mas também das gerações futuras que vão habitar o planeta.

Critérios para reconhecer uma empresa sustentável

Para você ter uma ideia, estes são alguns critérios que ajudam a reconhecer empresas sustentáveis no Brasil e no mundo:

  • Contribuir com a proteção, defesa e melhoria do meio ambiente
  • Construir um ambiente de trabalho saudável e engajado para os colaboradores, garantindo seu bem-estar, segurança e perspectivas de crescimento profissional
  • Fazer uso racional e eficiente dos recursos naturais e ambientais, evitando desperdícios, escassez e superexploração
  • Investir em tecnologia para minimizar os impactos ambientais, otimizar o uso dos recursos e proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos colaboradores
  • Adotar políticas de inovação como energias renováveis e economia circular
  • Garantir relações justas e transparentes com fornecedores e parceiros
  • Gerar valor para sócios e acionistas, garantindo a remuneração adequada para seus investimentos
  • Adotar modelos participativos de governança, priorizando a transparência das ações e procedimentos éticos
  • Promover a inclusão em seu quadro de colaboradores e na comunidade em que atua
  • Gerar valor para consumidores e proporcionar uma experiência do cliente satisfatória
  • Manter um bom nível de competitividade e garantir seu crescimento como agente do desenvolvimento e progresso na região em que atua
  • Contribuir com a comunidade por meio de projetos, ações sociais e empreendedorismo social

 

Todos esses compromissos são assumidos pela empresa sustentável em algum nível, buscando a forma mais justa possível de atuação para favorecer os negócios, as pessoas e o planeta.

Crescimento das empresas sustentáveis no Brasil

No mundo todo, a estimativa é que as empresas sustentáveis movimentem mais de US$ 4,5 trilhões até 2030, segundo um relatório da Comissão Comissão Global para Empresas e Desenvolvimento Sustentável do Fórum Econômico Mundial.

No Brasil, a tendência da sustentabilidade nos negócios ainda é bastante recente, mas estamos testemunhando avanços importantes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Union + Webster, publicada em 2019 pela Agência Fiep, 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Além disso, 70% dos entrevistados afirmaram que não se importam em pagar um pouco a mais por isso.

De acordo com o pesquisador Augusto Machado, do Observatório do Sistema Fiep, os empreendedores estão percebendo que precisam gerenciar melhor seus recursos e atuar de maneira transparente e responsável para se diferenciar no mercado.

Outra pesquisa, feita pela IBM em parceria com a NRF, mostra que os consumidores estão dispostos a pagar 35% a mais por produtos e serviços sustentáveis, como as opções recicladas ou ecológicas.

Além da evolução da consciência dos consumidores, as empresas brasileiras também estão progredindo na sustentabilidade.

Em 2020, por exemplo, o Brasil foi o único país da América Latina a ter empresas figurando no ranking das “100 empresas mais sustentáveis do mundo de 2020”, realizado pela Corporate Knights e promovido pelo Fórum Econômico Mundial.

3 exemplos de empresas sustentáveis no Brasil

Segundo dados publicados na Money Times, estas foram as três organizações que se destacaram no ranking das empresas sustentáveis:

  • Banco do Brasil em 9º lugar
  • Cemig (concessionária estatal de energia elétrica de Minas Gerais) em 19º lugar
  • Natura em 30º lugar

 

Confira um pouco sobre cada uma delas:

Banco do Brasil

O Banco do Brasil já apareceu no ranking das empresas mais sustentáveis do mundo cinco vezes.

O segredo está no investimento contínuo do banco no setor de economia verde, que busca a baixa emissão de carbono, eficiência no uso dos recursos naturais e a busca incessante pela inclusão social.

De acordo com a Gerente Executiva de Sustentabilidade e Inovação do Banco do Brasil, Ana Maria Macedo, a empresa já investiu mais de R$ 193 bilhões nessas iniciativas, incluindo:

  • Projetos para implementação do crédito sustentável
  • Avaliação de risco de commodities como soja, café e pecuária
  • Projetos de desenvolvimento de energia solar
  • Tecnologias de eficiência hídrica

Natura

A Natura é referência absoluta de sustentabilidade em empresas brasileiras, com iniciativas que vão desde a produção ecológica de cosméticos até projetos sociais nacionais.

A empresa faz parte do movimento B-Corp - grupo mundial de empresas que unem lucro com benefícios socioambientais - e possui o selo UEBT (Union for Ethical Biotrade) que atesta o uso de ingredientes de origem sustentável e relações ética com comunidades fornecedoras.

Além disso, a marca se comprometeu a usar no mínimo 74% de materiais recicláveis nas embalagens em 2020, reduzir em 33% a emissão de gases de efeito estufa e beneficiar 10 mil famílias nas cadeias produtivas da Amazônia.

Pequenas empresas

Mas não são apenas as grandes empresas que se destacam na sustentabilidade. O Sebrae listou alguns exemplos de pequenas empresas que se comprometem com o desenvolvimento sustentável sem precisar de um orçamento milionário:

  • O salão de beleza Chic Coiffeur de Natal (RN), que criou um método inovador para medir a quantidade de produto usado no cabelo dos clientes e diminuir o desperdício, além de utilizar energia solar, fazer coleta seletiva e destinar o lixo corretamente
  • A Mecânica Chiquinho, que utiliza telhas translúcidas para economizar energia e usa um sistema de captação de água da chuva que abastece 90% da oficina, além de reciclar todo o óleo e embalagens de peças
  • A Rede Premialy Padaria de Minas Gerais, que investe em campanhas de arrecadação de livros usados, concurso de redação para jovens e doação de presentes de Natal para crianças, além de reciclar pilhas, baterias e óleo de cozinha

 

Essa é a prova de que pequenos negócios também podem contribuir com a sociedade e meio ambiente, pensar no futuro e fazer a diferença no mercado.

Motivos para comprar de empresas sustentáveis no Brasil

Existem motivos de sobra para comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis no Brasil. Confira os mais animadores:

Para contribuir com o meio ambiente

Ao comprar produtos e serviços de empresas que contribuem para o meio ambiente, você incentiva práticas ecologicamente corretas e ajuda a preservar o planeta.

Com uma simples decisão de compra, você pode evitar o descarte inadequado de lixo, estimular as energias renováveis e contribuir com a defesa dos biomas naturais do país, por exemplo.

Quanto maior for a demanda por esse tipo de produto, mais as empresas vão investir em práticas sustentáveis e mudar o mercado para melhor.

Para incentivar o comércio justo

Além do meio ambiente, as empresas também precisam garantir relações comerciais justas e respeitar seus fornecedores, parceiros, clientes e colaboradores.

Quando você prefere comprar de uma empresa responsável, está alimentando uma rede que cria oportunidades para pequenos produtores, combate a pobreza e coloca o país nos rumos do desenvolvimento sustentável.

Para humanizar as relações de trabalho

Comprar de empresas sustentáveis também incentiva a humanização das relações de trabalho no mundo.

Isso porque essas organizações estão preocupadas em criar ambientes de trabalho mais saudáveis, garantir o bem-estar de seus funcionários e valorizar o papel central das pessoas no crescimento dos negócios.

Para garantir o futuro dos seus filhos

Finalmente, preferir empresas sustentáveis hoje é uma forma de garantir um mundo melhor para seus filhos no futuro.

Afinal, o grande mérito dessas organizações é cuidar dos recursos do planeta e da sociedade para que o amanhã seja mais próspero.

Como você pode ver, comprar de empresas responsáveis é um ato que beneficia você, sua família e toda a sociedade.

E então, está convencido a procurar empresas sustentáveis nas suas próximas compras?

Deixe seu comentário contando o que achou do assunto e compartilhe a ideia nas suas redes sociais 😉

 

Leia mais:

+ O que é ESG e como ele está mudando os investimentos para melhor

+ Tudo sobre economia circular e sua importância para gestão financeira

+ 9 dicas para usar a economia colaborativa a favor do seu bolso

Comentários