Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Veja como ser efetivado após o trabalho temporário

Mariana Lima

Em épocas de crise, quem quer ter um emprego fixo, com carteira assinada e benefícios, precisa se destacar dos demais concorrentes. Se você está fazendo um trabalho temporário, saiba que com esforço e dedicação terá ainda mais chances de conseguir a tão sonhada CLT.

Para muitas pessoas, um trabalho com carteira assinada é sinônimo de contas pagas e vida financeira organizada.

Mas já mostramos aqui que é possível cuidar bem do dinheiro tendo uma renda variável e que ser dono do próprio negócio também pode te permitir uma vida financeira estável.

Por isso, avalie suas reais motivações para ter a carteira assinada. E deixe de lado a ideia de que só quem tem salário fixo tem poder sobre o dinheiro!

Agora se você está em um trabalho temporário e tem interesse em ser efetivado, veja algumas dicas para te ajudar nisso.

Como aumentar as chances de ser efetivado em um trabalho temporário

 

Vejamos algumas dicas:

Leve seu trabalho temporário a sério

Não é porque o seu tempo de serviço naquela empresa tem uma data oficial para terminar que você não vai dar o máximo de si em suas tarefas.

Aproveite a oportunidade e mostre que você se destaca entre os outros profissionais da sua área que estão buscando uma oportunidade no mercado de trabalho.

Aproveite para fazer sugestões de projetos e melhorias que tragam efeitos positivos de médio e longo prazo para a empresa.

Assim, você terá mais chances de conquistar a confiança do seu chefe e aumentar as possibilidades de ser contratado quando surgir uma oportunidade.

Cumpra as datas de entregas e horários

O projeto tem uma data para ser entregue? Obedeça aos prazos, dando o melhor de si em cada tarefa.

É importante que você mostre que é responsável e que cumpre as demandas dentro do prazo esperado e que o seu chefe pode confiar no seu trabalho.

A pontualidade também é importante na hora de chegar e de sair do trabalho. Se no lugar tem hora pra entrar, se programe para evitar atrasos.

Também evite fazer muitas horas extras. Apesar de no primeiro momento parecer que você está sendo produtivo, o tiro pode sair pela culatra. Afinal, o a empresa preferirá quem consegue produzir mais e melhor no horário estipulado por contrato, sem o pagamento de hora extra.

É claro que há imprevistos e muitas vezes as coisas podem acontecer fora do planejado. Nesse caso, avise ao seu gestor o quanto antes sobre a situação.

Lembre-se: comunicação é a chave de sucesso para qualquer relação profissional.

Trabalhe em equipe

Duas cabeças pensam melhor do que uma sozinha e as empresas sabem disso.

Para que você tenha mais chances de ser efetivado é preciso mostrar que você tem jogo de cintura e consegue trabalhar tranquilamente com outras pessoas.

Ao mostrar que sabe trabalhar em equipe, você prova para o seu gestor que respeita opiniões, divide aprendizados e é humilde para aprender com os colegas.

Quem não quer trabalhar com alguém assim? 😉

Mostre interesse

Outra forma de se destacar é se interessando pelas suas tarefas e demais atividades correlacionadas na empresa.

Um bom funcionário tem ao menos uma ideia de como funciona toda a cadeia produtiva da companhia. Isso ajuda tanto ele a vender os produtos e serviços quanto a desempenhar melhor a própria função.

Por isso, busque sempre saber um pouco mais sobre o lugar que você quer ser contratado.

Atenção: evite puxar saco ou pressionar as pessoas. O seu interesse não pode atrapalhar o trabalho dos outros, ok? Evite ser um chato.

Peça feedbacks

Você sabe como está indo o seu trabalho? Pergunte!

Peça constantemente feedbacks de chefes e de colegas sobre suas atividades. Assim, você terá elementos para entender onde está mandando bem e quais tarefas precisam de mais atenção.

Pedir feedback também é uma demonstração de humildade. Afinal, não sabemos tudo e sempre teremos algo a melhorar 😉

Essas dicas foram úteis para você? Conta pra gente nos comentários!

Leia mais:

+ 5 dicas para te ajudar a se recolocar no mercado de trabalho

+ Como se comportar em uma entrevista de emprego online

+ Como é trabalhar na Neon?

Comentários