Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

9 dicas de cursos de Excel gratuitos para dominar as planilhas

Time Neon

Buscando cursos de Excel gratuitos para desvendar todos os segredos do software de planilhas mais famoso do mundo? Aliado a outros soluções corporativas, o Excel segue firme e forte no dia a dia das empresas e pode ser um grande aliado na sua vida profissional e pessoal.

Então, se você ainda se atrapalha com as fórmulas e funções do programa, vai gostar da lista de cursos de Excel gratuitos que preparamos neste guia.

Mas antes de tudo, você pode estar se perguntando...

... cursos de Excel ainda são relevantes no mercado de trabalho?

Apesar da evolução tecnológica e surgimento de plataformas cada vez mais inteligentes, o Excel ainda é visto como uma ferramenta essencial na rotina de empresas de todos os portes.

De acordo com uma pesquisa da consultoria Deloitte realizada com mais de mil executivos no mundo todo, publicada em 2019, 62% dos gestores continuam confiando nas planilhas do Excel para analisar dados e ter ideias.

No caso de análises de dados mais profundas e tomadas de decisão inteligentes, o Excel também pode ser combinado às ferramentas de Business Intelligence (BI) como Microsoft Power BI e IBM Cognos.

Outra pesquisa realizada pela Capterra em parceria com a consultoria Gartner, publicada em 2020, revela que 60% dos profissionais de contabilidade que atuam em PMEs preferem o bom e velho Excel para gerenciar as contas da empresa.

Por isso, o software da Microsoft não deve sair tão cedo da lista de pré-requisitos para vagas de emprego no mercado de trabalho, principalmente nas áreas administrativa, contábil e financeira.

Por que fazer um curso de Excel?

Os cursos de Excel gratuitos são ótimos para incrementar o currículo, mas também podem ser úteis para organizar sua vida financeira e projetos pessoais, por exemplo.

Afinal, o software serve para resolver diversos problemas e tem funções de automação que poupam muito trabalho com cálculos, projeções e organização de dados.

Então, vale a pena se aprofundar no programa para ter um diferencial no trabalho e ainda usar as planilhas para te ajudar a cuidar bem do seu planejamento financeiro.

Dica: use a planilha de gastos da Neon para controlar seu orçamento e cuidar do seu dinheiro.

Dá para fazer cursos de Excel gratuitos?

Felizmente, sim: existem várias opções de cursos de Excel gratuitos na internet, que você pode fazer a qualquer hora e lugar.

As opções vão desde minicursos introdutórios, voltados a iniciantes no programa, até conteúdos mais complexos que abordam funções, fórmulas e macros.

Para quem nunca saiu do “bê-a-bá” das planilhas e ainda se atrapalha com as formatações e cálculos do software, é uma ótima opção para ampliar os conhecimentos no pacote Office sem gastar nada ou ter que sair de casa.

Além do próprio treinamento da Microsoft, é possível encontrar cursos de Excel gratuitos em plataformas de e-learning e sites de instituições EAD, por exemplo.

E você ainda pode navegar pelas inúmeras aulas do YouTube, onde professores e consultores compartilham seu conhecimento sobre o Excel gratuitamente e recebem milhares de visualizações.

Ou seja: não tem desculpa para não dominar o software de planilhas mais usado na gestão de empresas e controle de finanças pessoais. 

9 cursos de Excel gratuitos e online para dominar as planilhas

Não faltam cursos de Excel gratuitos com os mais variados conteúdos, níveis e cargas horárias na internet. Confira algumas opções para se tornar um especialista em planilhas.

1. Treinamento da Microsoft

Para começar a lista de cursos de Excel gratuitos, vamos direto à fonte: o treinamento oficial da Microsoft.

A vantagem, nesse caso, é aprender sobre o programa com tutoriais atualizados de acordo com as últimas versões - atualmente, o Excel 365. Além disso, cada módulo indica quais versões são compatíveis com os passos ensinados, trazendo lições úteis para quem usa Excel 2010, 2013, 2016 ou 2019.

O treinamento inclui uma introdução geral e módulos específicos para linhas e colunas, células, formatação, fórmulas e funções, tabelas, gráficos, compartilhamento e muito mais.

Depois de fazer o curso, você ainda pode baixar os modelos do Excel e aplicar seu aprendizado.

2. Cursos iPED

Na plataforma iPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância), você encontra os seguintes cursos de Excel gratuitos:

O curso online de Excel mais extenso do site é o de introdução, com carga horária de 10 horas, enquanto os outros tratam de temas específicos do software e têm entre 2 e 5 horas de duração.

No entanto, o conteúdo grátis é limitado dentro dos cursos, e para ter acesso a todos os capítulos (os cursos completos têm entre 80 e 90 horas) é preciso assinar a versão premium, que é paga.

3. Cursos da Fundação Bradesco

Na escola virtual da Fundação Bradesco, você consegue aprender Excel do básico ao avançado em três cursos online gratuitos:

O curso não tem pré-requisitos e o prazo para completar as aulas online é de 60 dias, com direito a certificado.

Entre os módulos oferecidos, estão:

  • Formatando tabelas e células;
  • Trabalhando com fórmulas;
  • Gráficos;
  • Modelo de pasta de trabalho;
  • Funções;
  • Trabalhando com elementos gráficos;
  • Trabalhando com nomes;
  • Importação de dados;
  • Validação usando auditoria;
  • Solver e funções;
  • Funções e banco de dados;
  • Funções, macros e formulários.

Logo, é uma boa oportunidade para fazer um curso online de Excel completo com conteúdo 100% gratuito e lições que vão do básico em formatação de planilhas até funções complexas e banco de dados.

A única desvantagem é a versão desatualizada do software, que pode deixar algumas funções do Excel 2019 e 365 de fora.

4. Curso Ginead

Outra opção de curso de Excel online com certificado e gratuito é o da Ginead (Instituto Nacional de Ensino a Distância).

O conteúdo é organizado nos seguintes módulos:

  • Introdução ao Excel;
  • Tela de trabalho;
  • Inserindo dados;
  • Salvando uma planilha;
  • Formatação de células;
  • Formatação de textos e números;
  • Entrada de dados;
  • Edição de dados;
  • Fórmulas e funções;
  • Operadores;
  • Argumentos;
  • Funções mais utilizadas;
  • Pasta de trabalho;
  • Formatação da planilha;
  • Gráficos;
  • Impressão.

Todo o conteúdo é gratuito e a carga horária é de 80 horas, mas é cobrada uma taxa de R$ 37,90 para emissão do certificado (opcional).

5. Cursos Doutores do Excel

A plataforma Doutores do Excel, especializada em cursos para o software de planilhas, oferece três opções gratuitas:

Basta fazer o cadastro no site para ter acesso aos cursos grátis, que são focados na empregabilidade e produtividade.

6. Cursos da Udemy

A plataforma EAD Udemy oferece vários cursos de Excel online gratuitos e bem avaliados.

Estes são alguns exemplos:

Além da grande variedade de temas e instrutores, a Udemy permite que você confira as avaliações de outros usuários, pesquisa sobre a reputação do professor e tenha uma amostra do conteúdo do curso.

No entanto, vale lembrar que os cursos gratuitos não dão direito a certificado nem a perguntas diretas ao instrutor.

7. Canal Ninja do Excel

O YouTube também é uma excelente fonte de conteúdo para fazer seu curso de Excel online grátis. O canal Ninja do Excel do professor Edson Cavalcante Jr., por exemplo, traz aulas, dicas e cursos completos do básico ao avançado para dominar o software.

Uma das playlists mais acessadas compila “30 aulas de Excel em 30 dias”, com as funções e dúvidas mais comuns dos usuários.

Já o curso de Excel básico pode ser feito em 9 videoaulas dinâmicas, enquanto as aulas de PROCX (pesquisa de intervalos e matrizes) fazem sucesso entre os seguidores.

8. Canal Tudo com Excel

No canal do YouTube "Tudo com Excel", da consultora e professora Tarcila Landin, você encontra minicursos completos que exploram todas as funções do Excel - alguns com mais de 3 horas de duração.

O minicurso de dashboard com segmentação de dados, por exemplo, tem mais de 600 mil visualizações e passa de uma hora de duração.

Também vale a pena conferir o curso de dashboard analítico e o minicurso de automatização de rotinas.

9. Curso de Excel com Jhonny Lopes

Outro curso popular no YouTube é o "Curso Excel básico 2020" do professor Jhonny Lopes.

Em seu canal exclusivo de cursos de Excel gratuitos, ele transmite seus conhecimentos sobre o software para usuários de todos os níveis, com uma linguagem direta e descomplicada.

E aí, já decidiu qual dos cursos de Excel gratuitos vai fazer primeiro? Deixe seu comentário com sugestões e conte sua experiência com o software.

Leia mais:

+ Como aproveitar melhor as aulas online

+ Descubra como usar as planilhas do Google em pequenas empresas

+ Dicas de cursos online gratuitos para aprender algo novo

Comentários