Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

8 cursos de educação financeira gratuitos para organizar o orçamento

Time Neon

Os cursos de educação financeira estão se multiplicando pela internet e ajudando milhares de pessoas a melhorar sua relação com o dinheiro. Hoje você já pode fazer cursos oficiais da B3 (a Bolsa de Valores brasileira) ou do Banco Central do Brasil de graça e sem sair de casa, graças à educação a distância.

Os instrutores ensinam a organizar seu orçamento, entrar no mercado financeiro, usar o crédito com consciência, poupar, escolher investimentos, calcular juros e muito mais.

Aqui vamos te explicar por que é importante investir seu tempo nisso e também mostraremos 8 opções online e gratuitas para você começar a aprender hoje mesmo.

Por que fazer cursos de educação financeira

Os cursos de educação financeira são uma via rápida para você cuidar bem do seu dinheiro e organizar suas finanças.

Infelizmente, o acesso a esse tipo de conteúdo é escasso no ensino brasileiro e pouco se fala sobre a necessidade de controlar o orçamento pessoal, poupar, investir, entre outros conceitos financeiros básicos.

De acordo com uma pesquisa global realizada pela consultoria Gallup em parceria com o centro GFLEC, o Brasil ocupa a 67ª posição entre os 143 países do ranking global de educação financeira.

Nas entrevistas realizadas, apenas 35% da população brasileira acertou questões básicas sobre finanças e foi considerada “financeiramente alfabetizada” — nos países desenvolvidos, o índice é de 55%.

O resultado dessa falta de informação sobre finanças é o alto índice de endividamento, desconhecimento sobre o mercado financeiro, dificuldade para manter as contas em dia e atingir metas financeiras, entre outros problemas.

Por isso, é muito importante que você procure cursos de educação financeira para aprender a organizar seu orçamento e, assim, investir no seu futuro também.

Aqui mostramos algumas dicas sobre como organizar o orçamento familiar e definir prioridades.

Onde fazer cursos de educação financeira

Existem cursos de educação financeira para todos os bolsos e realidades, desde minicursos online gratuitos até pós-graduações presenciais.

Para quem só quer aprender a cuidar melhor do dinheiro, usar o crédito com responsabilidade e começar a investir, por exemplo, as opções gratuitas já oferecem todo o conteúdo necessário para organizar o orçamento e dar os primeiros passos no mercado financeiro.

E o melhor é que dá para fazer os cursos sem sair de casa, acessando apostilas, videoaulas e lições 100% online. Além disso, várias entidades, empresas e instituições referência no mercado financeiro oferecem seus próprios cursos com conteúdos completos e acessíveis.

Logo, você não tem desculpa para não começar a estudar agora mesmo e aprender a gerenciar seu dinheiro de forma inteligente.

8 cursos de educação financeira online e gratuitos

A internet está cheia de cursos de educação financeira rápidos, gratuitos e interativos. Confira a nossa seleção.

1. Fundamentos de Economia e Finanças (Anbima)

O curso “Fundamentos de Economia e Finanças” da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) é 100% gratuito e traz uma base importante para quem está começando a entender o mercado financeiro e o cenário econômico.

Entre os conteúdos abordados estão os principais cálculos financeiros, interpretação de gráficos e resolução de problemas, além de conceitos como juros, indicadores e inflação.

Ao se inscrever, você tem acesso a uma apostila em PDF e tem 30 dias para finalizar o curso, que possui carga horária de 8 horas. O único requisito é ter conhecimento prévio em matemática financeira.

Além disso, você ganha um certificado após a avaliação final.

2. Mercado Financeiro de A a Z (Anbima)

Outro curso online fundamental da Anbima é o “Mercado Financeiro de A a Z”, indicado para quem está começando nos investimentos.

Nele você vai entender a estrutura do sistema financeiro nacional, principais políticas econômicas do país, características dos mercados financeiros e riscos de diferentes ativos. Além disso, terá uma visão mais ampla da economia brasileira e conhecerá os principais produtos de investimento.

O curso é gratuito, possui carga horária de 5 horas e pode ser completado em até 30 dias na plataforma, com direito a certificado digital de participação.

3. Como funciona uma Bolsa de Valores (B3)

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) possui o “Hub de Educação Financeira”, que tem uma série de cursos, vídeos e artigos gratuitos sobre finanças pessoais e investimentos.

Um dos cursos mais acessados da plataforma é o “Como funciona uma Bolsa de Valores”, que traz diversos de vídeos com conteúdos exclusivos sobre o funcionamento da B3, regras do mercado de ações e análise do Ibovespa.

Se você quer começar a investir na bolsa e operar ações, esse é um excelente ponto de partida. Os vídeos são bem curtos (entre um e cinco minutos) e todo o curso pode ser finalizado em apenas meia hora.

Para ter acesso livre a esse e outros cursos da B3, basta fazer um cadastro rápido.

4. Gestão de Finanças Pessoais (Banco Central do Brasil)

O curso “Gestão de Finanças Pessoais” é oferecido gratuitamente pelo Banco Central do Brasil na plataforma Escola Virtual Gov do Governo Federal.

Ele foi desenvolvido em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF) e traz os conceitos básicos de gestão financeira pessoal em uma série de vídeos animados.

A proposta é ensinar sobre finanças de forma lúdica, utilizando a história de uma família comum para ajudar as pessoas a terem uma relação mais saudável com o dinheiro.

Entre os temas abordados estão a elaboração de orçamento pessoal e familiar, crédito e endividamento, consumo planejado e consciente, poupança e investimentos, serviços financeiros e muito mais.

O curso tem carga horária de 20 horas e pode ser feito em até 30 dias — basta fazer sua inscrição no portal.

5. Como Gastar Conscientemente (FGV)

O curso “Como Gastar Conscientemente” da Fundação Getúlio Vargas (FGV) é aberto a todos que querem consumir com mais consciência, evitar as compras por impulso e cuidar melhor do bolso.

Entre os tópicos abordados, estão:

  • Por que devo administrar meu dinheiro?
  • Eu "preciso" ou "quero" isso?
  • Devo comprar à vista ou a crédito?
  • O consumo me faz feliz?

 

Se você já se fez algumas dessas perguntas, vale a pena se inscrever e completar as 8 horas de curso online.

Falando em compras por impulso, aqui explicamos como evitar o consumismo e parar de comprar por ansiedade.

6. Na Real (LIT)

A plataforma de e-learning LIT oferece uma série completa sobre educação financeira chamada “Na Real”.

São sete episódios apresentados por professores formados pela FEA/USP e atuantes na Saint Paul Escola de Negócios:

  • Episódio 1: Na Real, precisamos falar sobre dinheiro!
  • Episódio 2: Na Real, analisar seus ganhos e gastos é o primeiro passo
  • Episódio 3: Na real, entender as suas dívidas e quanto pode investir é fundamental
  • Episódio 4: Na real, é possível economizar
  • Episódio 5: Na real, não tem sentimento melhor do que dar adeus às dívidas
  • Episódio 6: Na real, investir pode ser para todos!
  • Episódio 7: Na real, precisamos definir objetivos: financeiros e não financeiros

 

A plataforma é paga e possui várias opções de planos, mas você pode fazer o curso utilizando os 7 dias grátis que a LIT oferece.

7. Trilha Financeira (Serasa Ensina)

O curso “Trilha Financeira” é uma jornada de educação financeira oferecida gratuitamente pelo Serasa Ensina.

Ele é dividido em cinco módulos essenciais:

  1. Orçamento (80 minutos): como organizar e classificar gastos, controlar ganhos e gerar renda extra
  2. Produtos (80 minutos): como utilizar os vários tipos de crédito, conta corrente e serviços bancários em geral
  3. Dívidas (100 minutos): como gerenciar e negociar dívidas, calcular juros e evitar o superendividamento
  4. Renda (100 minutos): como conseguir emprego, investir na qualificação profissional e empreender
  5. Crédito (100 minutos): como usar o cartão de crédito, empréstimos e financiamentos com responsabilidade
  6. Fraudes (100 minutos): como se proteger de fraudes físicas e digitais

 

Entre os instrutores estão coaches, planejadores e educadores financeiros renomados do mercado.

8. Matemática Financeira Básica (CVM Educacional)

Se matemática nunca foi seu forte, o curso de “Matemática Financeira Básica” da CVM Educacional (portal de educação da Comissão de Valores Mobiliários) pode dar uma ajuda nos cálculos.

O conteúdo é voltado para qualquer pessoa que possui conhecimentos básicos em matemática e quer se aprofundar nas fórmulas relacionadas a consumo, empréstimos, financiamentos e investimentos para tomar decisões financeiras.

Entre os as informações apresentadas no curso estão juros simples e compostos, taxas proporcionais e taxas nominais/efetivas, além de problemas práticos do dia a dia.

O curso tem duração de 5 horas e para conseguir o certificado digital é preciso acertar no mínimo 70% na avaliação final.

 

E então, já escolheu qual dos cursos de educação financeira você vai fazer? Aqui você também confere 9 cursos gratuitos de Excel que te ajudarão a dominar as planilhas e organizar melhor suas contas.

Compartilha com a gente nos comentários qual será o curso que você fará e compartilhe o conteúdo com amigos que também precisam aprender sobre finanças.

Comentários