Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Crescimento de compras online e delivery: dicas para economizar

Larissa Chinaglia

Quantas vezes você pediu delivery esse mês? Talvez seja até difícil contar, não é mesmo? Segundo um levantamento feito G1, o número de compras online aumentou muito de 2019 para 2021.

As compras de comida por delivery foram de 30,4% para 54,8%, ou seja, quase o dobro. Já as compras no supermercado online foram de 9,2% para 30,3%.

Provavelmente você faz parte dessas estatísticas, estou certa?

Seja porque durante a pandemia ficamos mais assustados de ir ao supermercado ou porque ficamos cansados de comer a comida de casa, o delivery se tornou muito mais prático.

E, em pouco tempo, entendemos que tudo poderia ser comprado pela internet. Se antes tínhamos receio de comprar roupas pela internet e elas não servirem, por exemplo, agora sabemos que é fácil trocar depois.

Sem contar a emoção que dá quando chega um mimo em casa (mesmo que a gente tenha pago por ele), né? 

Pois é, ficou fácil fazer compras online ou por delivery.
Mas e a fatura do cartão de crédito no final do mês?

Medo de cair em fraudes e golpes na internet? Aprenda a garantir sua segurança.

Vem com a gente que vamos te dar algumas dicas!

O cenário do crescimento das compras online

Antes de partirmos para as dicas de como economizar, vamos entender alguns dados sobre o crescimento das compras online. Assim, quem sabe, você também não tem uma clareza maior em quais lugares você está gastando mais.

De maio de 2020 para maio de 2021, 91% dos internautas brasileiros realizaram alguma compra pela internet

O setor de maior destaque foi o de alimentos e a comida por delivery, como citamos acima, quase dobrou. Já as compras por supermercado online triplicaram.

Mas outros setores também se beneficiaram: os streamings de filmes e séries, como Netflix, foram de 26,8% para 35,9%. E quem não maratonou filmes e séries nessa pandemia, não é mesmo?

Ah, e falando em filmes, nós fizemos uma lista de filmes sobre consumismo e outra sobre filmes do mercado financeiro — assim você aprende se divertindo!

Os streamings de música também se destacaram: em 2019 a procura era 10,5% e em 2021 foi para 19%.

E claro que a pandemia não fez com que os estudos parassem. Com isso, a procura por cursos online foi de 9,4% para 19,9%.

Confira mais dados na matéria do G1 Economia.

"Com a pandemia, tivemos setores que foram beneficiados e cresceram muito. Tivemos uma aceleração dessa mudança de hábito, de usar a internet e fazer a compra via remota, e uma antecipação eu diria de quase 20 anos. Mas o mais interessante é que já estávamos preparados para isso", afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

Agora que você já tem mais clareza sobre qual é o novo cenário das compras online e por delivery, vamos mostrar algumas dicas para você economizar e não extrapolar o orçamento. 

Continue lendo!

5 dicas para economizar em delivery e compras online

1. Acompanhe seu cartão de crédito

Boa parte das compras por aplicativos são feitas por cartão de crédito. Com isso, fica muito fácil esquecermos o que compramos ou porque compramos. Sabemos apenas dos R$ 100 ou R$ 1 mil que aparecem no final da fatura.

Nessa hora, já é tarde demais! Precisamos pagar de uma vez ou parcelar a fatura do cartão de crédito, e lidar com a economia no mês seguinte.

Por isso é tão importante acompanhar os gastos do seu cartão de crédito com frequência. Dê preferência por uma conta digital, como a Neon, onde você pode acompanhar seu dinheiro com facilidade pelo aplicativo.

Veja 10 dicas de para controlar a fatura do cartão de crédito.

2. Anote todos os seus gastos

Não adianta tentar fugir dessa dica, ela é valiosíssima se você quer mudar seus hábitos financeiros e controlar seus gastos.

Você precisa anotar seus gastos para saber o quanto de fato está gastando e onde. Só assim, você saberá exatamente quais áreas da sua vida precisam de economia e quais você pode se dar ao luxo de gastar um pouquinho a mais.

Para te ajudar nessa organização, uma dica é usar nossa planilha de gastos mensais.

Você pode baixar a versão simplificada ou completa e começar a organizar as suas despesas lá! Todos os cálculos serão feitos automaticamente para facilitar o seu controle.

BAIXAR PLANILHA COMPLETA

BAIXAR PLANILHA SIMPLIFICADA

3. Estabeleça um limite para gastos por aplicativo

Sabemos que é muito mais prático pedir uma comida por delivery do que cozinhar, mas, se esse hábito se tornar diário, pode também se tornar um gasto muito alto no final do mês.

Isso não significa que você deva se privar de pedir aquela pizza na sexta-feira ou uma comida japonesa quando tiver com vontade.

Ao montar o seu planejamento financeiro, você verá quanto de fato pode gastar com as compras em aplicativos. Então, estabeleça um valor máximo para essas despesas e sempre respeite esse limite.

4. Desative notificações no seu celular

Segundo pesquisas, 87% das pessoas usam o celular é para fazer suas compras na internet. E não da para evitar, nós sabemos que as notificações que aparecem são tentadoras, não é?

Cupom de desconto, compre um leve dois, promoção válida somente até hoje... São tantas chamadas atrativas que fica fácil cairmos na tentação.

Por isso, uma das dicas é desativar as notificações do seu celular. E não precisa ser de todos os aplicativos, apenas dos que sejam relacionados a compras.

A mesma dica vale para newsletters, aqueles e-mails promocionais que você recebe diariamente na sua caixa de entrada.

Descadastre-se de todos os e-mails que te fazem comprar mais do que deveria e mantenha apenas os que te ajudam a economizar, com a newsletter do Foca no Dinheiro.

5. Troque o delivery de comida pronta pelo delivery de supermercado

Agora o assunto é dicas para economizar na alimentação.

Sabemos que comida é um dos maiores gastos de uma casa e, com a pandemia, o preço dos alimentos subiu ainda mais, então economizar se tornou indispensável!

Uma das dicas clássicas para economizar em delivery de comida é comprar os ingredientes e fazer as receitas em casa. Além de econômico, isso ainda ajuda a reunir a família e os amigos para uma atividade de lazer de custo baixo.

Porém, com a pandemia ou com a falta de tempo, outra dica também pode te ajudar: pedir delivery de supermercado! Ainda que tenha o custo do frete, se torna mais barato do que comprar todas as refeições em restaurantes.

Algumas dicas para economizar ainda mais no delivery de supermercado são:

  • comprar em dias de promoção (e pelos aplicativos fica fácil consultar esses dias);
  • comprar os alimentos juntos, assim você consegue o valor mínimo para o frete grátis;
  • aproveitar cupons de desconto;
  • procurar e testar outras marcas (alguns mercados possuem marca própria com preços mais acessíveis.

Veja mais dicas para economizar no mercado e reduzir custos!

 

Lembre-se de que é importante controlar seus gastos por impulsos na hora de fazer compras por aplicativos ou sites.

Aproveite e leia o conteúdo sobre como evitar o consumismo e parar de comprar por ansiedade.

Você vem gastando muito com compras online e por delivery? Deixe nos comentários suas dicas de como economizar! 😉

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários