Controlar a fatura do cartão de crédito é difícil até para quem é organizado, com tantas oportunidades de compra e tentações ao redor.
Afinal, quem não quer comprar hoje e pagar depois, e ainda ter a opção de parcelamento?
Mas, infelizmente, crédito não é sinônimo de dinheiro extra para gastar, e sim de endividamento — daí a importância de usar com sabedoria e planejamento.
Então, será que você está acompanhando sua fatura do cartão de crédito Neon como deveria?
Continue lendo e confira nossas dicas para usar seu azulzinho com responsabilidade.
Como funciona a fatura do cartão de crédito
A fatura do cartão de crédito faz parte da vida financeira da maioria dos brasileiros, mas nem todos sabem lidar com ela.
Para você ter uma ideia, o cartão de crédito é a principal dívida para 77,8% das famílias, seguido dos carnês de lojas (17,3%) e financiamento de veículos (10,6%) segundo uma pesquisa da CNC publicada em 2020 na InfoMoney.
É fácil entender esses números quando você pensa na praticidade de usar um cartão para comprar hoje e pagar depois, e ainda poder parcelar as compras em várias prestações.
Mas, para usar esse instrumento de crédito com responsabilidade, você precisa conhecer muito bem a dinâmica da fatura e entender seus limites.
No app Neon, por exemplo, basta tocar na aba Crédito para visualizar sua fatura do mês em detalhes, além de ter acesso às próximas faturas e àquelas que já foram pagas.
Mas será que você sabe controlar essas contas e acompanhar de perto seus gastos?
Como ler sua fatura do cartão de crédito
Quando você abre seu app Neon e acessa a área de Crédito, vai direto para a fatura do cartão de crédito com todos os lançamentos das suas últimas compras.
Essa fatura pode estar aberta — quando ainda está contabilizando as compras do período — ou fechada — quando já chegou a data de fechamento e ela está pendente para pagamento.
Basicamente, seu cartão fecha entre 7 e 10 dias antes da data de vencimento escolhida, e todas as compras feitas a partir dessa data serão pagas somente na próxima fatura.
Por isso, o dia seguinte ao fechamento é chamado de “melhor dia de compra”, quando é possível comprar e pagar só no próximo vencimento — e nós avisamos você sobre essa data no app Neon.
Na mesma tela, você também terá acesso às faturas passadas já pagas e à próxima fatura, que aparece no app quando há uma parcela de compra ou fatura anterior pendente.
Por isso é importante checar sempre a fatura atual e a futura na hora de tomar suas decisões de compra, em vez de olhar apenas para as compras recentes.
Por que controlar a fatura do cartão de crédito
Se você souber controlar a fatura do cartão de crédito, ele será um grande aliado do seu bolso e seu melhor amigo nas compras.
Do contrário, se você se perder entre as parcelas e não acompanhar os gastos de perto, ele pode se tornar um perigo para a sua saúde financeira.
Não à toa, 67,5% dos brasileiros se endividaram no crédito e 26,7% atrasaram contas em setembro de 2020 — o maior índice histórico da CNC.
No app Neon, nós já pensamos em tudo para facilitar o monitoramento das suas compras no cartão de crédito e evitar que você se enrole nas dívidas.
Mesmo assim, é importante que você fique atento às faturas atuais e futuras, tome decisões de compra bem pensadas e avalie com cuidado as opções de parcelamento e pagamento mínimo, por exemplo.
Com as dicas a seguir, esse controle vai ficar mais fácil.
8 dicas para controlar melhor sua fatura do cartão de crédito
Pensando na saúde do seu bolso, preparamos algumas dicas essenciais para controlar melhor a fatura do seu cartão de crédito Neon.
Veja como cuidar bem do seu azulzinho.
1. Planeje seus gastos
O primeiro passo para controlar a fatura do cartão de crédito é planejar seus gastos com antecedência e definir um limite para as compras.
No geral, é recomendado que as despesas no crédito não ultrapassem 30% da sua renda, considerando todos os tipos de crédito contratados (cartão, financiamento, empréstimo, etc.).
Logo, sua fatura tem que caber dentro desse limite mensal para não atrapalhar seu planejamento financeiro e comprometer suas economias.
Dica: use a planilha de gastos Neon e o saldo inteligente do app para acompanhar suas compras bem de perto.
2. Tenha cuidado com o limite
Um erro comum das pessoas é encarar o limite do cartão de crédito como uma extensão do próprio salário.
Na verdade, ele é um instrumento de crédito e não deve ser considerado um “dinheiro extra disponível”, e sim uma potencial dívida.
Aqui na Neon, nós definimos o limite do seu cartão com base em uma análise do seu histórico de consumo, crédito e pagamentos, buscando sempre disponibilizar um valor compatível com a sua renda.
Conforme você vai usando o cartão e pagando em dia, esse valor vai aumentando para ampliar sua capacidade de compra.
Mas lembre-se: só gaste o que estiver dentro do seu planejamento, independentemente do limite total do seu cartão de crédito Neon.
3. Ajuste a data de vencimento
Para manter a fatura do cartão de crédito sempre em dia, o ideal é escolher a data de vencimento mais próxima ao seu dia de pagamento.
Assim, você recebe seu salário e já quita o cartão junto com outras contas, evitando atrasos e multas.
Na Neon, você pode escolher entre os dias 1, 5, 11, 15, 21 e 25, e pode trocar a data de vencimento a cada 90 dias.
4. Fique de olho nas faturas passadas e futuras
Quando abrir seu app para verificar sua fatura atual, lembre-se de olhar também para as faturas passadas e futuras (se houver).
Avaliando seus gastos passados, você tem uma ideia de quanto aumentou ou reduziu suas compras e pode controlar melhor a evolução do uso do crédito.
Já as faturas futuras mostram quais parcelamentos estão pendentes e o quanto você já comprometeu a renda dos meses seguintes — lembrando que essas pendências precisam ser incluídas no seu planejamento de gastos.
5. Evite o pagamento mínimo
Toda fatura de cartão de crédito oferece a opção de pagamento mínimo, composto por 15% do total de compras atual, 100% do saldo devedor de faturas anteriores e mais juros e mora pelo atraso.
Se você não tiver dinheiro para pagar a fatura total e pagar o mínimo, ou outro valor menor que o total gasto, entrará no crédito rotativo.
Essa é uma das modalidades de créditos mais caras do mercado — na Neon, são cobrados 13,9% ao mês com Custo Efetivo Total (CET) de 420,79% ao ano.
Por isso, mesmo que seja uma opção em um momento de urgência, é melhor evitar o pagamento mínimo e buscar alternativas como parcelar a fatura.
6. Se precisar, parcele a fatura
Se você tiver algum imprevisto e não conseguir pagar sua fatura na data de vencimento, a melhor opção é o parcelamento.
No app Neon, nós facilitamos sua vida com um recurso de simulação do valor das parcelas.
Nessa modalidade, são cobrados juros de 12,9% ao mês e o CET é de 368,09% ao ano.
Lembrando que se trata de uma medida emergencial, pois o ideal para sua vida financeira é sempre pagar o total da fatura em dia.
7. Evite atrasar o pagamento
Atrasar o pagamento da fatura do cartão de crédito, mesmo que por poucos dias, gera despesas que podem ser facilmente evitadas.
Na Neon, se você não pagar a fatura ou pagar um valor menor que o mínimo, ela passa a ser considerada “atrasada” e incide a cobrança de multa de 2% sobre o saldo devido.
Além disso, é cobrada uma mora de 1% ao mês sobre o saldo devedor para compensar a falta de pagamento a partir do atraso.
8. Não pague para ter cartão de crédito
Por fim, a dica que todo cliente Neon já segue à risca: não pague para ter cartão de crédito, quando você pode ficar livre da anuidade e das taxas.
Aqui você não paga mensalidade nem anuidade para usar os cartões de débito ou crédito, e ainda tem custo zero na manutenção de conta, transferências entre contas Neon e outros bancos, depósitos via boleto e até 4 saques na rede Banco24Horas.
Em vez de ganhar com taxas escondidas, nós preferimos ser transparentes com você e tirar nosso lucro somente da porcentagem das transações e dos juros que você viu acima — que só são cobrados em caso de atraso, pagamento mínimo e parcelamento da fatura.
Assim, você pode usar seu cartão de crédito Neon à vontade para aproveitar oportunidades, realizar sonhos e até organizar melhor seus gastos, sem precisar pagar tarifas por isso.
E agora, ficou mais fácil controlar sua fatura do cartão de crédito?
Comente se as dicas foram úteis para você e compartilhe com quem precisa se organizar.
Leia mais:
+ Organização financeira pessoal: como se manter focado e mudar hábitos
+ A importância do autoconhecimento para decidir sobre seu dinheiro