Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

10 dicas para controlar a fatura do cartão de crédito

Time Neon

Atualizado em 26 de abril de 2021

Controlar a fatura do cartão de crédito é difícil até para quem é organizado, com tantas oportunidades de compra e tentações ao redor. Afinal, quem não quer comprar hoje e pagar depois, e ainda ter a opção de parcelamento?

Mas, infelizmente, crédito não é sinônimo de dinheiro extra para gastar, e sim de endividamento — daí a importância de usar com sabedoria e planejamento.

O uso desordenado desse meio de pagamento dificulta o planejamento financeiro de diversas famílias brasileiras criando despesas sem fim — inclusive, as dívidas do cartão de crédito são umas das que que mais pesam no orçamento familiar.

Parte disso poderia ser resolvido com educação financeira e entendimento de que o cartão de crédito é só mais um meio de pagamento, como o dinheiro ou débito. Usando de forma correta, ele pode ser um grande aliado no seu dia a dia e te ajudar a realizar seus sonhos.

Mas como transformar o cartão de crédito em um aliado? Separamos algumas dicas para ajudar vocês a usar ele de forma consciente.

Aqui vamos mostrar:

 

Quer saber mais sobre como usar esse meio de pagamento a seu favor?

Então continue lendo e confira nossas dicas para usar seu cartão de crédito com responsabilidade e transformá-lo em um aliado.

Como funciona a fatura do cartão de crédito

A fatura do cartão de crédito faz parte da vida financeira da maioria dos brasileiros, mas nem todos sabem lidar com ela.

Para você ter uma ideia, o cartão de crédito é a principal dívida para 77,8% das famílias, seguido dos carnês de lojas (17,3%) e financiamento de veículos (10,6%), segundo uma pesquisa da CNC publicada em 2020 na InfoMoney.

É fácil entender esses números quando você pensa na praticidade de usar um cartão para comprar hoje e pagar depois, e ainda poder parcelar as compras em várias prestações.

Mas, para usar esse instrumento de crédito com responsabilidade, você precisa conhecer muito bem a dinâmica da fatura e entender seus limites.

No app Neon, por exemplo, basta tocar na aba “Crédito” para visualizar sua fatura do mês em detalhes, além de ter acesso às próximas faturas e àquelas que já foram pagas.

Mas será que você sabe controlar essas contas e acompanhar de perto seus gastos?

Como ler sua fatura do cartão de crédito

Quando você abre seu app Neon e acessa a área de “Crédito”, vai direto para a fatura do cartão de crédito com todos os lançamentos das suas últimas compras.

Essa fatura pode estar aberta, quando ainda está contabilizando as compras do período, ou fechada, quando já chegou a data de fechamento e ela está pendente para pagamento.

Basicamente, seu cartão fecha entre 7 e 10 dias antes da data de vencimento escolhida, e todas as compras feitas a partir dessa data serão lançadas somente na próxima fatura.

Por isso, o dia seguinte ao fechamento é chamado de “melhor dia de compra”, quando é possível comprar e pagar só no próximo vencimento — e nós avisamos você sobre essa data no app Neon.

Na mesma tela, você também terá acesso às faturas passadas já pagas e à próxima fatura, que aparece no app quando há uma parcela de compra ou fatura anterior pendente.

Por isso é importante checar sempre a fatura atual e a futura na hora de tomar suas decisões de compra, em vez de olhar apenas para as compras recentes.

Gostou das facilidades do app Neon? Abra sua conta gratuita hoje mesmo!

ABRA SUA CONTA NEON

Por que controlar a fatura do cartão de crédito

Se você souber controlar a fatura do cartão de crédito, ele será um grande aliado do seu bolso e seu melhor amigo nas compras.

Do contrário, se você se perder entre as parcelas e não acompanhar os gastos de perto, ele pode se tornar um perigo para a sua saúde financeira.

Não à toa, 67,5% dos brasileiros se endividaram no crédito e 26,7% atrasaram contas em setembro de 2020 — o maior índice histórico da CNC.

No app Neon, nós já pensamos em tudo para facilitar o monitoramento das suas compras no cartão de crédito e evitar que você se enrole nas dívidas.

Mesmo assim, é importante que você fique atento às faturas atuais e futuras, tome decisões de compra bem pensadas e avalie com cuidado as opções de parcelamento e pagamento mínimo, por exemplo.

Com as dicas a seguir, esse controle vai ficar mais fácil.

10 dicas para controlar melhor sua fatura do cartão de crédito

Pensando na saúde do seu bolso, preparamos algumas dicas essenciais para controlar melhor a fatura do seu cartão de crédito.

1. Planeje seus gastos

Controlar os gastos é o primeiro passo para administrar melhor a fatura do cartão de crédito. Para isso, o ideal é planejar seus gastos com antecedência e definir um limite para as compras.

No geral, é recomendado que as despesas no crédito não ultrapassem 30% da sua renda, considerando todos os tipos de crédito contratados (cartão, financiamento, empréstimo, etc.).

Logo, sua fatura tem que caber dentro desse limite mensal para não atrapalhar seu planejamento financeiro e comprometer suas economias.

Que tal ter uma planilha de controle do cartão de crédito? Você pode usar a planilha de gastos Neon para acompanhar seu orçamento bem de perto. São duas versões gratuitas, uma completa uma simplificada, basta baixar a que for melhor para você.

BAIXAR PLANILHA COMPLETA

BAIXAR PLANILHA SIMPLIFICADA

2. Tenha cuidado com o limite

Um erro comum das pessoas é encarar o limite do cartão de crédito como uma extensão do próprio salário.

Na verdade, ele é um instrumento de crédito e não deve ser considerado um “dinheiro extra disponível”, e sim uma potencial dívida.

Aqui na Neon, nós definimos o limite do seu cartão com base em uma análise do seu histórico de consumo, crédito e pagamentos, buscando sempre disponibilizar um valor compatível com a sua renda.

Conforme você vai usando o cartão e pagando em dia, esse valor vai aumentando para ampliar sua capacidade de compra.

Mas lembre-se: só gaste o que estiver dentro do seu planejamento, independentemente do limite total do seu cartão de crédito Neon. Para isso, é importante estabelecer um limite pessoal.

O que vai te ajudar nessa tarefa é organizar as finanças, pois assim você conseguirá ter mais clareza sobre qual é a porcentagem do seu orçamento que você pode destinar ao cartão.

baixar ebook organização financeira do zero

3. Ajuste a data de vencimento

Para manter a fatura do cartão de crédito sempre em dia, o ideal é escolher a data de vencimento mais próxima ao seu dia de pagamento. 

Dessa forma, você recebe seu salário e já quita o cartão junto com outras contas, evitando atrasos e multas.

Por isso, escolha a data de vencimento com sabedoria e esteja atento ao pagamento, afinal, um dos principais problemas do cartão de crédito são os juros cobrados quando você deixa de pagar a conta.

Veja aqui qual o melhor dia para pagar a fatura do cartão de crédito.

Além disso, na Neon você também tem a opção de colocar sua fatura no débito automático. Com essa função ativada, o valor será debitado automaticamente da sua conta no vencimento da fatura! Se não tiver saldo para o pagamento total, vamos tentar debitar o valor mínimo.

4. Fique de olho nas faturas passadas e futuras

Quando abrir seu app para verificar sua fatura atual, lembre-se de olhar também para as faturas passadas e futuras (se houver).

Avaliando seus gastos passados, você tem uma ideia de quanto aumentou ou reduziu suas compras e pode controlar melhor a evolução do uso do crédito.

Já as faturas futuras mostram quais parcelamentos estão pendentes e o quanto você já comprometeu da renda dos meses seguintes — lembrando que essas pendências precisam ser incluídas no seu planejamento de gastos. É por isso que uma planilha financeira pode ajudar bastante.

5. Evite o pagamento mínimo

Toda fatura de cartão de crédito oferece a opção de pagamento mínimo, composto por 15% do total de compras atual, 100% do saldo devedor de faturas anteriores e mais juros e mora pelo atraso.

Você sabe quais são todas as taxas de cartão de crédito que você paga? Veja aqui.

Se você não tiver dinheiro para pagar a fatura total e pagar o mínimo, ou outro valor menor que o total gasto, entrará no crédito rotativo.

Essa é uma das modalidades de créditos mais caras do mercado — na Neon, são cobrados 13,9% ao mês com Custo Efetivo Total (CET) de 420,79% ao ano.

Por isso, mesmo que seja uma opção em um momento de urgência, é melhor evitar o pagamento mínimo e buscar alternativas como parcelar a fatura.

6. Se precisar, parcele a fatura

Se você tiver algum imprevisto e não conseguir pagar o montante total na data de vencimento, a melhor opção é o parcelamento da fatura do cartão de crédito.

Aqui na Neon as parcelas são do seu jeito: cada cliente tem disponível uma taxa e um número de parcelas de acordo com o seu perfil financeiro.

Ou seja, você consegue tarifas mais vantajosas pensadas para você e na sua maneira de cuidar do dinheiro. Além disso, você pode fazer simulações direto no app Neon para escolher a melhor opção para você.

Fizemos um vídeo explicando todos os detalhes sobre como funciona as parcelas do seu jeito aqui na Neon, confira!

 

Lembrando que se trata de uma medida emergencial, pois o ideal para sua vida financeira é sempre pagar o total da fatura em dia!

7. Evite atrasar o pagamento

Atrasar o pagamento da fatura do cartão de crédito, mesmo que por poucos dias, gera despesas que podem ser facilmente evitadas.

Na Neon, se você não pagar a fatura ou pagar um valor menor que o mínimo, ela passa a ser considerada “atrasada” e incide a cobrança de multa de 2% sobre o saldo devido.

Além disso, é cobrada uma mora de 1% ao mês sobre o saldo devedor para compensar a falta de pagamento a partir do atraso.

Então, organize-se para não ter que arcar com multas por atraso no pagamento.

8. Não empreste o seu cartão de crédito

Você dá a senha do seu cartão de débito para amigos e familiares fazerem as compras que quiserem? Essa mesma lógica precisa ser seguida para o cartão de crédito.

O cartão de crédito é um meio de pagamento, não é um empréstimo, muito menos dinheiro extra. Isso significa que a cobrança virá no fim do mês e você terá que pagar por ela se não quiser ficar com o nome sujo.

Por mais de confiança que seja a pessoa que pede o seu cartão emprestado, evite fazer esse tipo de favor.

O cartão de crédito é um item pessoal e intransferível, e você só terá controle em relação a ele se somente você utilizá-lo.

9. Use os programas de fidelidade

Pode ser um clube de descontos em empresas parceiras ou cashback (o famoso “dinheiro de volta”), a maioria das empresas que emite cartão de crédito apresenta alguma vantagem para os seus clientes.

Descubra quais são as da sua bandeira! Os clientes de crédito Neon, por exemplo, têm acesso a todas as promoções da Visa.

É só acessar esse site aqui e ver as vantagens disponíveis para você.

10. Não pague para ter cartão de crédito

Por fim, a dica que todo cliente Neon já segue à risca: não pague para ter cartão de crédito quando você pode ficar livre da anuidade e das taxas.

Aqui você não paga mensalidade nem anuidade para usar os cartões de débito ou crédito, e ainda tem custo zero na manutenção de conta, transferências entre contas Neon e outros bancos, depósitos via boleto e até 3 saques na rede Banco24Horas caso seja cliente Neon+.

Em vez de ganhar com taxas escondidas, nós preferimos ser transparentes com você e tirar nosso lucro somente da porcentagem das transações e dos juros que você viu acima — que só são cobrados em caso de atraso, pagamento mínimo e parcelamento da fatura.

Assim, você pode usar seu cartão de crédito Neon à vontade para aproveitar oportunidades, realizar sonhos e até organizar melhor seus gastos, sem precisar pagar tarifas por isso.

 

E agora, o que achou das dicas sobre como controlar sua fatura do cartão de crédito? Conta para a gente nos comentários e compartilhe este artigo com quem precisa se organizar.

Comentários