Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como viajar com pouco dinheiro

Mariana Lima

Quem não gosta de viajar, não é mesmo? Passear em lugares diferentes, relaxar um pouco e curtir coisas novas... Se você suspirou aí de vontade de alugar um carro ou comprar uma passagem de avião, saiba que dá pra fazer tudo isso sem gastar muito dinheiro.

É isso mesmo! Dá para cuidar bem do dinheiro também viajando. Pra tirar a viagem dos sonhos do papel só é necessário um pouco mais de planejamento e de economia. Quer saber como?

Vamos te mostrar nesse artigo algumas dicas práticas de como viajar sem acabar com o seu orçamento 😉

7 dicas para viajar com pouco dinheiro

1. Escolha bem o destino

Em quanto tempo você pretende viajar?

Se a viagem for acontecer em um período mais curto, em até seis meses, escolha um destino mais barato, em que você terá condições financeiras de guardar dinheiro suficiente para curtir o passeio.

Mas se o seu sonho é viajar para outro país ou para uma cidade tradicionalmente mais cara, entenda que você vai precisar de mais tempo para guardar dinheiro. O importante é não ser ansioso e enfiar os pés pelas mãos, ok?

2. Confira as opções de translado

É mais barato ir de carro ou de avião? Dependendo do destino da viagem e o período do ano que ela será feita, a resposta pode ser diferente.

Se não for possível ir de carro, fique atento às passagens áreas mais baratas. Há dezenas de sites confiáveis em que você pode comprar passagens áreas mais em conta ou que monitoram e te avisam sobre promoções das companhias.

Entre eles estão: Google Voos, MaxMilhas, SkyScanner, Kayak, Momondo, 123 Milhas, Decolar.com, ViajaNet e Submarino Viagens.

3. Simule os valores de hospedagem

Antes de decidir onde vai ficar, não esqueça de pensar em todas as possibilidades: alugar um quarto em uma pousada ou hotel, um apartamento ou quarto no Airbnb, uma cama ou quarto em um hostel ou ainda se hospedar na casa de um familiar ou amigo.

Para você ter a resposta na ponta da língua, avalie quanto tempo você ficará no local e de quais funcionalidades precisará – é só para dormir? Deve passar um tempo lá? Pretende cozinhar no local para economizar nas refeições?

Para checar o preço de aluguéis de casas e apartamentos por temporada, ou quartos exclusivos ou compartilhados você pode simular em sites como Booking.com e Airbnb. Mas se você curte uma experiência ainda mais barata e aventureira vale olhar as plataformas de Couchsurfing, onde você se hospeda de graça no sofá de uma pessoa!

4. Pacotes de viagem x comprar avulso

Se você é do time que acha que comprar a viagem em um pacote de agência de turismo sai sempre mais caro, mude de ideia!

Com a popularização e aumento na facilidade das pessoas montarem suas próprias viagens, as agências de turismo começaram a oferecer pacotes mais completos e mais baratos!

Antes de você fechar qualquer opção na viagem, dê uma passada em duas ou três agências de viagens para conferir os pacotes disponíveis para o lugar que você quer conhecer 😉

5. Planeje os gastos

Não, você não precisa esperar cair o 13º salário ou o FGTS ou a restituição do Imposto de Renda para você viajar.

Até porque, sejamos sinceros, se você não tem as contas planejadas as chances de ter de usar esse valor para quitar uma dívida ou comprar algo de emergência são grandes, né?

Por isso, se você tem uma viagem em mente, se planeje um tempo antes para fazer acontecer e vá guardando dinheiro para isso!

Se você não sabe como se organizar financeiramente pra isso, comece usando uma planilha de gastos. Coloque quanto você recebe e exatamente tudo que você gasta no período. Assim, você conseguirá ver como conseguirá enxugar os gastos e começar a economizar!

6. Se desafie!

Se ainda assim ficar difícil de guardar dinheiro pra viajar, se desafie a realizar esse sonho!

Com o Desafio das 52 Semanas você cria o hábito de poupar a partir de R$ 1 e dentre um ano você aprende a economizar sem sentir no bolso. Demais, né?  

Conheça tudo sobre o Desafio das 52 Semanas aqui e baixe seu kit gratuito para começar agora mesmo!

7. Se inspire!

Que tal lidar esse processo com uma pitada de humor?

O Whindersson Nunes mostrou pra gente como ele cuida bem do dinheiro viajando. Dá uma olhada!

E aí, já está cuidando do dinheiro com a gente? Vem ser Neon você também!

Leia mais:

+ 5 dicas para economizar com produtos de beleza

+ 10 coisas que a sua avó faz para economizar e fazer o dinheiro render

+ Como seria minha vida se eu economizasse 10% do meu salário?

Comentários