Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Dinheiro acabou antes do fim do mês? Veja como priorizar as contas

Mariana Lima

O fim do mês chegou cedo demais para você? É, não é nada fácil quando o planejamento financeiro não dá certo e o dinheiro acaba antes de pagar todas as contas. Quando isso acontece, não tem jeito: é preciso saber priorizar e tentar fazer uma renda extra.

A chave do sucesso se chama priorizar e isso está relacionado com o que é importante para você e para as pessoas da sua família. Vamos ver exemplos de contas importantes e que devem ser priorizadas em caso de dinheiro curto.

1. Pensão alimentícia

Você paga pensão para os seus filhos? As crianças não podem passar dificuldades e, por isso, esse tipo de conta está no topo das prioridades.

Leve em consideração a formação e as necessidades dos seus filhos antes de pagar suas próprias contas. Além do que, se não manter esse pagamento em dia, você pode até mesmo ser preso.

2. Contas essenciais

Todo mundo precisa de um teto para morar, água e luz. Quando o seu dinheiro estiver curto, lembre-se que essas contas precisam estar entre as primeiras a serem pagas.

Se você não tiver condições de pagar um aluguel sozinho, por exemplo, pense em formas de dividir esses custos com outras pessoas.

Vale morar com os parentes por um tempo ou dividir apartamento com colegas. Quanto mais pessoas dividem o valor da conta, mais fácil fica de pagar.

3. Cartão de crédito e outras contas com juros

Ninguém merece pagar por algo que não usufruiu – e eu estou falando, dos tão temidos juros!

Algumas contas têm cobrança de taxas de juros enormes quando são pagas com atrasos. O motivo é claro: a ideia é te forçar a pagar a conta até o vencimento.

Mas se você não tem dinheiro para pagar essa conta, uma boa forma é negociar. Tente reduzir os juros e parcelar. Assim, você organiza as finanças e pode ir pagando a dívida.

Aqui na Neon, a gente já explicou como faz para parcelar o cartão de crédito Neon. É simples, fácil e muito mais barato do que pagar juros!

4. Financiamento de carro e casa

Você mora em um lugar financiado? Ou seu carro foi adquirido assim?

Quem compra nesse modelo, corre o risco de ter o bem confiscado caso atrase o pagamento de muitas parcelas.

Para evitar essa dor de cabeça, assim que você tiver dinheiro no banco, pague essa fatura. Ok?

 

Como fazer o dinheiro render até o fim do mês

O ideal é que você passe aperto nenhum durante o mês, né? Para que isso não aconteça, você precisa ser planejado financeiramente.

Isso não é uma tarefa difícil nem complicada. Com apenas poucos minutos por semana, fica fácil organizar as contas e pagar as dívidas!

Para te ajudar no controle financeiro, sugerimos que você baixe uma planilha de gastos mensais. Se você não tem uma, nós fizemos um modelo gratuito para leitores do blog aqui!

Outra forma de evitar aperto financeiro é ter uma reserva de emergência. Esse dinheiro é formado por um valor poupado todos os meses para ser usado em momentos inesperados, como os meses em que o dinheiro acaba antes do devido.

Montar uma reserva de emergência não é difícil. E você pode começar a juntar dinheiro agora mesmo!

Se economizar for um problema para você, talvez um empurrãozinho possa te ajudar. É o caso do Desafio das 52 semanas, uma forma divertida de criar o hábito de cuidar bem do dinheiro começando a poupar a partir de R$ 1 por semana! Comece já a criar o hábito de poupar!

Para manter a sua conta no azul, sugerimos ainda que você comece a investir o seu dinheiro. E não precisa começar com muito, viu? Na Neon, você compra CDB a partir de R$ 10 pelo app! Esse investimento é seguro, rende mais do que a poupança e pode ser sacado a qualquer momento.

 

Você já passou por um momento de sufoco financeiro? Conta pra gente o que te fez dar a volta por cima!

Leia mais:

+ Como ganhar dinheiro extra durante a quarentena do coronavírus

+ Como fazer render o valor do benefício do auxílio emergencial

+ 5 dicas para te ajudar a se recolocar no mercado de trabalho

Comentários