Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como funciona a fatura do cartão de crédito?

Victor Jacinto

Não existe nada mais gostoso do que poder comprar tudo aquilo que a gente gosta, certo? Mas depois vem aquela preocupação com a temida fatura do cartão. Porém, você sabe exatamente como funciona a fatura do cartão de crédito?

Dados mostram que 77% dos brasileiros utilizam o cartão de crédito para fazer suas compras, o que mostra como esse meio de pagamento já é parte do orçamento das famílias de todo o país.

Porém, é preciso entender o funcionamento da fatura e tomar alguns cuidados para não se apertar no final do mês. É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. 😊

Quer saber mais? Continue lendo!

Pontos importantes sobre como funciona a fatura do cartão de crédito

Saber como funciona a fatura do cartão de crédito vai te ajudar a aproveitar esse recurso com mais segurança. É preciso ter controle sobre as transações realizadas para o pagamento da fatura não virar uma dor de cabeça no final do mês.

A seguir, vamos explicar alguns pontos essenciais sobre o assunto para você tirar todas as suas dúvidas.

O que é fatura do cartão de crédito?

Basicamente, a fatura do cartão de crédito é um documento que mostra todas as suas compras realizadas no mês na função crédito, e se as transações foram à vista ou parceladas.

No caso dos parcelamentos, a parcela do mês vigente é a que aparece na fatura atual, enquanto as parcelas seguintes serão mostradas nas próximas faturas.

O documento também mostra o valor total devido e o valor mínimo que pode ser pago. Você consegue ter acesso à fatura através do aplicativo do seu banco, mas algumas instituições também fazem o envio da versão impressa.

E qual a diferença entre fatura em aberto e fatura fechada? A fatura em aberto significa que todas as compras realizadas no período entraram na fatura atual, e a fatura fechada significa que a data de fechamento já chegou e é possível quitar o saldo devido.

Também existe a data de vencimento e a data de fechamento da fatura. A data de fechamento é quando ela passa de aberta para fechada, e a data de vencimento é o dia limite que a fatura pode ser paga sem a cobrança de juros.

Na Neon, se o vencimento da sua fatura é todo dia 15, a sua fatura será fechada no dia 10 (podendo ter algumas variações dependendo dos finais de semana e feriados), e as compras realizadas dentro deste período serão lançadas na próxima fatura. 😊

Aqui explicamos mais detalhes sobre a diferença entre a data de fechamento e a data de vencimento.

O que consta na fatura do cartão de crédito?

Você sabe o que deve aparecer na sua fatura de cartão de crédito, seja ela impressa ou pelo app?

Para saber como funciona a sua fatura de cartão de crédito é bom conhecer o que consta nos seus lançamentos e saber o seu extrato detalhado.

Veja quais são os principais itens presentes na fatura do cartão de crédito:

  • detalhes sobre as transações: a fatura mostra todos os detalhes sobre as compras realizadas, como valor, nome do estabelecimento e parcelamento (caso haja);
  • devoluções e estornos: caso você tenha solicitado alguma devolução ou estorno de compra, na fatura deve constar o valor da operação (vale lembrar que, em alguns casos, o estorno pode ocorrer entre 30 e 60 dias, caindo nas faturas posteriores;
  • limites: em alguns bancos pode aparecer o seu limite disponível para uso, limites para saques e limite em compras parceladas;
  • valor mínimo do pagamento: na fatura também deve constar o valor total a ser pago e o valor mínimo. Cuidado ao pagar apenas o mínimo da fatura, pois o restante do saldo devido entrará no temido crédito rotativo;
  • opções de parcelamento: a fatura mostra quais são as opções de parcelamentos oferecidos pelo banco. A opção de parcelamento pode ser uma alternativa caso você não consiga pagar o valor total da fatura (explicaremos os detalhes sobre isso mais adiante).

Melhor dia de compra

O melhor dia de compra sé também a data de fechamento da fatura, já que todos os gastos feitos a partir desse dia entrarão apenas na fatura do mês seguinte. Isso significa que você vai ter mais tempo para pagar as compras e pode se planejar melhor.

Por exemplo: se a sua fatura vence dia 15 e o fechamento dela ocorrer no dia 10, então esse será o seu melhor dia de compra com o cartão de crédito. 😉

Parcelamento da fatura do cartão de crédito

Sempre que possível, tente fazer o pagamento do valor total da fatura. Porém, caso você não consiga arcar com todo o montante devido, então uma alternativa é parcelar a fatura do cartão de crédito.

Na Neon as parcelas são do seu jeito: você pode pagar a fatura parcelada com taxas e prazos pensados para você e na sua maneira de cuidar do dinheiro.

Importante destacar que não temos uma tarifa única para o parcelamento da fatura, então cada cliente tem uma taxa e um número de parcelas disponível de acordo com o seu perfil financeiro.

Com o parcelamento aderido, o cartão fica desbloqueado para uso. Entretanto, dependendo da quantidade de parcelas e compras que você possui, o limite poderá ficar comprometido, pois ainda existe uma dívida ativa, porém refinanciada.

Veja aqui o passo a passo para parcelar a fatura do cartão de crédito Neon.

ABRA SUA CONTA NEON

Como funciona o pagamento do cartão de crédito?

Pagar o cartão de crédito ou quitar a sua fatura pode ser feito de diferentes formas, mas as operações sempre utilizarão o seu saldo disponível (seja via débito em conta ou boleto bancário).

É possível pagar o valor total, pagar apenas o valor mínimo, parcelar a fatura e até mesmo adiantar as parcelas. O essencial é ter atenção à data de vencimento da sua fatura para você não atrasar o pagamento e ter que arcar com juros e multa.

Inclusive, na conta Neon é possível programar o pagamento automático e sincronizar a data do vencimento da fatura com o calendário do celular. Além disso, você recebe lembretes por e-mail da data próxima ao pagamento.

A dica de ouro é: controle os seus gastos

Entendendo como funciona a fatura do cartão de crédito, fica muito mais fácil controlar as suas finanças para não ficar no vermelho no final do mês. Além de ter atenção às suas transações, é essencial anotar todos os gastos.

Algumas pessoas têm medo de olhar a fatura e analisar as compras realizadas, mas isso pode causar uma falsa impressão que é possível gastar muito além do previsto. Ao manter tudo devidamente anotado, você evita surpresas desagradáveis ao final do mês tem ciência de quanto está gastando. E mais: tenha em mente que o cartão de crédito não é um “dinheiro a mais” que você tem, mas sim um valor que precisará ser quitado posteriormente.

Como dica, use a nossa planilha de gastos mensais para acompanhar todas as suas despesas, sejam elas do cartão de crédito ou não. São duas versões, uma completa e outra simplificada, basta baixar a que você preferir.

BAIXAR PLANILHA COMPLETA

BAIXAR PLANILHA SIMPLIFICADA

Deu para entender como funciona a fatura do cartão de crédito? Aproveite para ler também o artigo “Erros no uso do cartão de crédito: como evitá-los?”.

 

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários