Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como fazer a própria planilha de gastos?

Time Neon

Você já sabe que o primeiro passo para melhorar a vida financeira é montar um orçamento pessoal, né? Pois bem, se você é daquelas pessoas que gosta de deixar tudo com a sua cara, este texto pode te ajudar. Afinal, como montar planilha de gastos? É possível? Claro que é!

Antes de começar, não custa te lembrar que temos uma planilha de gastos bem bonitona aqui em nosso site. Já viu como funciona?

Agora se você preferir uma planilha diferente, com o seu estilo de vida e com seu jeito de cuidar do dinheiro, basta se atentar a alguns pontos importantes. E é sobre esses itens que vamos falar.

Alimentação 🥗

Trabalha fora e come todos os dias em restaurantes e afins? O ideal, claro, é anotar tudo o que você gasta com almoço, café e jantar (se for o caso). Lembre-se de manter essa lista atualizada e cuidado para não esquecer de registrar!

Sabe aquela correria básica do dia a dia? Não deixe que ela te faça perder o controle financeiro, hein? Vá anotando em post-its ou na área de notas do celular e, uma vez por semana, coloque os dados na planilha. Fica mais fácil!

Supermercado 🛒

Você pode criar uma categoria para gasto com compra de supermercado ou simplesmente adicionar esse item à lista de “alimentação”.

O mais importante é identificar quanto gasta todo mês com aquelas comprinhas no supermercado.

E não custa reforçar que a boa e velha lista de compras ajuda (e muito) a economizar e evitar extravagâncias que podem atrapalhar o orçamento.

Transporte 🚗

Uber, 99, bilhete único, combustível do carro... Não importa. Neste item de “transporte”, é fundamental incluir todos os gastos que estão envolvidos com seu deslocamento pela cidade, seja para ir trabalhar, seja para curtir no fim de semana.

Uma boa forma de enxergar para onde o dinheiro está indo, principalmente com aquelas corridas pequenas de aplicativo, é separar em mais de uma categoria.

Por exemplo: bilhete único, apps e despesas com carro próprio. Sabia que o saldo inteligente do nosso app ajuda nessa organização?

Aluguel ou prestação do financiamento imobiliário 🏠

Se você paga aluguel, não deixe de incluir esse item na planilha de gastos.

O ideal é colocar o valor inteiro, ou seja, que inclui o condomínio e eventuais taxas, como conta de água, no caso de quem mora em apartamento.

Quem tem casa própria e está pagando o financiamento do imóvel pode substituir o item “aluguel” por “prestação do financiamento da casa”, por exemplo.

Mas não deixe de considerar eventuais multas ou taxas se atrasar a continha, viu?

Saúde 🩺

Outro item essencial para colocar na planilha de gastos são as despesas com saúde, como mensalidade do plano de saúde, consultas médicas e exames avulsos (no caso de quem não tem plano) e remédios.

Parece chato, mas toda e qualquer comprinha na farmácia pode fazer uma baita diferença no final do mês. Então, fique ligado!

Educação 📓

Quem tem filhos e paga escola particular não pode descuidar também desse tipo de gasto.

Aliás, não é apenas uma despesa! Tem material escolar, matrícula, livros e por aí vai. Coloque tudo na ponta do lápis.

Se você faz faculdade, cuidado para não esquecer de incluir a mensalidade. A mesma regrinha vale para cursos livres, pós-graduação, MBA etc.

Impostos 🧾

Essa palavrinha chega a doer, né? No fundo da alma! Mas é muito importante colocar impostos como IPTU e IPVA na planilha de gastos. Como eles se repetem todo ano, já vai adiantando para 2020.

Coloca aí como resolução de ano novo: montar uma planilha de gastos que preveja essas despesas.

Uma dica é dividir o valor que costuma vir de IPTU e IPVA por 12 (meses). Assim, dá para ir guardando uma quantia (coloca lá no CDB da Neon, que rende mais que a poupança!) até chegar o começo do ano seguinte.

Lazer 🎉

Como ninguém é de ferro, não estamos neste mundo só pra pagar boletos, não é mesmo?

É ótimo sair, ir a barzinhos, restaurantes, baladas, festinhas de todo tipo. Só cuidado para não perder o controle financeiro.

A dica é incluir um item de “lazer” (festa, ou qualquer outro nome que quiser!) na planilha de gastos. Tudo que for relacionado ao seu prazer e ao entretenimento vai para essa categoria.

Mensalidades de Netflix, Spotify e outros serviços 🎬

É um gasto que costumamos ignorar, justamente porque ser baratinho.

Os serviços de streaming de música, como Spotify e outros, e filmes e séries, como Netflix, Amazon Prime etc., devem estar na ponta do lápis.

Mesmo que venha na fatura do cartão de crédito, a melhor coisa é listar tudo na planilha.

Fica mais fácil para você enxergar exatamente quanto está gastando com cada item. A estratégia também serve para quem tem TV por assinatura e plano de celular.

Doações 💰

Se você faz doações para ONGs ou entidades sociais, por exemplo, é importante registrar esse valor também na planilha de gastos.

Assim, dá para manter um controle melhor e até ver se não rola de aumentar as contribuições com causas em que você acredita.

E aí, ficou com dúvida? Acrescentaria algum item? Compartilha sua experiência com a gente! 😉

Leia mais:

+ Como fazer a declaração do Imposto de Renda

Comentários