Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como economizar dinheiro em 2021 com 9 dicas práticas

Ana Gabriela Graças

Atualizado em 19 de fevereiro de 2021

Mais um ano que se inicia e surge a questão: como economizar dinheiro em 2021?

Já adiantamos que não adianta sair cortando todas as suas despesas relacionadas ao seu lazer, por exemplo, pois isso não será sustentável a longo prazo e também não será saudável para você.

É preciso entender, de uma vez por todas, que economizar dinheiro não está relacionado a privações, mas sim a usar o seu dinheiro com inteligência. Por isso, é importante conhecer sua situação financeira e identificar oportunidades de melhoria.

Nesse sentido, de acordo com o estudo Retratos da Sociedade Brasileira – Poupança e Consumo, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 59% dos brasileiros afiram que pretendem economizar dinheiro em 2021.

Então, se você deseja fazer parte dessa estatística, aqui vamos mostrar algumas formas de poupar dinheiro que você já pode colocar em prática a partir de hoje.

Vamos lá?

9 dicas sobre como economizar dinheiro em 2021

1. Anote todos os seus ganhos e gastos

Você sabe quais são exatamente todas as suas despesas fixas e variáveis e quanto da sua renda é usada para quitar cada uma delas? Para que você consiga economizar dinheiro em 2021, antes de mais nada é preciso colocar suas finanças em ordem.

Veja aqui o que são despesas variáveis e como economizar com as suas.

Para isso, você pode usar uma planilha de gastos mensais para entender melhor qual é a sua realidade financeira hoje e, assim, conseguir gastar menos do que você ganha.

Sabe qual a boa notícia? Nós temos uma planilha gratuita pronta para ser usada! São duas versões, uma simples e uma simplificada, basta baixar a que você preferir.

BAIXAR PLANILHA COMPLETA

BAIXAR PLANILHA SIMPLIFICADA

Além disso, você também deve fazer um planejamento de metas de curto, médio e longo prazo para ter mais propósito na empreitada de organizar suas finanças e passar a economizar dinheiro no novo ano.

2. Entenda seus hábitos financeiros

Ao montar a sua planilha financeira, é importante que você faça uma análise minuciosa para entender quais são os seus hábitos financeiros. Dessa forma, você terá mais facilidade em encontrar soluções sobre como economizar dinheiro no dia a dia.

Afinal, o problema está em quanto você ganha ou em quanto você gasta? Para responder essa pergunta, você precisará conhecer quais são os comportamentos da sua rotina que são prejudiciais para a sua situação financeira.

Para te ajudar, aqui você confere 8 dicas para manter o foco na organização financeira pessoal e mudar seus hábitos de uma vez por todas.

3. Reduza os gastos supérfluos

Será que tudo o que você paga hoje realmente é necessário em sua vida? Olhe todas as suas despesas e veja quais são os gastos supérfluos que podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados.

Claro que o que é supérfluo para uma pessoa não necessariamente será facilmente dispensável para outra, mas roupas e acessórios, cosméticos, assinaturas de serviços que não são usados e jogos são alguns exemplos de gastos que podem ser repensados.

Além disso, veja quais despesas você pode renegociar, como o valor pago pela internet e TV a cabo, celular e anuidade do cartão de crédito, por exemplo.

4. Renegocie e quite suas dívidas

Uma das formas de economizar dinheiro é reduzindo os juros pagos com financiamentos, empréstimos e dívidas do cartão de crédito. Entre em contato com seus credores e veja o que pode ser feito para diminuir as parcelas.

Para isso, é importante que você conheça o Custo Efetivo Total (CET), número que representa a soma de todos os custos envolvidos na contratação de um financiamento ou empréstimo.

Aqui explicamos todos os detalhes sobre o que é CET e por que é importante ter atenção a ele.

Em relação ao cartão de crédito, para você conseguir colocar as contas e ordem e começar a juntar dinheiro, é preciso acabar com o ciclo de dívida com o cartão.

Veja com sua instituição financeira se é possível renegociar suas pendências e faça o possível para quitá-las o quanto antes.

Quanto mais tempo a dívida permanecer sem pagamento, mais altos serão os juros cobrados sobre ela e menos dinheiro você conseguirá economizar. Então não perca tempo para resolver isso!

5. Economize no supermercado

Fazer uma lista antes de ir ao supermercado e segui-la à risca é uma das maneiras de economizar dinheiro que você talvez não dê tanto valor. Afinal, é só um produtinho a mais aqui ou ali, não é mesmo?

Pois saiba que esse é o perigo e é assim que uma compra básica se torna um gasto alto que você nem sequer imaginava.

Por isso, sempre se programe antes de ir ao mercado, faça um planejamento das refeições, monte uma lista com itens que são realmente necessários e, durante as compras, coloque no carrinho apenas aquilo que está anotado.

Além disso, você também pode fazer uma compra mensal, comprar no atacado e jamais (jamais mesmo) ir ao mercado com fome.

Aqui separamos 10 dicas práticas para você economizar no supermercado.

6. Tenha cuidado com o desperdício e gastos por impulso

Sabe aquela luz acesa em um cômodo que ninguém está usando? É dinheiro sendo jogado fora. E aquela torneira pingando? Dinheiro indo para o ralo.

Essas dicas quase se tornaram clichês, mas os gastos com a conta de água e luz ainda são muito altos e comprometem uma parte significativa do orçamento.

Da mesma forma são os gastos por impulso. Sabe quando você recebe aquele e-mail com uma promoção que parece incrível e você passa a acreditar que realmente precisa daquele produto?

Pois é, muito provavelmente você não precisa. Por isso, tenha atenção para evitar o consumismo e, assim, conseguir economizar dinheiro.

7. Converse sobre finanças com seus familiares

Pensar em estratégias sobre como fazer para economizar dinheiro deve ser uma tarefa de todos, não apenas de uma pessoa. Por isso, falar de dinheiro não pode ser um tabu, mas sim um momento em que mais de uma cabeça está pensando em alternativas para otimizar as finanças da casa.

Além disso, também é preciso organizar o orçamento familiar e definir prioridades, pois assim você conseguirá definir como cada um deve contribuir e poderá analisar a situação financeira da casa com mais precisão.

 

baixar ebook organização financeira do zero

8. Faça uma renda extra

Além de pensar em alternativas sobre como economizar dinheiro em 2021, também é importante pensar sobre o que você pode fazer para ter uma renda extra e complementar o seu orçamento.

Você pode fazer freelas, vender produtos pela internet, dar aulas, enfim. O importante é ter em mente que, ao se esforçar hoje para ter mais dinheiro, você garantirá um futuro mais tranquilo para você e sua família.

Veja aqui 6 ideias de como ganhar dinheiro extra que você pode começar a aplicar hoje mesmo.

9. Mantenha suas metas para 2021 em mente

É comum que as pessoas estipulem metas para o novo ano e acabem se esquecendo delas com o decorrer do tempo. Por isso, revisite-as sempre que possível para checar se você está no caminho certo para realizar os seus sonhos.

Tão importante quanto economizar dinheiro é usá-lo a seu favor para que você alcance suas metas ao longo do ano. Então, sempre se lembre delas para que seu esforço em poupar mais tenha propósito.

Próximos passos depois de economizar dinheiro

Agora que você já conhece algumas dicas para economizar dinheiro em 2021, é importante saber o que fazer com o valor economizado.

Afinal, é dessa forma que você conseguirá começar a montar o seu patrimônio e mudar a sua realidade financeira.

Encontre formas de guardar dinheiro

Para poupar toda semana ou todo mês, é fundamental ter bastante disciplina e persistência. Dessa maneira, pouco a pouco você verá que tem o dinheiro necessário para realizar os seus sonhos e alcançar as suas metas traçadas para o ano.

Agora, se você precisa de um incentivo para conseguir juntar dinheiro com frequência, nós podemos te ajudar! Com o Desafio 52 Semanas você pode começar a poupar toda semana a partir de R$ 1.

E mais: nós temos um kit gratuito completo com tabela, planilha e guia para você poupar com muito mais facilidade, que tal? Um novo ano é uma excelente oportunidade para você conseguir guardar dinheiro.

COMEÇAR O DESAFIO 52 SEMANAS

Invista o seu dinheiro guardado

Economizar dinheiro tem tudo a ver com investimentos, sabe por quê? É economizando que você começa a construir o seu patrimônio financeiro. Nesse sentido, a melhor forma de guardar dinheiro é fazer ele render e trabalhar para você.

Por isso, se você não sabe ao certo como juntar dinheiro, comece aos poucos e invista na renda fixa, uma categoria de investimentos que tem sua rentabilidade conhecida no momento da aplicação, o que a torna mais segura.

Além disso, não é preciso de muito dinheiro para começar a investir. Você sabia que a partir de R$ 10 você pode investir no CDB Neon, um investimento em renda fixa e com rendimento maior que a poupança?

Conheça como funciona o investimento Neon em CDB e como começar a investir nele.

 

Agora você tem o caminho completo para mudar a sua vida financeira neste ano: conheceu dicas sobre como economizar dinheiro em 2021, tem um plano para guardar o dinheiro e também já sabe como começar a investi-lo!

Conta para a gente nos comentários o que achou das dicas e se pretende dar uma reviravolta nas suas finanças em 2021!

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários