Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

5 dicas para você economizar com o valor do combustível

Mariana Lima

Pessoas que usam carro para se locomover sabem que junto com o conforto vem uma série de gastos: IPVA, seguro, estacionamento e combustível são apenas alguns deles. O grande vilão do orçamento do mês costuma ser o combustível, cujo preço oscila em diferentes estados do Brasil.

Para te ajudar a manter a sua vida financeira no azul, separamos algumas dicas para te ajudar a economizar dinheiro com combustível.

As dicas estão relacionadas com o nível de economia que você precisa fazer no fim do mês e devem estar ligadas ao seu planejamento financeiro. Se ainda não tiver um planejamento financeiro, baixe agora uma planilha de gastos gratuita e comece a organizar as contas já!

Agora vamos ver como economizar com combustível?

5 dicas para economizar o dinheiro do combustível

1. Use menos o carro

Se a sua situação financeira é crítica e você precisa urgentemente economizar de todas as formas, não tem jeito, muito provavelmente vai precisar deixar o carro na garagem por mais dias durante a semana.

A conta dependerá do seu orçamento e do seu dia a dia. Você precisa pegar quantos transportes públicos até o trabalho? Quanto isso dá por mês? Quanto tempo você passará dentro do transporte? A empresa que você trabalha disponibiliza Vale Transporte? Se você é estudante, tem o benefício de transporte estudantil?

Liste todas essas informações num papel e veja os prós e contras. Lembre-se que nesse momento você precisa muito economizar, então o conforto precisará ficar em segundo plano, pelo menos por alguns dias.

2. Negocie benefícios

A sua empresa dá vale transporte aos funcionários? Esse valor pode ser revertido em auxílio combustível?

Algumas empresas permitem que os funcionários escolham qual dos dois benefícios são mais adequados para cada pessoa. Vale a pena perguntar ao departamento de recursos humanos se é possível fazer essa troca 😉

3. Planeje e pesquise

Se você deixa para abastecer quando o seu carro já está nas últimas, é muito provável que pague um valor mais caro de combustível.

Faça uma pesquisa de postos próximos ao trajeto que você já faz diariamente para saber onde tem combustível mais barato. Veja se há promoções e troque informações sobre isso com familiares e colegas que também andam de carro.

Mas não deixe para fazer isso quando o seu carro já estiver andando na reserva, viu? Com planejamento, a economia virá mais fácil e mais segura.

4. Mantenha a revisão do veículo em dia

O seu carro pode estar consumindo mais combustível do que deveria por alguma falha mecânica.

Além de ser indispensável para a sua segurança, ter o carro com a revisão em dia te ajudará a identificar se há algum problema que pode estar afetando o consumo de combustível.

Fique atento e cuide do seu carro com carinho 💙

5. Adote boas práticas

Nada de ficar parado com o motor ligado, exagerar na velocidade ou ficar freando bruscamente. Pequenas atitudes positivas no trânsito podem influenciar no consumo de gasolina e acabar com o seu bolso.

Tire os objetos que não deveriam estar no seu carro, mas que estão trazendo peso para o veículo (o consumo também aumenta por isso!), evite usar ar condicionado quando não houver necessidade e cheque se os pneus estão bem calibrados.

Cada cuidado conta para o seu dinheiro e para o seu carro também 😊

E aí, gostou das dicas? Quais outras formas seguras de economizar com o combustível que você conhece? Conta pra gente nos comentários!

Leia mais:

+ Como economizar rápido nas contas de casa

+ Teve redução de salário? Confira 9 dicas para reorganizar as contas

+ Guia de planejamento financeiro para quem não tem salário fixo

Comentários