Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como conseguir comprar um carro e alcançar essa conquista?

Victor Jacinto

Quem nunca pensou em ter o carro dos sonhos? Quando refletivos sobre isso, sempre aparece aquela dúvida: “Mas como conseguir comprar um carro?”.

Ter um carro novo envolve diversos detalhes que você precisa saber antes de efetivamente comprá-lo, porque, na verdade, não é somente ter um veículo novo, mas também ter conhecimento sobre os custos atrelados a ele.

Por isso, neste conteúdo iremos trazer algumas dicas de como você pode economizar para comprar um carro e o que deve fazer para conseguir efetivar essa compra.

Gostou? Continue lendo.

Passo a passo sobre como conseguir comprar um carro

Separamos pontos importantes para você conseguir comprar um carro, considerando que esta é uma compra de alto valor que exige muita organização financeira para juntar dinheiro e realizar esse sonho.

Veja a seguir quais são eles.

Analise qual é a sua necessidade

Na hora de economizar para comprar um carro, você primeiro precisa entender qual é a sua necessidade para esta compra. Por exemplo: o veículo será usado mais para passeio ou para o dia a dia?

Se for dia a dia, vale a pena você olhar para carros mais econômicos, porque o gasto com o combustível será menor. Agora, se for carro de passeio, você pode buscar por veículos um porta-malas maior e mais espaçoso.

Aproveite e veja aqui um artigo mostrando se o carro ou Uber vale mais a pena.

Pondere entre carros novos ou seminovos

Se você está à procura do seu primeiro veículo, pense se vale a pena comprar um seminovo. Inclusive, você pode considerar ter um modelo usado para adquirir experiência até conquistar o seu carro dos sonhos.

Hoje o mercado tem diversas opções de carros em ótimo estado com um preço excelente — por exemplo, se o seu orçamento é de R$ 45 mil, você consegue encontrar bons carros neste valor.

Vá em feirões de carros seminovo e faça pesquisas na internet em sites como:

Aplicativos como:

E, caso você queira ver as opções de veículos pessoalmente, existem várias concessionárias que você pode visitar, como:

Além, é claro, das lojas das marcas de carros, que vendem veículos novos e usados. O importante é analisar o custo-benefício, ver o que atende as suas necessidades e, claro, o que está dentro do seu orçamento.

Leia também: Carro por assinatura, leasing ou próprio: qual deles compensa mais?

Dedique-se ao seu planejamento financeiro

Para conseguir comprar um carro você vai precisar poupar todos os meses, afinal, quando maior o valor da entrada, menores os juros do financiamento do valor restante — e quem sabe você até mesmo consiga guardar o valor total e pagar à vista, não é mesmo?

Guardar dinheiro requer um bom planejamento financeiro, então o primeiro passo é ter isso devidamente estruturado, considerando quanto você pretende gastar com o novo veículo. Por isso, antes de tudo você precisa orçar qual é o carro que você deseja, escolher modelo e analisar o valor para começar a fazer seu controle financeiro.

Precisa de ajuda com isso? Considere usar uma planilha de gastos mensais, pois nela você conseguirá anotar quais são os gastos, fazer projeções e entender qual é a realidade do seu orçamento. Baixe a sua agora mesmo!

BAIXAR PLANILHA COMPLETA

BAIXAR PLANILHA SIMPLIFICADA

Veja se vale a pena comprar financiado ou à vista

Segundo pesquisa, o número de financiamento de carros seminovos e usados em 2021 teve um crescimento de 14,7% em relação ao ano passado.

Esta mesma pesquisa informa que foi registrado um aumento de vendas de 10,6% apenas em julho, somando 537 mil modelos novos e seminovos para serem financiados.

O fato é que, considerando o valor elevado de um carro, muita vezes colocamos os valores na ponta do lápis e vemos que nem sempre conseguimos pagar aquele automóvel que sonhamos.

Nessa hora surge a dúvida entre fazer um financiamento ou comprar à vista. Na hora de fazer o financiamento, o que você tem que pensar é se o valor da parcela caberá no seu bolso, assim você não correrá o risco de pagar juros e multa, e até mesmo ter o carro apreendido.

Vale lembrar que o financiamento é como se fosse um empréstimo, então pense bem antes de tomar sua decisão.

Por outro lado, algumas concessionárias oferecem desconto caso você compre o carro à vista. Analise os números, veja o que funciona melhor para o seu orçamento e, caso não consiga arcar com o valor total, dê uma boa parte do dinheiro na entrada e financie o restante.

E você sabe os documentos necessários para financiar um carro? Os principais são:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda;
  • dados bancários.

Tenha atenção aos descontos e isenções

Algumas pessoas conseguem ter desconto e até mesmo isenções na hora de comprar um carro novo. Pessoas jurídicas, por exemplo, conseguem desconto de até 30% sobre o valor do veículo.

Pessoas com deficiência física também têm desconto de 30% e, por meio da Lei nº 8.989/95, têm a isenção de alguns tributos de pagamentos.

Idosos também conseguem comprar carro com a isenção de alguns tributos, mas vale lembra que apenas é possível adquirir o veículo caso se tenha até 70 anos, pois acima disso a venda não é permitida.

Faça um test drive antes

Nem tudo que parece é, e isto se aplica até mesmo na hora de comprar um carro. Idealizamos que ele pode ser de um jeito, mas assim que compramos pode ser que não seja da maneira que imaginamos.

Por isso, antes de comprar o seu carro novo, faça um test drive e veja se realmente é o que você esperava.

Vale lembrar que esta é uma compra que ficará com você até a troca para um novo carro, então o veículo precisa se confortável e é primordial que você se sinta seguro com a sua compra.

Conheça os gastos após a compra do seu carro

Até aqui você viu um passo a passo com os principais pontos a considerar para conseguir comprar um carro, mas também é necessário conhecer quais são os custos que você terá após a compra.

Então, trouxemos uma listinha de gastos que podem surgir, porque eles podem impactar o seu orçamento mensal.

Veja quais são eles!

Combustível

O valor do combustível não é barato e com certeza você precisará desembolsar um bom dinheiro para manter o seu veículo rodando. A dica é consultar a concessionária sobre qual é o consumo de combustível do carro desejado.

Por conta dos sucessivos aumentos no valor da gasolina, no momento da compra vale optar por carros flex (que aceitam gasolina e álcool), assim você tem a opção de colocar álcool e gastar menos sabendo que a gasolina está mais cara.

Aproveite e veja 10 dicas para economizar combustível e reduzir o impacto no bolso.

Manutenção

No mercado existem veículos com o valor mais em conta, mas lembre-se de que alguns carros podem ter altos custos de manutenção, então esse é um ponto essencial a considerar.

Além disso, a manutenção de rotina também envolve:

  • troca de pneus;
  • troca de óleo;
  • troca de peças por desgaste;
  • revisões sazonais programadas.

Quando você for economizar para comprar seu carro, vale a pena fazer uma economia extra para os primeiros gastos com revisões e custos iniciais que você pode não ter previsto.

Seguro

Algumas pessoas pensam que o seguro de carro é caro e não vale a pena. Contudo, o seguro te protege em inúmeras situações, como acidentes, desastres naturais, falhas e roubos, para citar apenas alguns exemplos.

Já imaginou juntar dinheiro para comprar um carro e não ter seguro caso algum desses problemas ocorra? Com o seguro, você estará devidamente assegurado e não terá dor de cabeça com qualquer intercorrência.

Pesquise as opções de seguros disponíveis, veja o que cada um deles cobre e analise o melhor custo-benefício para você. Inclusive, algumas concessionárias são conveniadas com algumas seguradoras e podem te oferecer um seguro no ato da compra.

Impostos

Impossível deixar de fora o imposto que temos que pagar quando compramos um carro, o Imposto sobre Propriedade de Veículos (IPVA).

O IPVA é pago anualmente e é cobrado sobre o valor do carro. Fora o IPVA, o proprietário do veículo também precisa pagar a taxa de licenciamento anual.

 

Gostou do passo a passo sobre como conseguir comprar um carro? Conta para a gente nos comentários! 😊

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários