Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como cobrar um amigo? 4 dicas para não perder a amizade

Victor Jacinto

Se tem uma coisa que é desagradável é quando temos que cobrar um amigo com um valor que ele provavelmente esqueceu de te pagar (pelo menos esperamos que ele tenha esquecido e não esteja fazendo de propósito, né?).

Em momentos como esse, parece que temos um grande obstáculo e não sabemos como agir, especialmente nesse cenário em que as relações pessoais e financeiras se misturam.

Também surge a dúvida se o melhor é fazer a cobrança por mensagem, WhatsApp ou e-mail, com o coração na mão para não o magoar ninguém e muito menos perder a amizade.

Já diz o ditado: “Amigos, amigos, negócios à parte.” Porém, também temos consciência que o combinado não sai caro, mas às vezes ele pode ser esquecido.

Para te ajudar a sair dessa sinuca de bico, vamos mostrar aqui:


Gostou? Continue lendo e veja como resolver essa angústia. 😉

4 dicas sobre como cobrar um amigo

1. Estabeleça um prazo antes de cobrar o seu amigo

Tenha em mente que tudo que você combina antes vai te evitar dores de cabeça. Então, seja para cobrar um amigo ou um parente, estabeleça um prazo para receber o dinheiro de volta e deixe essa informação clara para o outro.

Caso você já tenha feito isso, então será mais fácil realizar a cobrança. Agora, se você não combinou o prazo de pagamento, então terá que entrar em contato e tentar negociar uma data para seu amigo ou parente se organizar e devolver o dinheiro.

Caso ele esteja apertado, ofereça a opção de pagamento em parcelas. Melhor receber parcelado do que não receber nada, não é mesmo? 😊

O fato é: mesmo que você tenha combinado um prazo com antecedência, não esqueça que o devedor é seu amigo ou familiar, então determine uma data de forma amigável, mesmo que o pagamento seja feito em parcelas de comum acordo.

Confira aqui 5 tipos de amigos e como eles influenciam nossa vida financeira.

2. Pense na mensagem com cautela

Para fazer uma mensagem de cobrança educada, você deve pensar nas palavras com cuidado e encontrar o melhor caminho para não causar nenhuma mágoa. Afinal, mensagens podem passar um sentimento para a outra pessoa que está lendo, o qual não necessariamente é de fato o sentimento que você colocou ao escrever.

Se for uma dívida pequena, uma ideia é abordar a pessoa com uma piada, sem humilhá-la e sempre com muito respeito. Porém, se o montante for mais expressivo, então é necessário tratar do assunto com a devida seriedade.

Chame seu amigo para tomar um suco na praça, façam uma caminhada e toque no assunto, mas de forma leve e descontraída. Tente deixar a conversa não tão séria, não leve para o lado da grosseria ou de cobrança forçada. 😉

O essencial é dizer que você precisa deste valor em breve, sem dar voltas no assunto.

3. Use o WhatsApp como um aliado

Cobrar pelo WhatsApp depende de quem é a pessoa que você está cobrando. Por exemplo, se for seu amigo, mande um áudio questionando algo e toque no assunto.

Contudo, se a pessoa que você está cobrando não é alguém tão próximo a você, o ideal é que as mensagens sejam em texto e mais sérias, já que os áudios podem trazer problemas dependendo do tom utilizado nas gravações.

Caso a pessoa torne a não te responder e te ignorar, tente ligar para ela. Essa pode ser a forma mais fácil de encontrá-la, e então você poderá conversar com ela, marcar um bate-papo e explicar que está precisando do dinheiro emprestado.

É claro que tem também a parte chata da história, que é quando a pessoa te bloqueia e você não consegue entrar em contato com ela. Nesse caso, você deverá acionar um contato em comum e pedir para a pessoa te procurar. Não é necessário explicar o motivo da conversa, apenas peça essa ajuda.

De qualquer forma, lembre-se de que é possível utilizar o recurso de pagamentos no WhatsApp para cobrar os devedores de plantão. Dá para receber o dinheiro na sua conta, inclusive na conta Neon.

O serviço de transferências é realizado pelo Facebook Pay, portanto, é necessário configurar um cartão de débito na plataforma para utilizar o serviço de pagamentos do WhatsApp.

Veja aqui o passo a passo para usar os pagamentos no WhatsApp.

4. Tente entender o lado do devedor

Não esqueça que vocês são amigos (talvez até parentes), então seja paciente com o devedor e entenda a situação que ele possa estar passando.

Comece a conversa com clareza e leveza, trate-o com respeito e mostre que é possível debater o assunto sem medo. É claro que você precisa do dinheiro devido, mas faça o possível para compreender o motivo da demora do pagamento dos valores.

Assim, vocês poderão entrar em um consenso e encontrar uma solução benéfica para ambos. Cobrar um amigo é uma tarefa que ninguém gosta de fazer, mas não dá para simplesmente arcar com o prejuízo, né?

Para facilitar a conversa e evitar qualquer atrito, reflita com calma sobre como você abordará a pessoa e tenha empatia, pois mais difícil que possa ser fazer isso.

Quais frases usar para cobrar um amigo?

Cobrar um amigo é uma saia super justa, mas temos algumas frases que podem te ajudar nessa missão. Pode ser que a pessoa tenha esquecido do dinheiro ou realmente não possa pagar agora, mas é preciso abordá-la corretamente para não deixar o assunto ficar para trás.

Se o seu amigo não for muito desligado, possivelmente essas frases o farão perceber o que está acontecendo. E, claro, leve a conversa na brincadeira (sempre com respeito) para não perder a amizade.

Veja alguns exemplos:

  • “Nossa, gastei muito nesse final de semana, não sei como vou pagar a minha fatura. Estou tão sem dinheiro que não sei como essa semana vai ser.”
  • “Fulano, você conseguiu resolver o seu problema? Deu certo o pagamento daquela conta?”
  • “Consegue pagar meu almoço hoje? Esqueci a carteira em casa, mas podemos aproveitar para abater daquele valor que te emprestei.”
  • “Uma vez te emprestei dinheiro, lembra? Só empresto dinheiro para quem eu confio.”
  • “Fulano, preciso de um dinheiro emprestado, consegue me ajudar?”
  • “Fulano, eu te devendo algo? Estamos com as contas em dia? Estou sentindo que estou devendo para alguém.”
  • “Nossa, estou passando por um momento difícil. Será que você consegue me ajudar pagando aquele valor que te emprestei?”

Leia também: Falar de dinheiro é um tabu para você? Está na hora de rever isso

O que não pode ser feito na hora de cobrar um amigo?

Até aqui mostramos caminhos possíveis para cobrar um amigo ou parente de forma amigável, mas é claro que, caso as conversas não tenham tido sucesso, você ainda pode fazer uma cobrança judicial.

Porém, nesse caso, muito provavelmente você vai acabar perdendo a amizade ou criar um problema familiar realmente grave. Por isso, antes de dar esse grande passo, certifique-se que realmente é isso que você deseja fazer e tome cuidado para não cometer alguns erros no processo.

Veja o que não é legal de ser feito:

  • fazer ameaças ou ofender a pessoa;
  • ficar ligando ou falando mal do amigo para os outros;
  • usar as redes sociais para sujar a imagem da pessoa;
  • colocar outras pessoas contra este amigo, expondo que ele te deve.

Caso a pessoa esteja te ignorando e você não consiga abordá-la de nenhuma forma para reaver o dinheiro, então a cobrança judicial realmente é uma opção. Neste caso, ela será cobrada através de cartas.

Para fazer isso, você terá que ir até o tribunal de pequenas causas da sua cidade, mas antes pesquise bem sobre todos os detalhes desse processo.

Gostou das dicas sobre como cobrar um amigo? Com elas, a tarefa pode ficar mais fácil e gerar menos constrangimento para os envolvidos.

Acima de tudo, tenha em mente que o seu amigo pode estar passando por dificuldades. Quem tem um amigo tem tudo, então entenda o motivo pelo qual ele ainda não te pagou e encontre junto com ele a melhor alternativa para todos.

Aproveite e conte para a gente nos comentários como você faz para cobrar um amigo. 😊

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários