Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

10 coisas que a sua avó faz para economizar e fazer o dinheiro render

Mariana Lima

Todo mundo nasce com um certo dom para cuidar do dinheiro, mas há sempre alguém na família que é quase um especialista no assunto. Eu arriscaria dizer que assim como na minha, na sua família essa pessoa é a sua avó!

 

 

via GIPHY

Às vezes a forma dela de economizar te faz rir e vira assunto no almoço de família. Mas uma coisa é certa, as dicas dela normalmente funcionam para fazer seu dinheiro render no fim do mês.

Sendo assim, por que não aprender um pouco com quem é mestre na organização das finanças?

Levantamos algumas dicas de avó para quem quer aprender a cuidar do dinheiro. Vamos conferir algumas delas?

1. Fazendo a comida render 🥘

Essa dica vale para qualquer comida que sobrou de uma refeição e que vai virar novos pratos para os próximos almoços.  A sua avó tem uma capacidade e criatividade sem tamanho para reaproveitar a comida de forma que continue deliciosa durante a semana inteira!

Sobrou arroz? Recebe ingredientes a mais e vira um arroz de forno. Sobrou arroz de forno? Pode virar um delicioso bolinho de arroz... E por aí vai!

 

via GIPHY

Aqui o importante é não ter desperdício de alimentos e, consequentemente, de dinheiro.

2. Reutilizar a embalagem do sorvete 🍨

Essa dica é clássica.

Quem nunca abriu o congelador achando que tinha sorvete, mas se deparou com um monte de feijão congelado?

Você pode até ter ficado chateado com essa cena quando era criança, mas hoje acha totalmente compreensível.

 

via GIPHY

Afinal, você já viu quanto custa uma Tupperware para guardar a sua comida?

3. Reaproveitar jornal na higiene dos pets e da casa 📰

Quem tem cachorro em casa sabe o quanto tapetinhos higiênicos e saquinhos para juntar cocô podem pesar nas contas do mês. Por isso, essa dica alternativa pode ser ótima pra te ajudar a cuidar bem do seu dinheiro.

Se você gosta de se informar com jornais, esse papel pode ser reutilizável tanto como tapetinho quanto no lugar dos saquinhos. Além de cuidar do seu bolso, você vai estar cuidando do meio ambiente!

O mesmo vale para limpar as janelas. Em vez de ter de comprar panos específicos pra isso, reaproveite o jornal lido de manhã!

 

via GIPHY

Se você não tem o hábito de se informar por jornais impressos, muitas bancas de revista e jornaleiros revendem jornais velhos a preço bem mais em conta 😉

4. Colocar água na caixinha de molho de tomate 🍅

Atire a primeira pedra quem nunca colocou água na caixinha de molho para usá-lo até o fim.

A gente entende a sua avó, afinal mesmo abrindo a embalagem toda e usando uma colher para retirar o restinho, sempre sobra um pouco de molho na embalagem. Então por que não colocar água pra render mais?

 

via GIPHY

A sua avó faz isso, a minha faz e quem não fizer tá perdendo molho.

5. Esmagar a pasta de dente até não poder mais, pra usar tudo 🦷

Você achou que tinha usado toda a pasta de dente do tubo, até a sua avó te mostrar que não.

A incrível capacidade dela de esmagar o tubo de pasta de dente de várias formas é um aprendizado de anos, mas que você pode aproveitar pra aprender!

A ideia de aproveitar até o final vale pra tudo: shampoo, perfume, pasta de dente, protetor solar e por aí vai.

6. Guardar a embalagem do presente pra reaproveitar em outro 🎁

Já reparou a delicadeza com que sua vó abriu o embrulho do último presente que você deu pra ela? Ela tem um motivo.

Eu sei, quando você era criança e recebia um presente, tudo o que mais queria era rasgar a embalagem o mais rápido possível para descobrir o que era. Mas os seus pais e sua avó sempre pediam pra você ter cuidado com o papel de embrulho.

Na casa de quase todo mundo há um armário mágico onde todos esses papéis de presente e fitas vão parar. E ele é misteriosamente reaberto quando está prestes de chegar o aniversário de alguém.

Você pode até ter vergonha e não contar para o presentado, mas tenho certeza que esses papéis reaproveitáveis já te ajudaram em um momento de esquecimento ou de pouca grana.

 

via GIPHY

7. Usar roupa velha como pano de chão 👕

Sabe aquela blusa de algodão que você usou tanto, mas tanto, que ela está totalmente sem condições de ser doada pra alguém?

Muitas pessoas não sabem o que fazer com essas roupas. Mas a sua avó tem uma ideia na ponta da língua: transformar em um pano de chão!

Seja pra usar na faxina ou como um tapete improvisado, a blusa pode ter uma vida ainda mais longa na sua casa. Não tenha vergonha de usar e economize em mais um pano de chão!

 

via GIPHY

8. Reutilizar vela de aniversário de anos passados 🎂

Quem liga se você está fazendo aniversário de 31 anos, mas em cima do seu bolo estão as velas de 13 anos de seu primo mais novo? A sua avó com certeza não está nem aí para esse pequeno detalhe.

Assim que são assopradas, as velas são limpas e guardadas pela sua avó em uma gaveta especial que costuma ficar na cozinha ou na despensa.

 

via GIPHY

Afinal, velas de aniversário costumam ser caras demais para ser usadas só por alguns segundos, né?

9. Ir à feira pra fazer compras no horário da xepa 🥕

Os anos de experiência deram a sua avó o conhecimento de vários truques para economizar nas compras. E com certeza ir à feira no horário da xepa é uma delas.

É um cenário perfeito: os feirantes precisam vender os itens para não estragar. E sua avó é uma perita em saber se as frutas e verduras estão em bom estado, além de ser ótima em pechinchar.

 

via GIPHY

Quer melhor maneira de cuidar bem do dinheiro que essa?

10. Usar o arame da embalagem do pão de forma pra fechar outras coisas 🍞

Perder produtos por deixar eles sem crocância e sem gosto não está com nada, né?

Não à toa a sua avó já desenvolveu uma técnica econômica para resolver isso: reaproveitando o arame que veio na embalagem do pão de forma para fechar outras embalagens!

Teste pra ver como funciona e você não morderá nunca mais um salgadinho que perdeu a crocância!

 

via GIPHY

Viu? Cuidar do seu dinheiro já está em você, só falta a conta certa! A Neon te ajuda a focar no dinheiro e fazer ele render.  

Nós somos uma conta digital gratuita, sem tarifa mensal, nem taxas para transferências bancárias e geração de boletos de depósito. Temos um cartão Visa internacional sem anuidade e você controla seu dinheiro no app, com um saldo inteligente e muitos outros recursos.

Agora conta pra gente: o que mais sua avó te ensinou a fazer para cuidar do seu dinheiro? 👀

Comentários