10 dicas de avós para quem quer aprender a cuidar do dinheiro

Você tem alguém na sua família que vai te ensinar a cuidar do dinheiro: sua avó. Veja as 10 dicas que as avós nos deixam sobre esse tema!
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura

Todo mundo nasce com um certo dom para cuidar do dinheiro, mas há sempre alguém na família que é quase um especialista no assunto. Eu arriscaria dizer que assim como na minha, na sua família essa pessoa é a sua avó!

E nada mais justo do que comemorarmos o Dia dos Avós, dia 26 de julho, relembrando algumas lições sobre dinheiro que os mais experientes compartilham com a gente!

Às vezes a forma dela de economizar dinheiro te faz rir e vira assunto no almoço de família. Mas uma coisa é certa, as dicas dela normalmente funcionam para fazer seu dinheiro render no fim do mês.

Sendo assim, por que não aprender um pouco com quem é mestre na organização das finanças?

Levantamos algumas dicas de avó para quem quer aprender a cuidar do dinheiro. Vamos conferir algumas delas?

1. Fazendo a comida render

Essa dica vale para qualquer comida que sobrou de uma refeição e que vai virar novos pratos para os próximos almoços. A sua avó tem uma capacidade e criatividade sem tamanho para reaproveitar a comida de forma que continue deliciosa durante a semana inteira!

Sobrou arroz? Recebe ingredientes a mais e vira um arroz de forno. Sobrou arroz de forno? Pode virar um delicioso bolinho de arroz… E por aí vai!

Aqui o importante é não ter desperdício, e claro economizar dinheiro com alimentação.

2. Reutilizar a embalagem do sorvete

Essa dica é clássica.

Quem nunca abriu o congelador achando que tinha sorvete, mas se deparou com um monte de feijão congelado?

Você pode até ter ficado chateado com essa cena quando era criança, mas hoje acha totalmente compreensível.

Afinal, você já viu quanto custa uma Tupperware para guardar a sua comida? Quando você for ver o quanto custa morar sozinho, vai entender que essas substituições são mais que necessárias.

3. Reaproveitar jornal na higiene dos pets e da casa

Quem tem cachorro em casa sabe o quanto tapetinhos higiênicos e saquinhos para juntar cocô podem pesar nas contas do mês. Por isso, essa dica alternativa pode ser ótima pra te ajudar a cuidar bem do seu dinheiro.

Se você gosta de se informar com jornais, esse papel pode ser reutilizável tanto como tapetinho quanto no lugar dos saquinhos. Além de cuidar do seu bolso, você vai estar cuidando do meio ambiente!

Leia também qual é a relação entre o consumo consciente e as queimadas!

O mesmo vale para limpar as janelas. Em vez de ter de comprar panos específicos pra isso, reaproveite o jornal lido de manhã!

Se você não tem o hábito de se informar por jornais impressos, muitas bancas de revista e jornaleiros revendem jornais velhos a preço bem mais em conta

Veja quanto custa ter um gato de estimação!

4. Colocar água na caixinha de molho de tomate

Atire a primeira pedra quem nunca colocou água na caixinha de molho para usá-lo até o fim.

A gente entende a sua avó, afinal mesmo abrindo a embalagem toda e usando uma colher para retirar o restinho, sempre sobra um pouco de molho na embalagem. Então por que não colocar água pra render mais?

A sua avó faz isso, a minha faz e quem não fizer está perdendo molho. E olha hein, economizar no supermercado é essencial.

5. Esmagar a pasta de dente até não poder mais, pra usar tudo

Você achou que tinha usado toda a pasta de dente do tubo, até a sua avó te mostrar que não.

A incrível capacidade dela de esmagar o tubo de pasta de dente de várias formas é um aprendizado de anos, mas que você pode aproveitar pra aprender!

A ideia de aproveitar até o final vale para todos os produtos de beleza: shampoo, perfume, pasta de dente, protetor solar e por aí vai.

Você conhece a taxa rosa? Veja qual é o preço de ser mulher no Brasil

6. Guardar a embalagem do presente pra reaproveitar em outro

Já reparou a delicadeza com que sua vó abriu o embrulho do último presente que você deu pra ela? Ela tem um motivo.

Eu sei, quando você era criança e recebia um presente, tudo o que mais queria era rasgar a embalagem o mais rápido possível para descobrir o que era. Mas os seus pais e sua avó sempre pediam para você ter cuidado com o papel de embrulho.

Na casa de quase todo mundo há um armário mágico onde todos esses papéis de presente e fitas vão parar. E ele é misteriosamente reaberto quando está prestes de chegar o aniversário de alguém.

Você pode até ter vergonha e não contar para o presentado, mas tenho certeza que esses papéis reaproveitáveis já te ajudaram em um momento de esquecimento ou de pouco dinheiro.

7. Usar roupa velha como pano de chão

Sabe aquela blusa de algodão que você usou tanto, mas tanto, que ela está totalmente sem condições de ser doada para alguém, muito menos de ser vendida para servir como fonte de renda extra?

Muitas pessoas não sabem o que fazer com essas roupas. Mas a sua avó tem uma ideia na ponta da língua: transformar em um pano de chão!

Seja pra usar na faxina ou como um tapete improvisado, a blusa pode ter uma vida ainda mais longa na sua casa. Não tenha vergonha de usar e economize em mais um pano de chão!

8. Reutilizar vela de aniversário de anos passados

Quem liga se você está fazendo aniversário de 31 anos, mas em cima do seu bolo estão as velas de 13 anos de seu primo mais novo? A sua avó com certeza não está nem aí para esse pequeno detalhe.

Assim que são assopradas, as velas são limpas e guardadas pela sua avó em uma gaveta especial que costuma ficar na cozinha ou na despensa.

Afinal, velas de aniversário costumam ser caras demais para ser usadas só por alguns segundos, né?

9. Ir à feira pra fazer compras no horário da xepa

Os anos de experiência deram a sua avó o conhecimento de vários truques para economizar nas compras. E com certeza ir à feira no horário da xepa é uma delas.

É um cenário perfeito: os feirantes precisam vender os itens para não estragar. E sua avó é uma perita em saber se as frutas e verduras estão em bom estado, além de ser ótima em pechinchar.

Quer melhor maneira de cuidar bem do dinheiro que essa?

10. Usar o arame da embalagem do pão de forma pra fechar outras coisas

Perder produtos por deixar eles sem crocância e sem gosto não está com nada, né?

Não à toa a sua avó já desenvolveu uma técnica econômica para resolver isso: reaproveitando o arame que veio na embalagem do pão de forma para fechar outras embalagens!

Teste pra ver como funciona e você não morderá nunca mais um salgadinho que perdeu a crocância!

Viu? Cuidar do seu dinheiro já está em você, só falta a conta certa! A Neon te ajuda a focar no dinheiro e fazer ele render.  

Nós somos uma conta digital completa com cartão Visa internacional sem anuidade e você controla seu dinheiro no app, com um saldo inteligente e muitos outros recursos.

Agora conta pra gente: o que mais sua avó te ensinou a fazer para cuidar do seu dinheiro?

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 9

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutes
Seconds