Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como transformar o cartão de crédito em um aliado

Mariana Lima

O cartão de crédito é o vilão de suas finanças? O uso desordenado desse meio de pagamento dificulta o planejamento financeiro de diversas famílias brasileiras criando dívidas sem fim. Mas nem tudo precisa ser ruim. Usando de forma correta, ele pode ser um grande aliado no seu dia a dia e te ajudar a realizar seus sonhos 😉

Pesquisas apontam que as dívidas do cartão de crédito são as que mais pesam no orçamento familiar. Parte disso poderia ser resolvido com educação financeira e entendimento de que o cartão de crédito é só mais um meio de pagamento, como o dinheiro ou débito.

Mas como transformar o cartão de crédito em um aliado? Separamos algumas dicas para ajudar vocês a usar ele de forma consciente 😉

Estabeleça um limite pessoal

Qual é o limite do seu cartão de crédito? E quanto desse limite, você realmente consegue pagar todos os meses?

Estipule um valor máximo que a fatura do cartão de crédito pode atingir no mês. E já separe esse dinheiro quando você receber o salário.

Nada de furar o próprio planejamento, viu?

Centralize as compras e acompanhe os gastos

O cartão de crédito pode ser um ótimo aliado para organizaras finanças. Você pode usá-lo para pagar determinadas despesas como as compras no supermercado e combustível.

Assim, você saberá exatamente quanto está gastando por mês com cada uma dessas coisas 😊

Quem tem conta Neon consegue fazer esse acompanhamento em tempo real por meio do saldo inteligente. Lá, todas as despesas são categorizadas automaticamente e você pode acompanhar todos os dias para onde está indo o seu dinheiro.

Esteja atento ao pagamento

Um dos principais problemas do cartão de crédito são os juros cobrados quando você deixa de pagar a conta.

Para evitar isso, esteja atento para a data de vencimento da fatura. Assim, você evita pagar com atraso e, consequentemente, evita as multas.

Você pode adotar táticas para te ajudar a se planejar no pagamento. Uma delas é escolher a melhor data possível para o vencimento da fatura. A gente já disse aqui qual é a melhor data e qual você tem menos chances de esquecer ou ficar sem dinheiro 😉

Não empreste o seu cartão de crédito

Você dá a senha do seu cartão de débito para amigos e familiares fazerem as compras que quiserem? Essa mesma lógica precisa ser seguida para o cartão de crédito.

O cartão de crédito é um meio de pagamento, não é um empréstimo, nem dinheiro extra. Isso significa que a cobrança virá no fim do mês e você terá que pagar por ela se não quiser ficar com o nome sujo.

Por mais de confiança que seja a pessoa que pede o seu cartão emprestado, evite fazer esse tipo de favor.

O cartão de crédito é um item pessoal e intransferível, e você só terá controle em relação a ele se somente uma pessoa usá-lo 😉

Use os programas de fidelidade

Pode ser um clube de descontos em empresas parceiras ou cashback – o famoso “dinheiro de volta”, a maioria das empresas que emite cartão de crédito apresenta alguma vantagem para os seus clientes.

Descubra quais são as da sua bandeira! Os clientes de crédito Neon têm acesso a todas as promoções da Visa. É só acessar esse site aqui e ver as vantagens disponíveis para você 😉

 

E aí, está pronto para usar cartão de crédito com atenção e ao seu favor?

Leia mais:

+ Como parcelar a sua fatura do cartão de crédito Neon

+ Como fazer render o valor do benefício do auxílio emergencial

+ Auxílio emergencial: 6 dicas para gastar melhor o dinheiro

Comentários