Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Administrar seu dinheiro não é um bicho de sete cabeças

Fabio Ramalho

Com certeza você já viu em algum momento da sua vida seus pais preocupados com as contas e a grana do mês. Sempre com um monte de boleto em cima da mesa e a galera se matando com lápis, papel e calculadora. Essa é uma cena bem comum pra quem cresceu numa era em que os bancos ainda eram bem analógicos.

A imagem dos parentes administrando dinheiro e fazendo contas criou em muita gente a ideia de que a gestão financeira é um negócio de outro mundo, uma tarefa que não é pra qualquer um.

Por conta dessa imagem negativa, uma galera deixou de investir, fazer uma poupança e até mesmo fazer um planejamento para suas economias. Aqui na Neon a gente sabe que gestão financeira é assunto sério mesmo, mas não é um bicho de sete cabeças.

Cuidar da sua grana pode ser bem mais simples do que você imagina. Quer saber mais sobre isso? Então se liga!

Duas mudanças essenciais para uma melhor gestão financeira

Pra começar a mudar essa imagem de que gestão financeira é coisa de outro mundo, você precisa realizar duas mudanças essenciais na sua forma de se relacionar com sua grana.

1 - Mudança de pensamento

É preciso aprender a guardar dinheiro. Quando você poupa sem ter um objetivo definido, fica mais complicado de entender o valor e o rendimento dele.

O melhor esquema é criar umas metas de poupança e estabelecer uma quantia por mês para salvar. Já ouviu falar dos objetivos da Neon? Acho que agora é um bom momento, se liga.

Tem muitos jeitos de guardar sua grana, desde o bom e velho colchão (o que a gente não recomenda porque isso é coisa de novela) até um investimento com bons rendimentos mensais, como um CDB. Quer saber mais sobre como guardar dinheiro? A gente tem um material bacana para você aqui.

Uma outra mudança de pensamento tem a ver com a forma de se relacionar com seu dinheiro. Para isso, existem vários apps de gestão financeira que oferecem um monte de boas práticas para te ajudar a guardar dinheiro.

Eles foram criados pensando em uma galera parecida com você, que precisa e quer guardar um dinheiro, mas não sabe muito bem por onde começar.

2 - Quais ações tomar para controlar sua grana?

Além de mudar sua forma de pensar em relação ao dinheiro e contas digitais, você também precisa meter a mão na massa!

Para melhorar sua gestão financeira, existem algumas movimentações seguras que vão te ajudar a expandir ainda mais sua segurança e o rendimento da sua grana.

A primeira dica é usar alguns apps que ajudam a administrar o dinheiro. A Play Store e a iTunes Store estão cheio deles. Alguns são maravilhosos, outros, nem tanto, por isso, vale dar uma pesquisada antes de sair instalando qualquer coisa! Quer uma mão pra escolher só os melhores? A gente fez essa lista especial pra você.

A segunda dica tem a ver com aquilo que a gente chama de disciplina financeira. Guardar dinheiro sem disciplina vai ser bem complicado.

Tá na hora de crescer, manter os compromissos e estabelecer metas, certo? Nossa dica é guardar 10% do seu salário em um primeiro momento. Já pensou o que seria da sua poupança agindo assim? Então, veja aqui como fazer.

Pra fechar, vale falar de um outro ponto importante para controlar sua grana: cartão de crédito. Tem um monte de gente que acha que cartão de crédito e gestão financeira não se entendem muito bem. Isso não é verdade! O descontrole não é do cartão, mas sim do dono!

Fique atento ao limite e ao uso dele, cuidado para não extrapolar seu ganho e fique muito esperto pra não se enrolar com cartão. Se quer umas dicas, tá na mão.

Lidar com finanças não é coisa de outro mundo ou feito só pra bancário e economista. Não tem nada absurdo ou que exija que você estude anos e anos até estar no ponto para cuidar da sua grana.

Administrando dinheiro com engajamento você vai longe. Gestão financeira depende muito mais de compromisso do que de conhecimento sobre taxas de juros e bla bla bla.

Descomplicar esse tema na vida é algo simples, e você tá de parabéns por ter dado o primeiro passo. Se você leu cada um dos textos linkados aqui, com certeza já tá mais esperto do que fazer com seu dinheiro.

E, se precisar de uma força profissional, conte com a gente. A Neon tem como principal meta ajudar você a entender e cuidar bem da sua grana!

Clique e baixe o ebook

Comentários