Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

A relação entre consumo consciente e as queimadas no Brasil

Ana Gabriela Graças

As queimadas no Pantanal e na Amazônia estão diretamente relacionadas ao consumismo, por isso aqui vamos falar sobre o que é um consumo consciente e como podemos fazer a nossa parte para contribuir positivamente para o meio ambiente.

Acima de tudo, é importante ter em mente que todos os nossos hábitos geram algum impacto ambiental. Por isso, fazer uma reflexão sobre como afetamos a natureza e o que podemos fazer para mudar isso é muito importante para que a gente desenvolva comportamentos mais sustentáveis.

Afinal, o que é consumo consciente?

O consumo consciente nada mais é do que adquirir e utilizar produtos eticamente corretos, ou seja, que não agridam seres humanos, animais e o meio ambiente em nenhuma etapa da cadeia de produção.

Leia também | Por que comprar de empresas sustentáveis no Brasil?

O consumo consciente também pode ser chamado de responsável ou sustentável, justamente por conta dessa preocupação com os outros seres vivos e com a natureza.

Isso mostra como a sustentabilidade e o consumo consciente estão diretamente relacionados, e é isso que justifica a relação dos nossos atos com as queimadas no Pantanal e na Amazônia.

Explicaremos melhor isso a seguir.

Qual a relação do consumo consciente com as queimadas?

Hoje a agropecuária é um dos principais fatores responsáveis pelo desmatamento no Brasil e no mundo. Uma das formas de realização do desmatamento são as queimadas, as quais são feitas propositalmente para que o solo seja “limpo” e nele seja cultivado soja, por exemplo.

Essa soja é usada tanto como ração para os animais que serão abatidos para a produção de carne, quanto para a exportação. Inclusive, nos últimos meses a demanda externa por esse produto aumentou exponencialmente no Brasil, o que teve impacto no nosso bolso também, como explicamos aqui neste artigo sobre o que está causando o aumento do preço dos alimentos no país.

Colocando de maneira simplificada, as queimadas são realizadas para preparar o solo para o cultivo de outros produtos, os quais serão destinados à agropecuária. E é por isso que o nosso consumo consciente tem tudo a ver com as queimadas e com a sustentabilidade.

O consumo afeta o meio ambiente de muitas maneiras, então devemos rever alguns hábitos e ter atenção àquilo que compramos, pois o impacto ambiental muitas vezes é irreversível.

Qual a diferença entre consumo e consumismo?

Quando falamos em consumo, estamos nos referindo à aquisição de produtos necessários para a nossa sobrevivência. Por outro lado, o consumismo é o hábito de comprar sem que de fato haja necessidade daquele item ou serviço — e muitas vezes esses produtos são até mesmo supérfluos.

Assim, devemos estar atentos à forma como o consumismo afeta o meio ambiente. Uma alternativa a isso é a economia circular, que propõe a transformação de resíduos já existentes em novas matérias-primas para a criação de um ciclo mais sustentável.

Nessa economia, a natureza teria tempo para se recuperar, ao mesmo tempo em que reduziríamos a quantidade de lixo produzido. Além disso, o desperdício também diminuiria e um sistema regenerativo seria criado. Muito bom, não é?

Como podemos fazer a nossa parte diante das queimadas?

Todos os nossos hábitos de consumo impactam de forma direta ou indireta o meio ambiente. Por isso, ao ter clareza sobre o que é o consumo consciente, o próximo passo é rever os produtos que são consumidos, as quantidades que são compradas e buscar saber qual a origem daquilo que estamos adquirindo.

Além disso, também é importante adotar um consumo consciente de água e de energia para preservar o meio ambiente. A água é um recurso finito e hoje não há o suficiente para atender toda a população, de modo que estamos enfrentando uma crise hídrica em todo o mundo.

E a água está diretamente relacionada à energia elétrica também, já que hoje a maior parte da energia produzia no Brasil vem das hidrelétricas, as quais precisam da água para funcionar.

Viu como tudo está interligado? A maneira como consumimos tem um grande impacto ambiental, o que ficou ainda mais evidente com o aumento das queimadas nos últimos anos. Por isso, buscar alternativas para contribuir com esse cenário é muito importante para o bem estar de todos.

O que achou das informações? Depois conta para a gente nos comentários quais são seus hábitos de consumo consciente e como você tem ajudado o meio ambiente.

 

Leia também:

+ 9 dicas para usar a economia colaborativa a favor do seu bolso

+ Descubra como o minimalismo pode te ajudar a juntar dinheiro

+ Como comprar produtos usados com qualidade pela internet!

Comentários