Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

8 coisas que MEIs fazem errado e nem sabem

Time Neon

Ser Microempreendedor Individual (MEI) traz vantagens para quem é prestador de serviços, está começando um negócio ou mesmo para quem já tem outra ocupação e busca uma maneira de ganhar dinheiro extra. É a forma mais simples e rápida de formalizar uma empresa no Brasil.

Mas não é porque é fácil abrir a empresa que você vai deixar de lado alguns cuidados importantes para manter seu negócio organizado, em dia com as obrigações fiscais e com o controle financeiro tinindo, vamos combinar?

 

Listamos 8 erros que muitos MEIs cometem na gestão da microempresa e nem percebem. Será que você está comendo mosca em alguma coisa? Descubra agora:

1. Esquecer de declarar sua MEI no Imposto de Renda

Ao preencher sua Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) você deve incluir os pagamentos recebidos pela sua MEI. Nem todo mundo se liga nisso, e quando você menos esperar pode cair na malha fina!

2. Não enviar a Declaração Anual de Faturamento do MEI

Todos os anos, até o dia 31 de maio, é preciso enviar pelo Portal do Empreendedor o balanço de receitas e despesas da sua MEI.

Tá perdido? A gente te ajuda com o passo a passo pra fazer essa declaração. Se você não enviar, pode entrar em pendência com a Receita Federal, fique ligado ;)

Faça o download do Guia do Mei
Tudo que você precisa saber para administrar bem a sua MEI

3. Não pagar os boletos da contribuição mensal do MEI (DAS)

Todo MEI, não importa a ocupação, deve pagar mensalmente um boleto de recolhimento de imposto, conhecido como DAS. É ele que garante a regularização da empresa e o direito a benefícios sociais, como auxílio-doença.

Dica: Se você tem a Neon Pejota, pode agendar seus pagamentos com antecedência. Assim você nunca se esquece de pagar a contribuição.

4. Ter ocupação diferente das que são permitidas

Não é todo mundo que pode ser MEI. Consulte a lista de ocupações permitidas para ter certeza que você está fazendo certinho com sua empresa.

Se a sua atividade principal não está entre as permitidas, você pode abrir uma ME (Micro Empresa) e regularizar o negócio.

5. Ter receita maior do que o limite anual do MEI

Quem é MEI pode receber pagamentos até R$ 81.000 ao longo de um ano, o equivalente a R$ 6.750 por mês.

Tá ganhando mais? Nesse caso, você precisa deixar de ser MEI (“desenquadrar”, no jargão técnico) e se virar uma ME.

6. Exercer uma atividade que não é permitida na sua cidade

Pois é, a legislação muda de cidade para cidade, e pode ser que uma atividade permitida em Campinas não seja regularizada em Sorocaba. Busque informações com a prefeitura local.

7. Não separar as finanças da empresa das finanças pessoais

Misturar o dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal é um hábito errado e pode gerar uma série de problemas ao negócio, levando até à quebra da sua empresa.

Quem é MEI não é obrigado por lei a ter uma conta bancária específica para a empresa, mas todos os especialistas aconselham isso.

Para fugir das altas taxas cobradas por bancos e contar com atendimento por chat, que tal experimentar a conta digital Neon Pejota?

8. Não emitir nota fiscal ao prestar serviços para outras empresas 

Se você vender ou prestar serviços para pessoas físicas, não precisa se preocupar em emitir notas fiscais. Baita vantagem, né?

Mas e se você está prestando serviços para uma empresa? Aí não tem jeito, tem que ter nota. Você também pode emitir boletos de cobrança, sabia?

 

E então, estava cometendo algum desses erros?

Se você é MEI, fique ligado no blog da Neon Pejota. Sempre trazemos dicas que vão te ajudar a manter sua empresa com as finanças e obrigações em dia! Deixe seu e-mail ao final da página para assinar a newsletter.

E temos uma novidade para te contar: Mei Fácil agora é Neon!

Com isso, ser MEI ficou muito mais fácil. Você terá auxílio para emitir nota fiscal, pagar o boleto MEI e muito mais! Tudo em uma plataforma completa e 100% online.

Não perca tempo, faça como mais de 800 mil empreendedores e abra seu CNPJ MEI em minutos. É grátis, rápido e seguro!

ABRA SUA CONTA MEI

Para experimentar a conta que tira sua empresa do papel, experimente a Neon Pejota! A abertura de conta é online e não tem mensalidade. Saiba mais: https://neon.com.br/pejota

Comentários